featured-image
Blog / /

Como melhorar o SEO do seu site por meio da Autoridade de Tópico

Como melhorar o SEO do seu site por meio da Autoridade de Tópico

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

12 de Março de 2024 | 10:00

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

Entre as centenas de fatores de ranqueamento em SEO, há um que muitas vezes é negligenciado: a Autoridade de Tópico. 

Talvez por seu teor abstrato e a inexistência de uma métrica única que possa ajudar a medi-la, é ignorada em boa parte dos relatórios oficiais de agências ou setores de SEO. Mas nem por isso é menos importante. 

Se você quer saber mais sobre um dos mais importantes itens no universo da otimização, chegou ao lugar certo. Neste artigo, descubra o que é Autoridade de Tópico e como construí-la em seu site. 

O que é Autoridade de Tópico?

Autoridade de Tópico (Topical Authority) ou Autoridade Temática é um conceito que se refere à força de um site com relação a um assunto. Eu gosto de chamar esse elemento de “força temática”. 

Na teoria, o Google e outros buscadores priorizam sites que possuem competência no assunto. 

Vamos supor que um site tenha uma Autoridade de Domínio de 97, próximo ao valor máximo. Porém, trata-se de um blog sobre jardinagem. Assim, caso redija um artigo sobre literatura indiana, perderá posição para um blog com Autoridade de Domínio de 20, mas que fale sobre o tema com frequência. 

Em uma analogia simples, é como se estivessem lado a lado um aluno e um professor. O professor domina tópicos relacionados à matemática avançada. Caso alguém tenha alguma dúvida sobre o Teorema de Bayes, certamente é a melhor opção para discursar. 

Contudo, se alguém quer saber qual é a melhor maneira de se arremessar uma bolinha de gude, o aluno provavelmente trará conhecimento de causa para o debate.

Ou seja, mesmo que o professor seja mais respeitado para falar sobre temas gerais, o aluno é especialista em uma questão específica. E, portanto, para os buscadores, seria privilegiado na SERP

Qual é a diferença entre Autoridade de Tópico, Autoridade de Página e Autoridade de Domínio?

Antes de prosseguir, é importante compreender os conceitos já citados até aqui: 

  • Autoridade de Domínio: métrica entre 0 e 100 criada por ferramentas de SEO que leva em conta a quantidade de backlinks apontando para um site. 
  • Autoridade de Página: métrica entre 0 e 100 criada por ferramentas de SEO que leva em conta a quantidade de backlinks apontando para uma página. 
  • Autoridade de Tópico: conceito dificilmente quantificável que leva em conta a autoridade de um site com relação a um determinado assunto. Não tem relação direta com os backlinks

Qual é a importância da Autoridade de Tópico?

A Autoridade de Tópico é importante para que os algoritmos e usuários compreendam que o seu site possui competência para tratar sobre um determinado assunto. Isso potencializa a sua classificação nas páginas de resultados. 

Para empresas menores, é também uma oportunidade para competir com grandes empresas que abordam temáticas diversas. Ou seja, mostrar aos robôs do Google que o seu site possui força temática. 

Observe a imagem abaixo: 

Várias palavras relacionadas a tecnologia, escritas com letras de tamanhos diferentes, indicando grau de importância. Imagem ilustra este artigo sobre autoridade de tópico Imagem ilustra

Um grande portal de tecnologia poderia dominar o mercado ao redigir artigos e mais artigos sobre os temas em questão (e muitos outros relacionados à inovação). Porém, um novo site com uma Autoridade de Domínio menor focado apenas em nanotecnologia, por exemplo, poderia competir por posições na SERP graças ao seu conhecimento de tópico. 

Como melhorar a Autoridade de Tópico de um site?

Não há um grande mistério sobre a melhoria da força temática de um site. Em resumo, o seu blog deve trazer conteúdo de qualidade sobre todos os assuntos relacionados ao tema principal do blog. 

Pode parecer simples, mas a verdade é que há sempre sobre o que falar. Um site sobre brinquedos de madeira, por exemplo, poderia criar artigos com os seguintes títulos: 

  • Quais são as vantagens de um brinquedo de madeira?
  • Como fazer um brinquedo de madeira?
  • Brinquedos de madeira são perigosos para crianças?
  • A partir de que idade uma criança pode brincar com um brinquedo de madeira?
  • Onde guardar brinquedos de madeira?
  • Existem brinquedos de madeira para cachorros?
  • Onde comprar brinquedos de madeira antigos?
  • Brinquedos de madeira são mais educativos?
  • Vale a pena comprar brinquedos de madeira para o natal?
  • Brinquedos de madeira estragam com frequência?

 

Repare que, em um simples exercício, várias ideias surgem para tornar um blog especialista em um tema e aproveitar-se da Autoridade de Tópico para competir com gigantes da indústria devido à associação semântica. 

Naturalmente, esses textos terão links internos interconectando-os, trazendo uma boa experiência de página ao usuário com interesse no tema. Se ele busca por algo, é possível que não precise abandonar o site para realizar uma nova busca. E isso é um ótimo indicativo para o Google. 

Além disso, é possível expandir, em algum momento, a autoridade temática para tópicos relacionados como brinquedos de plástico, bijuterias de madeira ou brincadeiras antigas. Isso gera novas oportunidades de negócio. 

Enfim, o Google e outros buscadores têm como principal objetivo organizar a web. Se você o ajuda a fazer isso, é recompensado com boas posições no ranking de pesquisas. 

E aí, gostou deste conteúdo? Se você quiser saber como essa estratégia pode aumentar a visibilidade de sua marca e trazer novos negócios de forma orgânica, sem gastar uma fortuna com anúncios, entre em contato com os nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts