featured-image
Blog / Marketing de conteúdo /

Blog é estratégia para estreitar laços entre público-alvo/clientes e marcas

Blog é estratégia para estreitar laços entre público-alvo/clientes e marcas

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

02 de Abril de 2024 | 10:00

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

Se antigamente grandes marcas enviavam revistas às casas de seus clientes mais leais, hoje acontece algo semelhante, mas com o blog de marca. Esse é, sem dúvida, um dos mais importantes meios de comunicação para conectar empresas, usuários e potenciais compradores. 

Além de tornar o site rastreável para os mecanismos de busca, tem muitas outras funcionalidades. Sua característica dinâmica faz com que seja item essencial para organizações que desejam ter uma forte presença digital.

Mas, afinal, o que configura um blog de marca como tal? E que tipo de conteúdo deve ser publicado nessa plataforma? É o que você saberá neste texto. Sendo assim, continue a leitura. 

O que é um blog de marca?

Blog de marca é um canal de comunicação digital mantido por uma empresa. É tido como um dos principais intermediários entre pessoas e marcas. 

O conceito de blog vem do início da internet, quando os usuários passaram a utilizar as páginas da rede mundial de computadores como uma espécie de registro de suas atividades cotidianas. Um diário na internet. Ou, em inglês, um web log, que posteriormente foi abreviado para blog. 

Com a ascensão dos mecanismos de buscas, muitas dessas páginas passaram a receber tráfego orgânico regular. Assim, as marcas observaram uma oportunidade para alcançar os consumidores sem a necessidade de investir em publicidade. Foram criados, então, os primeiros blogs de marca.  

Para que serve um blog de marca?

Ilustração mostra uma mão saindo de uma tela de computador segurando um grande ímã. Imagem ilustra este artigo sobre blog ser estratégia para estreitar laços entre clientes e marcas

A principal função de um blog de marca é atrair usuários por meio dos mecanismos de busca. Para tal, ele presta um serviço informativo ao usuário antes mesmo de ele fechar um negócio.

Para facilitar a compreensão, vamos recorrer a um exemplo. Imagine que um comerciante vende gaiolas para pássaros. Assim, ele cria um blog post cujo título é “Tipos e materiais de gaiolas para pássaros”, que aparece na primeira posição do Google quando ocorre a busca para o termo “gaiolas para pássaros”

Perceba que, a princípio, ele presta um serviço ao usuário e traz informações até ele. Em algum momento, é possível que a venda ocorra dentro do que chamamos de jornada de compra. Pode acontecer imediatamente ou se prolongar. 

O usuário pode novamente cair em outro conteúdo ao buscar por “espécies de pássaro com o canto mais bonito”, se inscrever em uma newsletter, receber materiais sobre alimentação e cuidados com os animais. A partir do momento que ele confia na marca, as chances de ele comprar e recomendá-la são altas. 

Que tipo de conteúdo é publicado em um blog de marca?

Ilustração mostra pessoa sentada com um laptop nas mãos. No lugar da cabeça, um grande olho. Imagem ilustra este artigo sobre blog ser usado para estreitar laços entre clientes e marcas

Apesar de sua intenção primária de atrair público para potencialmente transformá-lo em um cliente, um blog de marca pode fazer muito mais. Informar, entreter, estabelecer laços e gerar engajamento são apenas alguns exemplos desse potencial. 

A seguir, conheça alguns tipos de conteúdo que são frequentemente encontrados em blogs de blogs de marca. 

Utilidade ao público leitor

Um dos primeiros exemplos de marketing de conteúdo conhecidos foi o Guia Michelin. Nele, um roteiro físico de papel, eram recomendados os melhores restaurantes das estradas em viagens de carro pela Europa. 

A Michelin é uma das líderes globais em produção de pneus. Então por que ela recomendaria restaurantes? Simples: para trazer utilidade ao leitor. 

Em algumas páginas avulsas, haviam dicas sobre como trocar o pneu, por exemplo. Mas nada de propaganda. 

Um blog de marca funciona como o Guia Michelin. Se é de interesse do seu público, é importante que seja abordado. 

Notícias

As notícias também exercem papel crucial em blogs de marca. Mas não pense que todas elas precisam, necessariamente, estarem relacionadas à empresa ou a seus produtos. 

Ao divulgar notícias sobre o setor, questões relacionadas aos valores da companhia ou coberturas de eventos corporativos, apenas para citar alguns exemplos, é possível atrair um amplo público. 

É claro que as notícias possuem prazo de validade, diferentemente dos textos voltados à otimização. Mas, em contrapartida, fazem com que os leitores retornem ao blog de marca com frequência, conquistando sua lealdade via tráfego direto.

Comunicados oficiais

Um blog de marca também pode ser utilizado para envio de mensagens diretas da marca para o público. Lançamento de novos produtos, fusões e aquisições com outras empresas, editoriais, prestação de contas, erratas e qualquer outro tipo de comunicação também podem ser divulgados por meio desse canal. 

Suporte ao cliente

É de se esperar que uma marca tenha um canal de suporte ao cliente. Porém, muitas dessas dúvidas podem ser sanadas por meio de blog posts. 

Ao criar textos que solucionem problemas relacionados a produtos e serviços, as pessoas podem encontrar o que buscam pelo Google. Isso desafoga as equipes de suporte e funciona como um SAC virtual. 

Cases de sucesso

Em estágios mais avançados do funil de vendas, é preciso convencer o leitor que está considerando realizar uma compra. Uma das melhores formas para tal são os cases de sucesso. 

Eles revelam como outros clientes alcançaram seus objetivos com a utilização da solução ofertada, e podem incluir métodos e depoimentos para incentivar a aquisição. 

Histórias

Empresas são compostas por pessoas. É por isso que muitas empresas optam por conceder espaço no blog de marca para que seus colaboradores se expressem ou contam suas histórias pessoais. 

Essa é uma excelente maneira de humanizar a marca e mostrar que a companhia vai muito além de números e cifras. 

E aí, gostou deste conteúdo? Se você quiser saber como essa estratégia pode aumentar a visibilidade de sua marca e trazer novos negócios de forma orgânica, sem gastar uma fortuna com anúncios, entre em contato com os nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts