Provavelmente você já conhece os stories do Instagram, super populares nessa rede social, tanto quanto as fotos do feed. O sucesso é tanto que o Google decidiu criar uma versão parecida, as Web Stories.
Esse é um recurso que tem como objetivo fazer com que o conteúdo seja mais atrativo e fácil de consumir. Nele, a informação é condensada em poucas palavras – sem dispensar o uso de SEO – e os recursos visuais têm um papel importante (especialmente vídeos).
Neste artigo vamos explicar por que essa é mais uma ferramenta aliada do Marketing Digital e de que forma ela deve ser utilizada na estratégia da sua marca.
Também conhecido como Google Web Stories (histórias da internet, em português), esse recurso é mais uma forma de produzir e divulgar conteúdos. Ele tem formato de carrossel, no qual é possível unir texto, imagem e vídeos para transmitir alguma informação.
Assim como no caso dos Stories do Instagram, esse formato também preenche a tela por inteiro, e o usuário pode passar pelo slide (ou card) seguinte com o próprio dedo.
O grande objetivo das Web Stories é oferecer uma boa experiência para o usuário, especialmente se estiver navegando pelo smartphone – pelo desktop também é possível acessá-lo.
O excesso de informações disponíveis no ambiente online são incompatíveis com o tempo que temos livre para consumir tanto conteúdo.
Por essa razão, é mais do que compreensível que os usuários busquem algo de rápido consumo, cujas imagens são as protagonistas da mensagem a ser transmitida.
Além disso, o formato foi criado para proporcionar uma maior interação do público. E isso pode ser feito por meio de enquetes e testes, por exemplo.
É uma forma importante para saber quanto o usuário está engajado com o seu conteúdo e, ainda, coletar informações sobre ele. No entanto, o grande trunfo das Web Stories não é esse.
Como você pode imaginar, é claro que uma criação do próprio Google traria impacto em resultados de busca e ranqueamento.
Seguir as recomendações de SEO do buscador, como a utilização da principal palavra-chave, aumentam as chances das Web Stories alcançarem um maior número de usuários.
E como essa é uma aposta do Google, ele disponibiliza os conteúdos das Web Stories em diferentes lugares.
Podemos dizer que o Google Discover é como o feed da home do Google nos dispositivos móveis. É a forma mais personalizada que o buscador oferece para entregar esse tipo de conteúdo.
Neste caso, o conteúdo aparece na SERP como resultado de uma busca específica feita pelo usuário. Ele pode visualizar os Stories no seu smartphone – ou em um navegador desktop –, em formato de grade ou em um único card.
As Web Stories também aparecem na aba “Imagens” do Google . O recurso fica identificado por um ícone que aparece no canto inferior direito da pré-visualização.
Esse é um formato que funciona como uma página da web. Há duas alternativas para criar as Web Stories do Google:
O Google disponibiliza um guia com as práticas recomendadas para criar Web Stories que gerem engajamento. São elas:
Quer saber como alavancar audiências que geram negócios? Então, entre em contato com a nossa equipe, que um especialista irá falar contigo.