featured-image
Blog / SEO /

Google lança 5 formas para checar credibilidade de fontes na SERP

Google lança 5 formas para checar credibilidade de fontes na SERP

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

18 de Abril de 2023 | 20:01

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

Na busca pela entrega de informações confiáveis, o Google lançou cinco novas ferramentas para facilitar a checagem do conteúdo disponibilizado na SERP

A medida foi divulgada no Google Blog no dia 28 de março de 2023, em uma postagem assinada por Itamar Snir, Gerente de Produtos do Google Notícias, e Nidhi Hebbar, Gerente de Produto da companhia. 

Essa iniciativa converge com o atual cenário global, no qual as fake news tornaram-se alvo de repercussão midiática e ampla crítica social. 

Para se ter uma ideia, em 2022, a Statista realizou um estudo sobre a pandemia de coronavírus e constatou que de 45% a 55% dos respondentes tiveram contato com informações falsas sobre o tema somente na semana de realização da pesquisa. 

Outros temas com alto percentual de referências enganosas foram política, mudanças climáticas e imigração, tópicos de alta relevância social. 

A ausência de credibilidade da informação pode gerar “interpretação errônea do conhecimento científico, polarização de opinião, escalada do medo e pânico e diminuição do acesso à saúde”, de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde.

Iniciativas do Google para facilitar a checagem de fatosLogo do Google com um ícone de verificação no lugar de uma das letras.

O Google tem um grande impacto na circulação de informações ao redor do mundo, pois é responsável por nada menos que 93,18% do market share global (Statcounter, 17/04/2023). De fato, metade das pessoas do mundo são usuários ativos do buscador (Earthweb, 2023). 

A internet, sem dúvidas, revolucionou o acesso à informação, que antes era dever exclusivo dos veículos de comunicação.

Mas, com tamanho poder nas mãos de usuários e canais independentes, aumentaram também os riscos. Afinal, como saber se a fonte é fidedigna? É exatamente na origem dos fatos que o Google pretende investir para que as pessoas possam checar a veracidade das informações. 

A ação, que visa trazer dados sobre a procedência dos resultados de busca, foi dividida em cinco novas features, que serão descritas a seguir.  

Sobre este resultado

O “Sobre este resultado” é um recurso simples, mas que pode fazer toda a diferença para a checagem dos fatos. Na seção superior dos resultados da SERP, ao lado do breadcrumb, são exibidos três bullet points, como no exemplo abaixo: Print Screen de recurso: Sobre este resultado

Ao clicar no botão, uma janela interna será aberta, trazendo informações acerca da fonte. Print Screen de recurso: Sobre este resultado 2.

Perspectivas

O Google entende que existem diferentes pontos de vista acerca de um mesmo tema. O recurso “Perspectivas” tenta abranger um maior leque de possibilidades, trazendo visões variadas em um formato de carrossel para notícias.

Imagem: Google Blog

Com isso, o buscador quer dar voz a especialistas, jornalistas e influenciadores, além de opções para que o usuário escolha aquela que condiz com a sua expectativa ou seja mais confiável para cada indivíduo. 

Sobre este autor

A autoria dos textos listados nos resultados de busca é um tema em voga nas comunidades de SEO. Devido ao uso recorrente de serviços terceirizados, muitas vezes os artigos não levam a assinatura devida ou inserem apenas “redação” ou o nome da empresa nesse elemento de página. 

O Google frisa mais uma vez a importância da referenciação do autor, considerado, também, um fator de ranqueamento. Por isso, além de “Sobre este resultado”, o mecanismo pretende implementar também um recurso “Sobre este autor”, que trará informações sobre o redator responsável e verificação de credibilidade. 

Sobre esta página

Outra adição à página de resultados é o “Sobre esta página”. Ao digitar uma URL institucional no campo de buscas, o usuário terá acesso a informações sobre a página, incluindo pontos de vista de terceiros e o que a empresa diz sobre si mesma.Print Screen de recurso: Sobre esta página.

Imagem: Google Blog

Lacuna de informação

Quando não houver muitas fontes de informação sobre o que o usuário pesquisar ou o Google identificar que a qualidade geral dos conteúdos não é altamente confiável, haverá uma notificação. 

Esse recurso pretende informar ao internauta que as buscas por um determinado tópico estão crescendo rapidamente e, por isso, são comumente relacionadas a eventos e notícias. Ou seja, o algoritmo ainda não teve tempo para apontar as melhores fontes e, por isso, podem existir lacunas nos resultados. 

Para finalizar o comunicado, o Google ainda frisa que tem investido em empreendimentos de apoio à veracidade das informações, em parcerias com a Poynter Institute for Media Studies, Teen Fact-Checking Network e International Fact-Checking Network. 

Simultaneamente, Google Bard é alvo de críticas

Apesar dos esforços do Google para provar a sua responsabilidade diante da credibilidade de informações, o buscador tem sido alvo de denúncias acerca de algumas de suas ferramentas. 

Recentemente, um estudo revelou que o Google Bard pode produzir fake news quando estimulado a interpretar personagens, como noticiado pelo Center for Countering Digital Hate (2023). 

Mas essa não é a única ferramenta de inteligência artificial generativa que tem a credibilidade questionada. Uma pesquisa realizada pelo The Washington Post mostra que uma em cada dez questões dirigidas à ferramenta de inteligência artificial do Bingbot (um API do ChatGPT) podem ser enganosas ou inadequadas. 

Uma coisa é certa: no processo de implementação dos recursos de IA nos buscadores, as consequências devem ser levadas em consideração e podem ser um fator decisivo para uma nova “guerra fria” dos mecanismos de busca.

Se você deseja receber outras informações sobre o universo do marketing de conteúdo e SEO, inscreva-se na nossa newsletter

Nova call to action

 

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts