featured-image
Blog / SEO /

Porta-voz do Google diz que boas páginas também podem não indexar; saiba o que fazer nesse caso!

Porta-voz do Google diz que boas páginas também podem não indexar; saiba o que fazer nesse caso!

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

16 de Outubro de 2023 | 13:05

author icon

Escrito por: Lucas Amaral


John Mueller, um dos principais porta-vozes do Google, publicou um post no X (antigo Twitter), no final de setembro, que reacendeu um antigo debate na comunidade de SEO ao redor do mundo. 

De acordo com ele, “Uma página pode ter alta qualidade e ainda assim não ser indexada — não há nenhuma garantia”. A postagem foi uma resposta à pergunta do usuário Brady Madden, que questionou a desindexação de páginas que já foram indexadas antes e até mesmo foram incluídas em páginas de coleção de produtos na página de resultados. 

Twitter de John Muller.

Assim, Mueller completa: “O fato de passar por essas ferramentas (página de resultados ou coleção de produtos) não garante que as páginas permanecerão (ou até mesmo serão) indexadas. Há muita coisa boa (e também questionável) na web”. 

Declaração de porta-voz traz incerteza para profissionais da área

A cada atualização do Google, surgem novas reclamações sobre páginas que deixaram de ser indexadas ou caíram drasticamente no ranking de pesquisas. Certamente, ao realizar updates regulares, o buscador tem o objetivo de melhorar a experiência e atender à intenção de busca do usuário. 

Contudo, é preciso ter em mente que o algoritmo possui falhas. E que, nem sempre, as melhores páginas serão privilegiadas. Mesmo que existam técnicas de SEO que potencializam a possibilidade de uma alta classificação, não há algo que garanta 100% um bom posicionamento. 

Esse é exatamente o tipo de adversidade enfrentado pelos profissionais de otimização: a incerteza. A declaração de John Mueller é quase uma confissão sobre a imperfeição do sistema de ranqueamento. Apesar disso, existem outros problemas que, de fato, impedem que uma página não seja indexada. 

Problemas que podem fazer com que uma página não seja indexada

Existem algumas razões pelas quais uma página pode estar oculta nos resultados de busca do Google. A seguir, conheça as principais. 

Configuração do CMS

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo (como o Wordpress) podem ativar a tag <noindex> para apontar páginas que o administrador não quer que apareçam nos buscadores. 

Entretanto, em alguns casos, é possível que essa etiqueta venha ativada na configuração padrão. Para solucionar esse tipo de problema, é preciso removê-la. 

Ausência de links para a página

O Google varre a internet frequentemente para encontrar novas páginas que podem ser identificadas e incorporadas ao banco de dados. 

Para tal, o buscador percorre uma vasta teia de páginas que se conectam por meio de links. 

Quando não há um link para uma determinada página, a identificação pelos crawlers é dificultada. Se isso ocorrer com alguma de suas páginas, a recomendação é a inserção de um link apontando para ela em uma outra página já indexada. 

Inexistência da página no sitemap

O sitemap é um documento que elenca todas as páginas de um site. Ele é enviado ao Google e facilita a leitura do buscador. Porém, novas páginas são integradas a um site com frequência (como páginas de produto e blog posts). 

É possível que o Googlebot tenha dificuldade em identificar uma página não descrita no sitemap. Portanto, é recomendável mantê-lo sempre atualizado. 

Problemas técnicos

Para indexar e classificar uma página, o Google utiliza mais de 200 fatores de ranqueamento. Isso inclui elementos de SEO técnico (velocidade de carregamento, compatibilidade com dispositivos móveis, certificados de segurança etc.), SEO on-page (headings, conteúdo, meta tags etc.) e SEO off-page (links de entrada). 

Eles podem contribuir para que uma página não seja observada pelo Google (ou que seu posicionamento seja ruim). Por isso, investimentos nesses segmentos da otimização são essenciais para garantir um bom ranqueamento. 

Como garantir que uma página de alta qualidade seja indexada?

A boa notícia é que existe um meio de solicitar que o Google rastreie uma página. Para tal, basta utilizar a Ferramenta de Inspeção de URL do Google Search Console. Nesse caso, as páginas serão computadas e lidas pelo algoritmo. 

Mas lembre-se: essa solução garante apenas que o Google identificará a existência da página, um processo independente do ranqueamento. Caso ela não esteja de acordo com os padrões de qualidade da plataforma, dificilmente alcançará posições de prestígio nos resultados de busca. 

Se você deseja contar com uma agência para auxiliá-lo a alcançar o topo dos mecanismos de busca, entre em contato com a Prosperidade Conteúdos e veja tudo que podemos fazer pelo seu site e negócio.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts