Blog - Prosperidade Conteúdos

Conheça as Web Stories do Google e veja dicas para criá-las

Escrito por Tati Barros | 20/12/2022 19:22:03

Provavelmente você já conhece os stories do Instagram, super populares nessa rede social, tanto quanto as fotos do feed. O sucesso é tanto que o Google decidiu criar uma versão parecida, as Web Stories.

Esse é um recurso que tem como objetivo fazer com que o conteúdo seja mais atrativo e fácil de consumir. Nele, a informação é condensada em poucas palavras – sem dispensar o uso de SEO –  e os recursos visuais têm um papel importante (especialmente vídeos). 

Neste artigo vamos explicar por que essa é mais uma ferramenta aliada do Marketing Digital e de que forma ela deve ser utilizada na estratégia da sua marca. 

O que é o recurso Web Stories?

Também conhecido como Google Web Stories (histórias da internet, em português), esse recurso é mais uma forma de produzir e divulgar conteúdos. Ele tem formato de carrossel, no qual é possível unir texto, imagem e vídeos para transmitir alguma informação.

Assim como no caso dos Stories do Instagram, esse formato também preenche a tela por inteiro, e o usuário pode passar pelo slide (ou card) seguinte com o próprio dedo. 

O grande objetivo das Web Stories é oferecer uma boa experiência para o usuário, especialmente se estiver navegando pelo smartphone – pelo desktop também é possível acessá-lo.

Quais são os benefícios das Web Stories do Google?

O excesso de informações disponíveis no ambiente online são incompatíveis com o tempo que temos livre para consumir tanto conteúdo.

Por essa razão, é mais do que compreensível que os usuários busquem algo de rápido consumo, cujas imagens são as protagonistas da mensagem a ser transmitida. 

Além disso, o formato foi criado para proporcionar uma maior interação do público. E isso pode ser feito por meio de enquetes e testes, por exemplo. 

É uma forma importante para saber quanto o usuário está engajado com o seu conteúdo e, ainda, coletar informações sobre ele. No entanto, o grande trunfo das Web Stories não é esse.

Como você pode imaginar, é claro que uma criação do próprio Google traria impacto em resultados de busca e ranqueamento. 

Seguir as recomendações de SEO do buscador, como a utilização da principal palavra-chave, aumentam as chances das Web Stories alcançarem um maior número de usuários.

E como essa é uma aposta do Google, ele disponibiliza os conteúdos das Web Stories em diferentes lugares.

Onde os Stories do Google são exibidos?

Google Discover

Podemos dizer que o Google Discover é como o feed da home do Google nos dispositivos móveis. É a forma mais personalizada que o buscador oferece para entregar esse tipo de conteúdo.

Resultados de busca convencionais

Neste caso, o conteúdo aparece na SERP como resultado de uma busca específica feita pelo usuário. Ele pode visualizar os Stories no seu smartphone – ou em um navegador desktop –, em formato de grade ou em um único card.

Google Imagens

As Web Stories também aparecem na aba “Imagens” do Google . O recurso fica identificado por um ícone que aparece no canto inferior direito da pré-visualização.

Como ativar as Web Stories?

Esse é um formato que funciona como uma página da web. Há duas alternativas para criar as Web Stories do Google:

  1. Na primeira – e mais simples – basta escolher uma das várias ferramentas de edição de Stories. Essa é a forma mais fácil por não precisar programar, o que a torna mais prática que a criação de um site. 
  2. Já a segunda opção é indicada para quem sabe trabalhar com programação, já que o especialista pode criar do zero a sua AMP Stories (sigla para Accelerated Mobile Pages, ou “páginas aceleradas para dispositivos móveis”). Nesse caso, é indicado seguir o guia Ferramentas para Desenvolvedores do Chrome

Dicas do Google para criar um bom Web Stories

O Google disponibiliza um guia com as práticas recomendadas para criar Web Stories que gerem engajamento. São elas:

  • Priorizar vídeos, por gerarem mais engajamento que texto ou imagens;
  • Evitar várias páginas com texto excessivo. Cada página deve ter, no máximo, 280 caracteres;
  • Fazer uso das palavras-chave;
  • Não usar texto gravado na imagem para que ele não seja bloqueado quando for redimensionado;
  • Evitar usar animações repetitivas ou que distraiam o usuário, porque podem causar fadiga;
  • Como qualquer página da Web, o mais importante é disponibilizar conteúdo de alta qualidade e interessante para os leitores; 
  •  Criar título descritivo com menos de 70 caracteres;
  • Criar CTAs específicos;
  • Verificar se a Pesquisa Google consegue encontrar a Story;
  • Verifique se as Web Stories seguem as diretrizes de metadados de histórias em AMP;
  • Incluir marcações, como meta tags, title e description, dados estruturados, OGP e Card do Twitter.

Quer saber como alavancar audiências que geram negócios? Então,  entre em contato com a nossa equipe, que um especialista irá falar contigo.