featured-image
Blog / Marketing de conteúdo /

'As pessoas também perguntam': como utilizar esse recurso em SEO

'As pessoas também perguntam': como utilizar esse recurso em SEO

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

04 de Abril de 2023 | 10:00

author icon

Escrito por: Tati Barros

 

Se tem uma coisa com a qual o Google é preocupado é em oferecer a melhor experiência para o seu usuário

E todos os recursos do buscador são voltados para entregar ao seu público resultados relevantes e de valor referentes à intenção de busca

Entre os recursos que o site disponibiliza com essa finalidade estão as pesquisas relacionadas, o autocomplete, a lista e o tema deste artigo: "as pessoas também perguntam".

Também conhecido como People Also Ask (PAA), o item geralmente aparece logo após o primeiro resultado, que pode ser um anúncio pago, um link para a Wikipedia ou para uma rede social, entre outras possibilidades.

O que é o recurso PPA (People Also Ask)?

Esse é um recurso que o Google incluiu na SERP nos últimos anos. É uma ferramenta que oferece uma seleção de perguntas mais buscadas pelos usuários, ligadas ao tema e, muitas vezes, que até o aprofundam.

O que é o autocomplete?Ilustração mostra como funciona o autocomplete no Google

O autocomplete é a sugestão que aparece ao começar a digitar uma busca no Google. O algoritmo tem como base a análise de consultas comuns feitas anteriormente por outros usuários no buscador.

Essa função pode até ajudá-lo a encontrar mais facilmente o que ele procura, além de ser um bom recurso para auxiliar os redatores a terem ideias na hora de produzir conteúdos.

O que é o recurso pesquisas relacionadas do Google?

As pesquisas relacionadas do Google são os oito resultados que aparecem no final da página de SERP, após fazer uma busca. Quando o usuário clica em um desses links, é levado para outra página de resultados. 

Esse também pode ser um aliado para o produtor de conteúdo criar algo completo, que responda ao máximo de perguntas feitas pelos usuários referentes a determinado assunto. 

Como funciona o recurso ‘As pessoas também perguntam’?

Para exemplificar, fizemos a seguinte pergunta na caixa de busca do Google: “O que é Marketing de Conteúdo?”

No campo “as pessoas também perguntam” apareceram as seguintes sugestões:

  • O que significa marketing de conteúdo?
  • Como fazer um marketing de conteúdo?
  • Por que o marketing de conteúdo é importante?
  • São exemplos de marketing de conteúdo?

Ao clicar em cada uma dessas perguntas, surge uma pequena caixa de texto, com um resumo da resposta. A partir disso, o usuário pode ter uma amostra do conteúdo que contém ali e considerar se vale a pena acessar a página ou não. O resultado vem acompanhado, também, da URL com o link de atalho. 

O interessante é que, ao clicar em uma dessas perguntas, mais duas ou três são adicionadas. 

Por exemplo: selecionamos “o que significa marketing de conteúdo?”

Logo abaixo da caixa do PAA, apareceram mais outras duas perguntas: 

  • Como fazer um conteúdo que vende?
  • Quanto custa fazer marketing de conteúdo?

Ao clicar em uma dessas novas sugestões, outras duas ou três surgem, e assim por diante. Ou seja, é uma fonte inesgotável de insights

Como utilizar ‘As pessoas também perguntam’ em estratégias de conteúdo?

Montagem mostra pessoa digitando em um teclado e ícones de blog, post e h1 aparecendo ao redor

Um dos grandes objetivos do marketing de conteúdo é aparecer nas primeiras posições do Google, certo? Portanto, pode-se imaginar como é vantajoso ter uma página nas quatro primeiras sugestões de PAA. 

O Google, logicamente, seleciona para esse recurso páginas que seu algoritmo julga serem mais relevantes e que entreguem, de forma direta e com qualidade, o que o usuário está buscando.

Outra vantagem é que essa é uma posição de longo prazo, o que proporciona tráfego orgânico para sites e blogs. E sabemos bem: mais visitantes podem significar maiores chances de conversão – claro que são necessárias outras estratégias complementares, mas já é um enorme passo. 

Enriquecimento do conteúdo

Uma vez que cada uma daquelas perguntas representa pesquisas reais que as pessoas fazem sobre um determinado assunto, esse é um ótimo direcionamento para criar um conteúdo completo. Vale, inclusive, otimizar textos já publicados anteriormente, tornando-os mais abrangentes.

Uma dica é acrescentar essas perguntas (desde que façam sentido com o conteúdo central, é claro) em H2, H3 ou H4. Textos de qualidade, bem estruturados, com parágrafos curtos, com linguagem simples e com boa legibilidade têm mais chances de conquistar uma boa classificação.

Vantagem sobre os concorrentes

Ao usar o recurso “As pessoas também perguntam” são maiores as chances de sair na frente dos concorrentes, já que poderá identificar os pontos fracos deles e, claro, usar dados do próprio Google para se destacar e cobrir lacunas de informação que os outros deixaram.

Agora que você já sabe para o que serve a função “as pessoas também perguntam” do Google, entre em contato conosco. Nossos especialistas podem ajudar sua marca a atrair um maior público e a conseguir novos negócios!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts