Com o marketing de interrupção no passado, a produção de conteúdos de qualidade para atrair audiência, gerar leads e negócios se tornou uma grande e eficaz estratégia. Esta vai muito além de blog posts e publicações nas redes sociais. É aí que entram os conteúdos ricos.
Imagine a possibilidade de desenvolver um material mais aprofundado do que um artigo em seu site para fazer com que o leitor deixe, por exemplo, seu nome e email em troca desse conteúdo?
Para dar algo tão valioso, ele precisa receber alguma vantagem. Para isso, há vários tipos de conteúdos ricos que podem ser pensados de acordo com o seu público-alvo, setor e intenção.
Neste artigo, separamos 13 tipos para você ter ideias e ver o que melhor se encaixa em sua estratégia de conteúdo.
Conteúdo rico é todo aquele que aborda determinado tema com profundidade e gera conhecimento ou praticidade. Dependendo do seu tipo, deve esclarecer o maior número de perguntas que envolvem o assunto central.
Um exemplo: vamos supor que você faça a seguinte pergunta no Google:
“O que fazer em Salvador?”
Um artigo simples poderia trazer uma lista de 10 atrações turísticas mais visitadas, com uma explicação simplificada sobre cada uma.
Já um material rico, como um ebook, poderia explorar os seguintes tópicos:
A ideia é enriquecer o material de informações e torná-lo o mais atraente e útil para o público.
Ao disponibilizar conteúdos completos e que se diferenciam da maioria, são muitos os benefícios que eles podem oferecer para a estratégia de marketing. Alguns deles são:
Confira abaixo alguns tipos de conteúdos ricos que podem ser utilizados em uma estratégia de marketing de conteúdo:
A newsletter é um dos formatos usados no email marketing. Trata-se de um periódico, que pode abordar temas específicos, tendências, notícias, entre outras possibilidades.
Seu envio é feito para leads que se cadastraram para receber o conteúdo em seu email e, por isso, é uma estratégia que cria um relacionamento mais próximo com seu público-alvo ou com quem já é cliente.
Esse é um conteúdo de blog post disponibilizado em versão de áudio. Mas não se trata das vozes do Google, mas sim de narrações humanas, que oferecem uma experiência mais agradável ao usuário.
Isso não traz apenas praticidade para quem faz mais de uma atividade ao mesmo tempo, como também é uma importante ferramenta de acessibilidade, fazendo com que pessoas com algum tipo de deficiência visual possam consumir o conteúdo com a mesma qualidade.
A produção de conteúdos no formato audiovisual é uma estratégia que envolve uma infinidade de possibilidades de uso. Pode ser utilizada em materiais institucionais, promocionais, educativos, de curiosidades, perfis, tutoriais, depoimentos, cursos, entre outros.
E, para quem tem dúvidas do quanto o investimento nesse tipo de conteúdo rico é rentável, de acordo com o livro “Video Marketing” (2018), de Jon Mowat, empresas que utilizam esse formato aumentam a receita 49% mais rápido em comparação àquelas que não investem.
Os podcasts são conteúdos produzidos áudio. Funcionam como programas de rádios gravados e que são compartilhados em diversas plataformas na internet, como Spotify.
Esse formato conquistou o público nos últimos anos por permitir seu consumo simultaneamente à execução de outras tarefas cotidianas, como dirigir, fazer exercícios, cozinhar etc.
Os podcasts podem trazer entrevistas, debates, resenhas, críticas, notícias, narração de livros, entre outras possibilidades de conteúdo.
São versões do podcast em vídeo, podendo ser transmitidos ao vivo ou em versões gravadas e editadas. Os videocasts podem ser publicados no Youtube. Recentemente, o Spotify passou a oferecer a funcionalidade dentro da plataforma.
Os ebooks são conteúdos ricos por serem mais densos, aprofundados e estruturados que o blog post. Normalmente, eles são oferecidos ao usuário por meio de um cadastro, o que faz com que o visitante caminhe para a segunda etapa do funil de vendas, tornando-se um lead. Isso cria uma relação mais próxima e possibilita o recolhimento de dados do público-alvo.
Também é possível oferecer um ebook completo sobre as funcionalidades de um produto, por exemplo, o que pode ajudar no fechamento de uma venda.
Com uma funcionalidade parecida com a dos audio posts, trata-se da leitura de livros ou ebooks. São conteúdos acessíveis, além de permitirem que sejam consumidos enquanto se realiza outras atividades paralelamente.
Esse tipo de material rico no estilo relatório é produzido para abordar temas mais complexos ou técnicos. É ótimo para nutrição e qualificação de leads.
Os gráficos são formatos visuais que podem ser usados para ilustrar resultados de pesquisa. Eles devem ser claros e conter informações suficientes para o leitor entendê-los, sem precisar necessariamente consultar o texto complementar.
Os infográficos possuem um design atrativo que combina imagem, texto e gráfico para favorecer o entendimento sobre um tema específico. Essa união de formatos condensa informações e facilita a compreensão e absorção do conteúdo.
Os webinars são como conferências, seminários ou palestras online, com transmissão em tempo real, mas que podem ser gravados e disponibilizados posteriormente. Esse é um formato utilizado para a atração e qualificação de leads e educação de mercado.
Os relatórios são documentos que contêm comentários e explicações de dados captados em pesquisas, oferecendo ao público uma abordagem mais completa sobre temas relevantes.
Os quizzes ou enquetes são conteúdos interativos, um tipo de recurso que gera alto engajamento do público. Um ótimo exemplo de site que oferece esse formato é o Buzzfeed.
O conteúdo rico é uma importante ferramenta para o marketing de conteúdo, uma das expertises da Prosperidade Conteúdos. Conheça outras soluções que nosso time de especialistas oferece para marcas.