Alt Text: o que é, qual a importância e como escrever?

Além de possibilitar a inclusão de pessoas com deficiência visual, recurso agrada algoritmos do Google


Table of Contents


Ilustração: um homem por detrás de um computador. Na tela, imagens representam o alt text.Tornar os conteúdos mais acessíveis precisa ser uma das principais missões de quem escreve. Afinal, há tipos distintos de leitores com determinadas limitações que precisam ser consideradas. 

Tendo isso como foco, utilizar o recurso alt text em imagens é uma forma de incluir pessoas com deficiência visual. E isso impacta também de forma positiva em estratégias de SEO.

Chamado de alt attributes, alt descriptions ou, em português, texto alternativo, o alt text é a descrição de uma imagem postada na web. Fazer esse preenchimento é simples e agrada os algoritmos do Google, ou seja, afeta positivamente o ranqueamento das páginas – a ausência é prejudicial.

Neste artigo, vamos explicar por que o alt text é tão importante e dar dicas preciosas para escrevê-lo.

O que é o alt text para o Google?

O alt text, ou texto alternativo, é a descrição da imagem e do contexto no qual ela está inserida em um conteúdo, como um artigo. Esse recurso textual deve ser feito de forma manual pelo profissional de SEO ou redator. 

O Google possui um leitor de tela que auxilia os deficientes visuais a ter uma melhor experiência de navegação online. E isso é feito por meio de um software que narra os textos produzidos. No entanto, quando esse conteúdo é composto por imagens, esse programa precisa de informações extras para conseguir descrevê-las. E é essa a função do alt text

Qual é a importância do texto alternativo?

Uma mão segura uma lupa sobre uma imagem.

Não é novidade para quem trabalha com marketing de conteúdo que quanto mais completo um conteúdo for, mais ele é valorizado pelo Google e, por consequência, melhor a sua posição no ranqueamento no motor de busca. 

Ao falar de um artigo, quando ele contém imagens (fotos, infográfico e ilustrações) que o complementam, ele se torna mais atrativo para o leitor. Logo, as chances de alcançar os primeiros lugares no Google também são maiores.

Os mecanismos de busca cada vez mais estão aprimorando seus algoritmos para que seja possível ler qualquer imagem em uma página online e, assim, poder alcançar um público mais abrangente. Por isso, adicionar o texto alternativo nas imagens tem sido tão valorizado pelo Googlebot.

E vale dizer que o alt text é importante, ainda, para quando ocorre um problema de carregamento da imagem no site e, com isso, a descrição aparece em seu lugar. 

Como escrever um alt text?

Se alguma vez você leu que o texto alternativo deve contar apenas com a palavra-chave, esqueça isso de vez! Como já explicado, o texto alternativo deve ser a descrição de uma imagem e de seu contexto dentro de um conteúdo. É preciso que o usuário, a partir do alt text, consiga imaginar o que está contido ali. 

Se for possível colocar a palavra-chave, ótimo! Mas isso deve ser de forma natural e relevante. Vale ter em mente, ainda, que quanto mais objetiva for a descrição, melhor. 

Outra dica: evite escrever "imagem de" ou "foto de". Isso é desnecessário. Vá direto para o que está contido na imagem. O ideal é que não ultrapasse os 125 caracteres.

Ao escrever o seu texto alternativo tenha em mente que ele faz parte do conteúdo, ou seja, precisa ter a mesma qualidade, para garantir uma boa experiência para o usuário. Utilize uma linguagem simples, clara e com pontuação adequada.

Como adicionar o alt text na prática?

Duas mãos seguram placas com os dizeres "título da imagem" e "descrição da imagem". Entre elas há um ícone de imagem.

Isso vai depender do CMS que você usa. No caso do Wordpress, ao fazer o upload da imagem, essa opção já aparece juntamente com a seção de “título da imagem” e “legenda”.

É importante entender que o texto alternativo não substitui a legenda. Muito menos o contrário.

Caso a plataforma não tenha essa opção, será preciso incluir o alt tag dentro do código HTML. Mas, é simples também. Basta adicionar “alt = (descrição da imagem)” na tag da imagem. 

Agora que você já sabe a importância do alt tag para o SEO, que tal investir em um marketing de conteúdo eficiente e de qualidade? Entre em contato conosco. Nossos especialistas podem te ajudar a criar a melhor estratégia para a sua marca. 

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts