featured-image
Blog / Inbound Marketing /

Saiba como fidelizar clientes na metodologia inbound

Saiba como fidelizar clientes na metodologia inbound

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

21 de Fevereiro de 2023 | 10:00

author icon

Escrito por: Tati Barros

Uma rápida busca no Google sobre qualquer tipo de produto ou serviço mostra quantas opções disponíveis há para o consumidor escolher. Por isso, cada vez mais é tão necessário que as empresas se destaquem em meio a todas as outras e consigam o objetivo de vender e, depois, encantar seu cliente.

Todo negócio deve buscar essa fidelização, e a metodologia inbound é uma grande aliada nisso.

A estratégia deve começar na etapa de atração, passar pela conversão do lead, seguir durante a compra e permanecer após o fechamento do negócio com o objetivo de encantar o cliente, fazê-lo um defensor da marca.

Para isso, é preciso nutri-lo, oferecer conteúdos relevantes que atendam aos seus anseios. É necessário ouvi-lo e muito mais. Siga a leitura deste artigo para descobrir como fidelizar clientes na metodologia inbound.

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração, é um conjunto de estratégias que tem como foco atrair, converter e encantar clientes.

Seu grande trunfo é o fato de estar concentrado nas necessidades do seu público, mostrando que o negócio ou marca em questão tem a solução para o problema que ele enfrenta. 

Essa fórmula é diferente do marketing tradicional (chamado de outbound marketing), que é distribuído para o público em geral, sem um foco específico, apenas com disparo de anúncios na TV, no Youtube etc, que interrompem a pessoa, sem ao menos saber se ela se interessa por aquilo.

No inbound há a preocupação em entregar valor para o público-alvo e criar um relacionamento com ele. É uma relação focada na troca e na confiança.

Essa metodologia só traz vantagens para o empresário. Uma pesquisa realizada pela Hubspot, em 2017, mostrou que conseguir leads utilizando o Inbound Marketing é 47% mais barato do que usar outras estratégias.

O que é a fidelização de clientes?

Já a fidelização consiste em fazer com que aqueles que viraram clientes não troquem a sua empresa por nenhuma outra concorrente. Ajuda também a transformá-los em defensores da marca nas redes sociais ou mesmo no velho boca-boca. 

No caso de escolas, por exemplo, muito mais do que conquistar a matrícula de alunos, a instituição de ensino tem como objetivo que eles permaneçam até o fim do ano letivo e, então, façam a rematrícula.

Como fidelizar clientes no Inbound Marketing?Uma mão segurando um binóculos, ao redor da qual há diversos ícones que representam usuários.

A pergunta de ouro é essa. Como, então, conseguir reter o cliente por meio do Inbound Marketing? Podemos resumir em três palavras: estudo, planejamento e estratégia. 

Na prática, isso significa, basicamente:

Solicite feedback do cliente e forneça suporte a ele

O cliente precisa sentir que sua opinião é importante. Incentive-o a dar feedbacks sobre o produto ou serviço adquirido. O email marketing e as redes sociais podem ser ferramentas úteis para essa comunicação.

Mas não basta que ele fale. É preciso de fato ouvi-lo e interagir com ele. Forneça suporte para resolver as questões, ou simplesmente responda sugestões e elogios. Essa é uma forma de ele perceber que não tem relevância apenas no momento da compra, mas também após a conversão.

Faça monitoramento e análise

Os números revelam muito, mas é preciso estudá-los a fundo. Utilize os dados das redes sociais para entender, por exemplo, número de visualizações, taxas de cliques e conversão. No caso do email marketing, analise as métricas de abertura dessas mensagens.

Esses números podem mostrar o quanto as estratégias estão sendo assertivas ou não, e dar insights do que precisa ser otimizado.

Ofereça conteúdo relevante

O marketing de conteúdo é uma das principais ações do Inbound Marketing. 

Por meio dele são oferecidos conteúdos relevantes e de qualidade para o público-alvo, mostrando o valor da sua marca. Isso pode ser feito por meio de publicações de artigos em blogs e sites, vídeos, postagens em redes sociais, envio de newsletters, ebooks, entre tantas outras possibilidades. 

Faça uso de CTAs inteligentes

O call to action, ou chamada para ação, é uma das estratégias de SEO para estabelecer uma comunicação futura e direcionar pessoas para a conversão. Trata-se de uma palavra ou frase que estimula o consumidor a realizar algo, como “baixe agora”, inscreva-se, “compre aqui” etc.

Há também o CTA inteligente, que é aquele convite personalizado, responsável por boas taxas de conversão.

A Hubspot, por exemplo, oferece ferramentas para criar CTAs que exibem botões personalizados de acordo com dados de consumidores que a empresa tem armazenados.

Agora que você já sabe a importância do Inbound Marketing para fidelizar clientes, o que acha de investir nessa estratégia para a sua marca? Entre em contato conosco! Nossa equipe terá o maior prazer em oferecer o melhor para a sua empresa.

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts