A otimização em assuntos quentes é um processo de SEO para conteúdos noticiosos ou de tendências, para que esses possam ser facilmente encontrados nos mecanismos de busca por pessoas que estão pesquisando informações sobre um tema.
Esses tópicos quentes geralmente têm um grande volume de buscas e são compartilhados amplamente nas redes sociais, o que significa que há uma oportunidade de atrair tráfego para o seu site se você conseguir otimizar o seu conteúdo corretamente. Como fazer isso? Explico abaixo:
Significa aplicar técnicas SEO para que notícias tenham um bom posicionamento nos motores de busca. Existem muitas práticas como usar palavras-chave em um título e ter um site otimizado.
Existem várias formas de otimizar uma notícia para os buscadores. Entre elas:
Seu título não precisa ser caça-cliques. Use a principal palavra-chave do assunto do texto para dar maior relevância para o conteúdo que está criando. E como escolher uma palavra forte? Existem ferramentas como o Semrush e extensões como o Keyword Everywhere, o Keyword Explorer e o Keyword Planner que podem medir o volume de buscas, dificuldade, oportunidade e o potencial de uma palavra-chave.
Além de reter o leitor no seu texto, uma galeria de fotos pode funcionar como um link próprio, que também vai rankear no Google. Portanto, assim como no título das notícias, é fundamental escolher keywords boas para o título da galeria.
O mesmo serve para fotos e ilustrações utilizadas sozinhas ao longo do texto.
A meta descrição em SEO é uma tag HTML que fornece um resumo do conteúdo de uma página da web. Ela aparece nos resultados dos buscadores abaixo do título da página e da URL e pode influenciar a decisão do usuário de clicar ou não em um link.
A meta descrição pode melhorar a relevância e a qualidade da página, ajudando a aumentar a visibilidade e o tráfego orgânico para o site. Além disso, ela deve conter palavras-chave relevantes para o conteúdo e fornecer informações úteis para o usuário.
É importante que tenha, no máximo, entre 155 a 160 caracteres, para que ela possa ser exibida completamente nos resultados.
Sitemap é um arquivo XML que lista todas as páginas do seu site, bem como outras informações como frequência de atualização, data da última modificação e importância relativa de cada página.
O objetivo de um sitemap é fornecer aos mecanismos de busca um guia completo e preciso do conteúdo do seu site. Isso faz com que os robôs possam rastrear e indexar suas páginas com mais facilidade.
Embora o sitemap não garanta que todas as suas páginas sejam indexadas, ele é uma importante ferramenta de SEO que pode ajudar a melhorar a visibilidade e o tráfego do seu site.
Para criar um sitemap, basta usar ferramentas específicas de SEO para o seu CMS, como o Yoast SEO, que funciona para sites em WordPress.
Depois de criar o sitemap, você deve enviá-lo ao Google e a buscadores por meio do Google Search Console. Certifique-se de atualizá-lo sempre que houver mudanças consideráveis.
Aproveite para linkar seus artigos entre si. Se os usuários virem um link que chame a atenção, eles podem clicar e passar mais tempo em seu site.
Link também textos externos, como referência das informações ali contidas. Claro que essas fontes precisam ser confiáveis, autoridades no assunto.
Os links internos também auxiliam na estruturação interna do site, facilitando a navegação contínua, explica Lucas Amaral, redator e estrategista da Prosperidade. “O objetivo sempre é manter o usuário o máximo de tempo possível dentro do site”, diz. Para os mecanismos de busca, isso também é um indicativo da qualidade estrutural do site.
Seja vigilante com links com conteúdos repetidos: isso faz com que a reputação do link seja dissolvida e pode gerar penalizações pelos motores de busca. Em casos como esse, se acontecer, use o redirect 301, que redireciona permanentemente um link para outro.
Otimizar imagens é uma prática importante para melhorar a experiência do usuário em seu site e também o desempenho SEO.
Estar conectado e atento ao noticiário e todas as redes sociais é uma forma de conseguir pensar em “pautas mornas”, como dizemos aqui na Prosperidade. A ideia surgiu para que pautas quentes permaneçam ranqueando por algum tempo. “Assim, além da notícia em si, são incluídos alguns tópicos conceituais", explica Lucas Amaral.
Por exemplo, se vamos noticiar uma atualização do Google, informamos sobre a novidade e adicionamos subtópicos como "o que é uma atualização do Google?", "quais foram as últimas atualizações do Google" ou "o que são sistemas do Google" para que o texto fique mais didático e continue a performar após a notícia esfriar.
Outra forma de gerar conteúdos é usar ferramentas como o "Answer the Public", que mostra o que as pessoas costumam perguntar sobre um termo relacionado.
Tente encontrar um equilíbrio entre o que é popular no momento e o que tem potencial para ser relevante no futuro. Procure por tendências ou assuntos que possam ter um apelo duradouro, mesmo que não estejam em alta no momento.
Por exemplo: estamos vivendo há alguns anos um período de alta na inflação. A cada mês, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) solta os valores do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Como surfar na notícia da inflação sem dar a notícia crua? Fazendo um conteúdo voltado a explicar o que é inflação e como ela funciona.
Outras dicas são:
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Prosperidade para colocar sua empresa no topo.