featured-image
Blog / SEO /

Sua empresa está preparada para investir em conteúdo?

Sua empresa está preparada para investir em conteúdo?

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

28 de Março de 2024 | 10:00

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

“Afinal, conteúdo é para todos?”. Essa é uma pergunta que, apesar da simplicidade, nos leva a muitas reflexões. Naturalmente, a definição de conteúdo se estende a qualquer peça publicada na web. Ou seja, está ao alcance de qualquer indivíduo. Nesse caso, a resposta óbvia: sim. 

Mas a dúvida pode ser levada a um patamar corporativo. E aí as coisas ficam um pouco mais intricadas. Uma marca precisa atrair potenciais compradores. Isso exige estratégia, planejamento, tempo, dinheiro, profissionais competentes, ferramentas, serviços terceirizados. Conteúdo de real qualidade. 

E aí a pergunta se repete: afinal, conteúdo é para todos? Nesses anos de experiência no mercado editorial de marketing, descobrimos que existem alguns requisitos básicos para colocar em prática esse tipo de estratégia. 

Site, Blog e Mailing

Parece óbvio, mas é muito difícil que uma estratégia de conteúdo funcione sem esses três elementos. Você pode ter canais em mídias sociais, investir milhões de reais em anúncios ou um podcast de sucesso. 

No entanto, esses são conteúdos publicados no que chamamos de “terreno alugado”, enquanto o site, o blog e o mailing são canais de mídia proprietária. O objetivo de todas as ações de conteúdo (inclusive offline) visam levar usuários para canais próprios e transformá-los em leads. 

É por meio desses principais meios de comunicação que se pode cultivar relacionamentos e cativar a sua audiência. O site é a porta de entrada do seu negócio. O blog é o seu canal de comunicação principal, responsável por levar informação e tornar suas páginas rastreáveis. E o seu mailing é um ativo valioso que permite ações pontuais para engajar pessoas que iniciaram um diálogo com a marca. 

Por essas razões, são elementos essenciais para colocar em atividade uma estratégia de conteúdo de sucesso

Paciência

Pois é. Eu tenho certeza de que qualquer um que ofereça serviços de conteúdo já se deparou com uma exigência precoce sobre resultados. Mas não adianta. O marketing orgânico leva tempo. É um compromisso de longo prazo.

A boa notícia é que, apesar da demora, os resultados são perenes quando há manutenção regular. Uma boa estratégia de marketing de conteúdo aliada às melhores técnicas de SEO é para empresas que querem se perpetuar. 

Se você precisa escalar com velocidade, a mídia paga pode servir como aceleradora. Mas nada substitui um relacionamento duradouro construído por meio do tempo e da confiança. 

Assim, a paciência, tão incomum nos dias de hoje, é também essencial para quem deseja ter sucesso com ações de conteúdo. 

Profissional dedicado

Imagem mostra mulher segurando um laptop e sorrindo. Ao lado dela é possível ver ícones de conteúdo e escrita.

Existem diferentes modelos de equipes de criação de conteúdo. Há times compostos apenas de um redator, por exemplo. Outras empresas contratam um freelancer para solucionar a questão. E é claro, dependendo dos objetivos e limitações da companhia, podem ser suficientes em um determinado momento. 

Contudo, para criar uma verdadeira operação de conteúdo contínuo, existem muitos outros profissionais envolvidos. Designers, videomakers, revisores, editores, planejadores de pautas, estrategistas de conteúdo, SEOs, web analytics, entre outros. 

As soluções, nesse caso, são a criação de times internos, ou a contratação de agências especializadas e, até mesmo, um modelo híbrido, que mescle profissionais internos e externos. 

O título deste tópico se refere ao modelo híbrido com pelo menos um profissional totalmente dedicado à operação de conteúdo. E é recomendado que seja alguém que entenda do assunto (nada do sobrinho estagiário ou o dono do negócio). 

Lembre-se: estamos falando do mínimo. Operações mais complexas certamente exigirão equipes mais robustas. 

Maturidade digital

Os investimentos em ferramentas de comunicação, análise de dados, email marketing, automação, palavras-chave, CMS, programação de postagens, criação e edição de áudio e vídeo são indispensáveis para uma operação de criação de conteúdo de sucesso. Mas isso não é nenhuma novidade. 

O que muitas vezes causa ruídos entre clientes e prestadores de serviço é o real entendimento sobre quais métricas devem ser observadas. Além, é claro, de estabelecer parâmetros que revelam realmente a eficiência estratégica de maneira realista. 

As metas devem fazer sentido. E há muitas organizações que traçam objetivos muito além do realizável. 

Os KPIs devem ser observados com frequência calculada, realizando ajustes para modificar a estratégia após o prazo de vencimento. Mudanças bruscas e alterações em meio à execução tornam a mensuração impossível. 

Como dito anteriormente, conteúdo leva tempo para gerar resultados. Mas com consistência e qualidade, é uma das mais poderosas armas de marketing digital. 

E aí, gostou deste conteúdo? Se você quiser saber como essa estratégia pode aumentar a visibilidade de sua marca e trazer novos negócios de forma orgânica, sem gastar uma fortuna com anúncios, entre em contato com os nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts