featured-image
Blog / Estrategia de marketing /

Guia do CMO do futuro: conheça as habilidades necessárias para liderar em marketing

Guia do CMO do futuro: conheça as habilidades necessárias para liderar em marketing

clock icon

Tempo de leitura: 6 min

12 de Setembro de 2023 | 10:00


Como se tornar uma liderança de um time de marketing diante de todas as mudanças pelas quais esse setor vem passando?

Quais as tendências que um futuro CMO deve conhecer para aplicar em seu dia a dia?

Quais as habilidades já exigidas para esse cargo pelo mercado e que vão se fortalecer nos próximos anos? Confira tudo neste artigo!

O que é um CMO?

CMO é a sigla para chief marketing officer, ou seja, é o diretor executivo de marketing de uma empresa.

É quem cuida de toda a estratégia de marketing, além de atuar como gestor de todos os funcionários e equipes envolvidos nessa estratégia.

Normalmente, o CMO se reporta diretamente ao CEO (chief executive officer, que equivale a diretor-executivo ou diretor-geral, dependendo da organização).

Quais são as responsabilidades de um CMO?

Imagem abstrata de uma mala aberta com ícones que representam as responsabilidades de um CMO: cooperação, foco e data-driven.

O CMO deve, em resumo: liderar todas as equipes que atuam no setor de marketing de uma empresa, pensar no planejamento estratégico de marketing e saber mensurar os resultados para verificar se a estratégia está sendo aplicada da melhor forma.

Veja, a seguir, algumas das responsabilidades exigidas para cargos de CMO em vagas consultadas no LinkedIn em janeiro de 2023:

  • Atuar como líder C-Level da empresa, participando ativamente de todo o ciclo de discussões e definição da estratégia, business planning, acompanhamento da execução e relacionamento com investidores;
  • Liderar todos os esforços e estratégias da função de marketing;
  • Estruturar, gerenciar e executar todo o marketing digital e offline;
  • Gerenciar e revisar todos as entregas, materiais, artes e ações dos fornecedores e time interno;
  • Mapear e entender o comportamento do consumidor;
  • Construir estratégias de aumento de aquisição e engajamento;
  • Revisar campanhas que foram ineficazes na entrega de mensagens para a persona, identificar as causas da ineficácia e fornecer treinamento direcionado para melhorar os planos de campanha;
  • Executar tudo o que envolve o branding, conteúdo, design e growth da empresa;
  • Gerenciar todo o processo de funil de vendas;
  • Aprovar OKRs (Objectives and Key Results) de marketing com o CEO;
  • Implementar ações que maximizem a geração de leads qualificados com o mínimo de CAC (Custo por Aquisição de Cliente);
  • Identificar e implementar novos canais de geração de leads;
  • Definir e alocar budget de mídia;
  • Monitorar e controlar as métricas, para verificar os desempenhos das ações;
  • Gerir e acompanhar conteúdos nas redes sociais.

Quais são as habilidades necessárias para se tornar um CMO?

Vale recorrer mais uma vez ao LinkedIn para verificar as habilidades que estão sendo mais requisitadas nas ofertas de vagas para o cargo de CMO no Brasil:

  • Experiência mínima de cinco anos (algumas empresas exigem período ainda maior que esse) em marketing, growth e performance;
  • Experiência com técnicas de marketing digital e não digital;
  • Experiência liderando equipes;
  • Excelentes habilidades de comunicação;
  • Habilidades com pesquisas e inteligência de mercado e análise de dados;
  • Conhecimento em SEO, SEM, social, content marketing, CRM e web analytics;
  • Capacidade de desenvolver boas estratégias de marketing e planos de negócio;
  • Capacidade de ajustar as estratégias de marketing para aumentar com a aquisição de clientes e demais métricas desejáveis;
  • Normalmente é pedida a fluência em inglês;
  • O bacharelado mais comum é em administração de empresas, marketing, comunicação ou área relacionada, e cursos de MBA e outras pós-graduações e mestrados são vistos como diferenciais.

Repare que as habilidades exigidas para a função de direção passam tanto pela expertise técnica em marketing, quanto pela boa capacidade de gestão de pessoas e de negócios, o que inclui boa comunicação interpessoal, mas também capacidade analítica e de compreensão de dados.

E essas são algumas das exigências que vão se tornar cada vez mais necessárias no futuro, como veremos no próximo tópico.

O que o mercado exigirá do CMO do futuro?

A imagem mostra três mãos segurando dispositivos eletrônicos que exibem gráficos.

Data-driven

Cada vez mais é exigido que profissionais – e as corporações como um todo – atuem com pensamento orientado pelos dados.

Vivemos em uma era de dados em profusão (a chamada Big Data), mas o diferencial é saber analisar esses dados e usá-los de forma estratégica para tomada de decisões.

Ao CMO é exigida essa habilidade de organizar os dados à sua frente, interpretá-los e pensar, a partir deles, nas melhores estratégias para tornar uma campanha de comunicação mais eficaz.

Inteligência artificial

A inteligência artificial está em desenvolvimento cada vez mais acelerado.

Uma pesquisa feita pela IBM e divulgada no final de 2022 mostrou que 41% das empresas brasileiras já usam alguma forma de IA em suas rotinas diárias. Dessas, 30% usam a inteligência artificial para marketing e vendas.

Por isso, é essencial que CMOs estejam por dentro dessa tecnologia, de seus avanços e potencialidades. Não vai demorar muito para que ela esteja presente em 100% das organizações.

Liderança remota

O trabalho remoto, ou híbrido, imposto pela pandemia da Covid-19, veio para ficar. Muitas empresas perceberam que esse formato traz consigo inúmeras vantagens, como aumento da produtividade, melhora no bem-estar dos funcionários e, claro, redução dos custos.

Será esperado, cada vez mais, que o CMO – assim como qualquer outro profissional que desempenhe cargo de liderança – saiba conduzir uma gestão de pessoas de forma remota, com todas as especificidades que esse formato possui.

Oferecendo suporte para suas equipes em home office, respeitando regras de bom senso para a comunicação com os funcionários e mantendo o pique de todos, o engajamento com os propósitos da empresa, além da produtividade em alta.

Customer-centric

Recentemente as organizações descobriram que é vantajoso, inclusive do ponto de vista financeiro, constituir entre seus pilares o de colocar o foco na experiência e no sucesso dos clientes. É o que o mundo corporativo chama de customer-centric.

Para o CMO, trata-se de uma mudança de foco também nas estratégias de marketing, que precisam ter a experiência do usuário cada vez mais colocada em primeiro lugar.

O inbound marketing e o marketing de conteúdo partem muito desse princípio, ao oferecerem campanhas que priorizam encantar o potencial cliente, ensinar algo a ele, engajá-lo em um assunto – muito antes de vender algum produto ou serviço.

Quer saber mais sobre as grandes ideias “do futuro” que já vêm sendo implantadas pelas agências de marketing digital? Entre em contato conosco e descubra que o futuro já começou!

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts