featured-image
Blog / Inbound Marketing /

Como a Prosperidade Conteúdos gera alta performance com content marketing

Como a Prosperidade Conteúdos gera alta performance com content marketing

clock icon

Tempo de leitura: 13 min

22 de Março de 2023 | 15:19

A Prosperidade Conteúdos existe há seis anos, portanto pode ser considerada uma agência relativamente nova. Mas já vem acumulando resultados que chamam a atenção no mercado.

Um dos destaques é o case do Banco PAN. Esse importante player do setor financeiro validou a estratégia da agência e pôde acompanhar o tráfego orgânico de seu blog crescer exponencialmente, com aumento de 1.141% em apenas 12 meses do projeto. 

Entre os clientes da Prosperidade Conteúdos figuram hoje empresas que são referências em seus segmentos, como a multinacional Elanco (nutrição e saúde animal), o Insper (referência em educação), o BanQi (banco do grupo Via Varejo) e a Neoway (empresa de Big Data do grupo B3). 

A existência de clientes tão qualificados não é coincidência, mas o verdadeiro mote da Prosperidade Conteúdos, agência de owned media focada em estratégia e gestão de hubs de conteúdos para marcas que desejam ser líderes de mercado.

Luiz Bernardo, sócio-fundador da empresa, destaca cinco importantes diferenciais do modo Prosperidade Conteúdos de trabalhar em comparação com outros concorrentes:

  1. Rigor editorial jornalístico;

  2. Profundidade de SEO;

  3. Respeito com a jornada do consumidor;

  4. Excelência em design;

  5. Profunda análise de dados.

A sócia-fundadora Lillian Ambrosio também aponta uma tríade responsável pela prosperidade do negócio:

  • o total comprometimento com a qualidade na pré e pós-produção de cada conteúdo desenvolvido;
  • a densidade editorial e de analytics com os trabalhos entregues;
  • o diálogo interno entre as áreas da agência e também entre os clientes.

Escrevi este artigo após entrevistar os dois – pelo Google Meet, ferramenta de trabalho importante para o formato 100% remoto da empresa, que já nasceu abraçando a cultura officeless, muito antes de isso se tornar prerrogativa por causa da pandemia.

A seguir, compartilho um pouco do que me contaram e que ajuda a explicar o que prometo desde o título: o modo singular como a Prosperidade Conteúdos atua e a história por trás de seu sucesso num mercado tão concorrido.

Quem criou a Prosperidade Conteúdos?

A Prosperidade Conteúdos foi criada pelos sócios Luiz Bernardo e Lillian Ambrosio.

Jornalista por formação, Luiz trabalhou na TV Globo, no SBT, na Record, na Band, na FSB Comunicação, na Accenture e em outras empresas antes de fundar a própria agência.

Por causa da diversidade de lugares onde trabalhou e das funções exercidas, Luiz é estrategista em inbound marketing, brand publishing e content marketing – inclusive lançou um curso de Content Specialist pela Descola. Ele destaca as experiências em três frentes importantes para essa área:

  • gerenciamento de projetos e posições de liderança de equipe;
  • geração de leads qualificados e oportunidades de negócios por vias digitais;
  • planejamento, produção e mensuração de resultados de campanhas de conteúdo.

Já Lillian, embora também seja estrategista de conteúdos inbound, é a responsável pela gestão de equipes e da cultura de pessoas, tendo se certificado como Liderança Officeless – conceito pelo qual os colaboradores podem trabalhar de onde considerarem mais eficiente, não se limitando ao home office.

“Já estive supervisora de vendas, administradora de uma franquia do Yázigi, administradora escolar, redatora, estrategista de conteúdos inbound, gestora de projetos e, agora, estou dedicada à cultura e people em minha própria empresa.

Por que o nome Prosperidade Conteúdos?

Com a palavra, os sócios:

O nome é porque a gente acredita muito que as empresas, mais que gerar lucros, devem ter a missão de gerar prosperidade – tanto para seus colaboradores, como para os sócios, parceiros, fornecedores e, claro, também para seus clientes”, define Luiz.

“A gente sempre pensou em prosperidade de dentro para fora. Devemos cuidar da gente, para estarmos bem, para cuidar de quem está próximo, para eles cuidarem bem dos clientes”, complementa Lillian.

Como foi a criação da Prosperidade Conteúdos?

Montagem mostra mão segurando uma casinha em miniatura, como se estivesse montando uma maquete, remetendo a construção de um lar.

Em 2017, os caminhos profissionais de Lillian – que atuava no setor de educação – e Luiz – que naquela altura já ocupava função de liderança numa agência de relações públicas – se cruzaram pela primeira vez.

Os dois foram trabalhar juntos, como colegas em uma agência de inbound. Na ocasião, criaram uma empresa para desenvolver projetos pontuais com caráter mais consultivo.

A gente já tinha a cabeça muito focada em geração de performance em cada projeto em que estava envolvido. E tivemos a oportunidade de trabalharmos juntos numa mesma empresa”, lembra Luiz.

Essa experiência conjunta criou o primeiro gatilho para pensarem em desenvolver algo maior, uma agência que fosse dos dois.

Lillian conta que o primeiro plano era formar uma carteira de clientes no Brasil e trabalhar remotamente, inclusive fora do país, se fosse o caso. Ou seja, a empresa já nasceu com a ideia de ser officeless, sem escritório fixo em algum lugar, muito antes de isso ser imposto e normalizado pela Covid-19.

“Entendemos que havia muitos talentos em vários lugares, não queríamos ter essa limitação geográfica.”

Com a chegada do Banco PAN à carteira de clientes, a agência estruturou sua equipe, que passou a contar com 14 novos colaboradores, os “prósperos”.

“O Banco PAN foi o grande catalisador e viabilizou tudo o que nós dois acreditávamos em fazer com um cliente. A gente viu na prática que tudo aquilo em que acreditávamos era viável do ponto de vista de gerar resultados expressivos e consistentes e, ao mesmo tempo, poder gerar remuneração justa e competitiva com o mercado. Mas, claro, também passamos por turbulências, como todo empreendedor. Mesmo assim, nunca precisamos fazer cortes”, destaca Luiz.

Como são contratados os profissionais da Prosperidade Conteúdos?

O principal diferencial dos profissionais da Prosperidade Conteúdos é a experiência e o incontestável domínio técnico de suas atribuições. 

E, como já foi dito, não há limitação geográfica na hora de buscar esses talentos. Por isso, a agência conta com profissionais que vivem em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e em cidades do interior. Há até nômades digitais, que migram de cidade de tempos em tempos. 

A maioria dos nomes foi encontrada por meio do LinkedIn, rede social profissional em que os sócios se consideram “heavy users”.

“Preferimos profissionais com soft skills de organização, autogestão, responsabilidade e autonomia, por conta do trabalho remoto”, diz Lillian.

Ainda quando estavam trabalhando em outra empresa juntos, pensando em estruturar a Prosperidade, Luiz conta que eles decidiram fugir do que consideram dois problemas graves existentes na maioria das agências de conteúdos:

  1.  A maneira muito punitiva das relações de trabalho, que por vezes extrapolam o que foi acordado entre as partes, bem como com processos desorganizados de trabalho e pouco foco em performance.

  2.  O fato de o serviço ser vendido por um profissional muito experiente, mas muitas vezes produzido por pessoas jovens demais, com pouca ou nenhuma experiência naquele tipo de especialização que o trabalho exige.

“A Prosperidade é uma entusiasta de jovens talentos, mas também acredita que, pelo nível de comprometimento, performance e resultados que queremos e geramos para os nossos clientes, é mandatório contar com profissionais especialistas e experientes em suas áreas de atuação”, destaca Luiz. 

Quais são os pilares da Prosperidade Conteúdos?

São 7 principais pilares que norteiam as atividades da Prosperidade Conteúdos:

  1. Gestão baseada em “Fail Fast, Learn Faster”;

  2. Time com maturidade operacional;

  3. Especialização vertical dos profissionais em seus campos de atuação e conhecimento;

  4. Cultura Remote First;

  5. Organização, respeito e colaboração como premissas de contratações;

  6. “Healtholic” – equilíbrio entre vida pessoal e profissional; 

  7. Cultura de alta performance.

Como a metodologia da Prosperidade se diferencia em comparação com a de outras agências no mercado?

Enquanto praticamente todas as agências de conteúdo existentes no mercado mantêm o foco exclusivamente na produção de conteúdo propriamente dita, a Prosperidade trabalha com uma tríade que começa pelos objetivos de negócio do cliente e passa por rigoroso critério editorial e pelo que as pessoas buscam nos sites de pesquisa.

“O principal diferencial é que a gente não só produz conteúdo, mas também cria uma experiência de conteúdo a partir de uma matriz de engajamento. Então, até criar o conteúdo, a gente faz uma imersão na nossa etapa de planejamento, iniciando por um profundo diagnóstico”, explica Luiz.

Na prática, como essa metodologia funciona?

Antes de elaborar as pautas dos conteúdos, a agência e o cliente se envolvem em uma imersão, que é a elaboração do plano tático do projeto da Prosperidade.

O cliente responde a uma série de perguntas – inclusive de negócios – como apoio para os estrategistas da agência formularem um diagnóstico. Nessa etapa, a equipe elabora um verdadeiro raio-X do negócio e os caminhos que precisam ser percorridos para se alcançar os objetivos.

Só depois que o diagnóstico e o plano tático são elaborados é que começa a ser desenvolvida a estratégia de conteúdo propriamente dita, a partir da qual os conteúdos finalmente são criados.

E até mesmo os tipos de conteúdos feitos pela Prosperidade são diferenciados. A metodologia singular da agência mescla três dimensões:

  1. a observação das fases do funil de marketing;

  2. a metodologia Google, conhecida como Hero, Hub e Help;

  3. e a temperatura dos conteúdos, com a publicação de algumas notícias quentes (ou factuais, no jargão jornalístico) e os textos frios (ou produzidos, que são atemporais, evergreen).

“A gente percebeu que tem metodologias que, por si, são muito boas, mas que, nesse mundo complexo em que a gente vive, cada vez mais exigente, e com a atenção disputada, é necessário mesclar algumas estratégias. Então bebemos na fonte das melhores práticas do inbound, do ABM, do brand publishing. Portanto, somos uma agência multidisciplinar. Independentemente do nome da estratégia, a gente propõe aos nossos clientes o que já conhecemos, testamos e sabemos que pode, de fato, trazer êxito para eles”, atesta Luiz.

Outro diferencial é que todas as métricas são acompanhadas e analisadas de perto, ao longo de todo o processo, para verificar o desempenho da estratégia e fazer eventuais correções de rota. Tudo para gerar resultados virtuosos e consistentes em cada projeto da agência.

Quais foram os principais aprendizados da Prosperidade Conteúdos desde que a agência foi criada?

Mão segurando uma lâmpada com uma beca de formatura

Lillian e Luiz definiram estes como os principais aprendizados que a agência teve desde a sua criação:

  • É preciso focar naquilo que a agência faz de melhor: owned media com foco em estratégia e gestão de hubs de conteúdos para marcas;
  • Volumetria de publicação de conteúdos realmente importa;
  • A metodologia usada pela agência, de 3 dimensões de conteúdo – fases do funil (topo, meio e fundo), conceito do YouTube (hub, help e hero) e temperatura (quente/factual e frio/produzido) –, é muito eficiente;
  • Testar, testar, testar: é a palavra de ordem no marketing digital e, claro, de conteúdo;
  • Apoio e escuta ativa com os colaboradores é essencial para aprimorar o desenvolvimento individual e coletivo;
  • Outro foco importante é o fortalecimento do trabalho colaborativo; 
  • Customer centric é um ciclo promissor: clientes satisfeitos recomendaram a Prosperidade Conteúdos para outras empresas, que também se tornaram clientes;
  • Clientes com maior maturidade digital são a prioridade da agência.
  • É constante a maturação do processo de onboarding e a integração dos novos colaboradores;
  • A agência deve seguir investindo em treinamento e tecnologia para sustentar a gestão remota e a comunicação assíncrona com menor ruído possível;
  • Por fim, é importante fazer a estruturação de plano de carreira para evitar turnover e ampliar o nível de satisfação como marca empregadora. 

Como será a Prosperidade Conteúdos no futuro?

Falar sobre o futuro da produção de conteúdos esbarra, inevitavelmente, na questão da inteligência artificial, que ganhou novas proporções desde que o ChatGPT foi lançado.

É certo e esperado que essa ferramenta e outras similares que já estão sendo desenvolvidas vão impactar na forma como o marketing de conteúdo é feito hoje e até mesmo na maneira como o Google vai funcionar. Ou seja, até as técnicas de SEO devem mudar.

Uma agência como a Prosperidade, que trabalha com a produção de conteúdo altamente estratégico e atrelado a boas práticas de SEO, certamente está de olho nesse futuro em que a IA já será considerada algo corriqueiro, certo?

Sobre isso, Luiz aponta o seguinte:

“A inteligência artificial chega num momento em que causa certa histeria no mercado, mas estamos muito confiantes de que essa ferramenta é uma nova forma de ganhar escala em processos que já estavam estabelecidos na Prosperidade. Nossa visão é bastante otimista. E já estamos colocando em prática algumas frentes, orientadas a partir da inteligência artificial. Com isso acreditamos que vai ser possível gerar resultados ainda mais expressivos para nossos clientes.”

Lillian destaca que a escolha inicial da agência em contratar só jornalistas com bagagem para o time de redação vai ser muito importante quando a inteligência artificial estiver consolidada num futuro próximo:

“Vai ser mais um diferencial nosso. Porque o jornalista tem, por natureza, a capacidade de fazer melhores perguntas, entrevistar, trazer uma densidade maior para o texto – precisa ter técnica para fazer isso. Fazer as perguntas certas vai ser importante para a gente ter algumas respostas que venham prontas do robô, mas que a gente também consiga humanizar esses textos e, mais que isso, ter critérios técnicos para checar dados e informações.”

Para o futuro, os sócios-fundadores da Prosperidade Conteúdos desejam segmentar melhor os clientes, para que seja possível trabalhar com base em maior maturidade digital. Dessa forma, será possível imprimir toda a potência de entrega da agência.

Se você vê sua empresa consciente da importância do conteúdo como alavanca de crescimento dos negócios, agende uma conversa com os sócios da Prosperidade Conteúdos. Será uma grande satisfação construir um case de sucesso com sua marca!

marketing-digital

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts