“Qual seu podcast preferido?” tornou-se a pergunta mais comum nos últimos anos. Segundo uma pesquisa da IAB Brasil, em 2021, 76% dos brasileiros ouviram podcasts em algum momento do ano – proporção que era de apenas 40% em 2019.
Impulsionado durante os primeiros anos de pandemia, os programas de áudio ganharam maior destaque desde então. De acordo com a pesquisa, quem não sabia o que era podcast caiu de 32% para 10% entre 2019 e 2022.
O estudo explica que o crescimento do número de smartphones, o avanço da banda larga e a popularização do formato nos últimos anos ajudaram a divulgar os podcasts.
Outros dados que contribuem para mostrar a popularidade desse formato é que 35% dos brasileiros com acesso à internet disseram escutar conteúdos três ou mais vezes por semana, enquanto 20% afirmaram ouvir duas vezes por semana e 18%, ao menos, uma vez por semana.
Além disso, o raio-x que a pesquisa fez mostra o potencial multigeracional que o modelo oferece: ouvintes com idade entre 25 e 34 anos estão no grupo que mais consome podcast. “A vantagem é pouca, mas as outras faixas etárias também apresentam alto volume de adesão”, diz o estudo.
“Um indicativo muito claro sobre como o podcast entrou de vez no dia a dia da audiência no país está na comparação com os números de um estudo realizado em janeiro de 2019 pelo IBOPE Inteligência. Na época, 43% das pessoas entrevistadas diziam não ouvir o meio com frequência. Em 2021, esse percentual caiu para apenas 17%.”
Depois dessa enxurrada de dados, fica difícil discordar de que podcasts podem ser um bom investimento quando o assunto é marketing de conteúdo.
Podcast é um programa de áudio que pode ser feito em vários estilos, como de entrevistas, narrativo, mesa redonda e de notícias.
Há também os videocasts, alguns ao vivo, outros gravados, que posteriormente ganham uma versão somente em áudio para quem quiser ouví-los.
Os podcasts podem ser uma forma de manter a audiência envolvida com sua empresa. Isso pode aumentar o engajamento e ajudar a construir uma comunidade em torno da marca.
Ter um podcast também ajuda na relevância, auxiliando a construir a reputação da marca como um expoente em seu setor.
Eles também podem expandir o alcance de uma marca, permitindo que ela atinja novos públicos de interesse que talvez não estejam familiarizados com seus outros canais.
Os podcasts podem ser usados para oferecer conteúdo exclusivo aos ouvintes, o que pode ajudar a aumentar o valor percebido da marca e a fidelidade do cliente.
Esse formato também pode ser oferecido como conteúdo rico, em troca de o usuário virar um lead ao preencher um formulário.
Por último, mas não menos importante, podem ser usados como uma fonte de receita, por meio da publicidade ou patrocínio.
E planeje-se, assim como qualquer outro tipo ou formato de conteúdo produzido, é importante ter estratégia e planejamento.
O podcast é um formato que pode ser consumido a qualquer hora e em qualquer lugar. Um ouvinte pode ouvir um programa fazendo exercícios, dirigindo, trabalhando. Isso dá a ele a possibilidade de adaptar o consumo à sua própria rotina, sem ter que se comprometer com um horário fixo.
Comparado a outros formatos, como os vídeos, o podcast tem um custo de produção relativamente baixo. Tudo o que você precisa é de um microfone e um software de edição de áudio básico para começar a criar.
Como o podcast muitas vezes é apresentado em um formato de conversa, os ouvintes têm a sensação de que estão participando de uma discussão, em vez de simplesmente receber informações. Isso ajuda a criar uma comunidade em torno do podcast, o que pode ser benéfico tanto para os criadores quanto para os ouvintes.
Contudo, também há outros tipos de formatos de podcast, como os narrativos, no qual uma história é contada, podendo haver ou não entrevistas.
É possível também embedar players para que o podcast apareça dentro de um blog post, por exemplo, deixando o texto mais multimídia e até possibilitando um aumento do tempo de permanência na página, o que é um importante fator de ranqueamento.
Aproveitar podcasts para seu negócio pode ser um caminho de engajar seu público-alvo de forma diferente e mais atraente. Investir nesse formato de conteúdo pode ser uma maneira criativa de se destacar no mercado e estreitar o relacionamento com os usuários.
Agora que você conheceu mais um importante formato para trabalhar na sua estratégia de marketing digital, que tal aprender a montar um planejamento de conteúdo?