featured-image
Blog / SEO /

O que é escaneabilidade e por que é importante cuidar disso em um texto?

O que é escaneabilidade e por que é importante cuidar disso em um texto?

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

30 de Janeiro de 2024 | 10:00

author icon

Escrito por: Redação

 

No cotidiano, com vários afazeres ao mesmo tempo, os usuários não têm muito tempo até para buscar um conteúdo na internet. Normalmente, as pessoas ficam com várias abas abertas em seus computadores e vão pulando de tela em tela.

Na hora que estão frente a frente com os resultados de uma página de busca, começam a clicar nos mais atrativos (normalmente os primeiros). Quando escolhem um site, primeiro, antes de uma leitura mais aprofundada, rolam a página para checar se ali há as informações de que necessitam. O que muitos não sabem é que isso tem nome: escaneabilidade.

Encontrar ali palavras-chave, intertítulos que contenham suas indagações, ilustrações e gráficos que te deem um indicativo do que está procurando são alguns elementos que poderão te garantir um aumento no tráfego orgânico e reforçar sua estratégia de conteúdo

O que é escaneabilidade de um texto?

Isso tudo que acabei de narrar faz parte do que chamamos de escaneabilidade do texto. Escanear um texto nada mais é do que uma técnica de organização do conteúdo objetivando tornar sua compreensão mais simples, rápida e dinâmica.

Nosso cérebro cria padrões de leitura. Quando lemos um texto impresso, inconscientemente o fazemos em formato de Z. Começamos sempre no canto superior esquerdo, vamos correndo os olhos para o lado direito e depois descemos, sempre num ziguezague.

Mas, quando a leitura acontece no meio digital, o padrão que tem se observado muda, e tem sido convencionalmente chamado de formato F. Este consiste na leitura em dois traços verticais e um horizontal.

Primeiramente, o usuário lê num movimento horizontal, na parte superior do conteúdo, buscando título, subtítulo e primeiro parágrafo. Depois, num segundo movimento horizontal, busca informações e palavras-chave no segundo parágrafo. Por último, escaneia todo o conteúdo do lado esquerdo em um movimento vertical.

Qual é a diferença entre escaneabilidade, leiturabilidade e formatação?mão com uma lupa observando a tela de um computador

Os três termos se confundem um pouco, mas possuem diferenças sutis na forma. No entanto, juntos possibilitam que o conteúdo fique mais atraente e prático para o usuário.

A escaneabilidade objetiva deixar o texto mais engajado para o seu público. Mas o que isso quer dizer? A partir do momento em que se percebe esse movimento de leitura, incluir nesses focos visuais as principais informações, palavras-chave, listas, índices, tópicos e imagens relacionadas dão maior dinâmica e garantem que o leitor permaneça no conteúdo e o leia por inteiro.

A leiturabilidade se encontra mais na questão visual do texto, na medida em que o usuário tem uma visão limpa do conteúdo, verificando hierarquias, a separação por divisões e mídias complementares. A clareza na disposição do conteúdo também influencia na escolha do leitor.

A formatação está relacionada à forma também, de um jeito mais sistêmico, como o tamanho da fonte, a maneira como o texto está alinhado (se à esquerda ou justificado), o espaçamento entre as linhas e os parágrafos, a inserção de listas por meio de bullet points, se as imagens não estão cortando partes do conteúdo, o formato em que as imagens foram salvas, entre outros.

Como tornar um texto escaneável para o leitor?

Algumas estratégias de SEO já trabalham no sentido de deixar o conteúdo escaneável. Aqui seguem algumas dicas:

  • Comece por um bom título: este é o chamariz perfeito para atrair o leitor. É ele que, na maioria das vezes, leva o usuário a clicar no seu link. Então, sempre insira a palavra-chave principal e o construa de forma que instigue o usuário a saber mais sobre o assunto.
  • Capriche nos primeiros parágrafos: Ambientar o assunto logo de início é fundamental para aquela dinâmica de leitura em forma de F. Os dois primeiros parágrafos precisam conter indicativos do que o usuário busca no texto, garantindo que ele encontrará as informações necessárias no restante do texto.
  • Dê preferência a parágrafos curtos: Blocos de texto menores proporcionam uma leitura mais dinâmica para os leitores. É preciso permitir que o usuário entenda onde terminam e onde começam as suas ideias. Sendo assim, invista em espaços em branco ao longo do texto, pois essas quebras de parágrafos irão dar mais respiro à sua página.
  • Acrescente intertítulos: os intertítulos são um ótimo recurso para tornar o seu texto mais atraente, já que ajudam o leitor a entender do que cada parte do texto está falando. Além disso, os intertítulos (H2, H3 etc) também ajudam o seu conteúdo a ranquear melhor nos motores de busca. Os intertítulos garantem mais fluidez ao texto e despertam a leitura para algumas partes dele.
  • Faça um índice: essa é outra ferramenta que ajuda na leiturabilidade do texto e insere logo no começo do conteúdo a relação de todos os intertítulos. Isso permite que o usuário visualize claramente em todas as seções que o texto está dividido e possa clicar na que ele tenha mais interesse.
  • Inclua listas e marcadores: esses são recursos que ajudam também a chamar a atenção do leitor e a facilitar a leitura. Quando colocamos os assuntos em formato de listas ou por meio de marcadores, os bullet points (como esta sequência de dicas), deixamos o assunto mais direto para os usuários. Os motores de busca também avaliam as listas e podem até destacá-las em suas páginas.
  • Destaque termos e expressões relevantes: colocar palavras em negrito, em itálico ou até sublinhadas despertam a atenção do leitor para aquela frase. Isso sinaliza para ele que naquele trecho há alguma informação importante.
  • Link bem seu conteúdo: embora normalmente os leitores possam estar buscando informações de forma rápida, é importante construir links para outras páginas internas de seu site ou blog, em assuntos que tenham relação direta com aquele que o usuário está consumindo. Se ele sentir interesse, irá clicar e entrará numa jornada de conteúdos importante para seu negócio.
  • Insira elementos visuais: quando se diz que uma imagem vale mais do que mil palavras isso é uma grande verdade. Você pode optar, por exemplo, em transformar parte do texto em um infográfico ou acrescentar um vídeo. Claro que as imagens e vídeos devem ter ligação direta com o assunto tratado. Tudo isso permite que a navegação fique mais fluida e torna o seu conteúdo mais rico, provavelmente com mais chances de ranquear.

 

Gostou deste artigo? Se você quiser ficar por dentro de todas as novidades do marketing de conteúdo, assine a newsletter da Prosperidade.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts