O recolhimento de dados oferece aos profissionais da área um vasto universo de métricas de marketing.
Afinal, o Big Data trabalha incansavelmente na busca por informações sobre os usuários.
Com isso, as atividades voltadas ao marketing digital se tornam muito mais certeiras. E as ações personalizadas geram maior lucratividade para as empresas que investem em práticas de obtenção e análise dos números.
Contudo, existem alguns empecilhos para extração do máximo potencial desse recurso.
Um deles é a identificação de quais indicadores devem ser observados de perto, quais são secundários e quais podem ser descartados.
Se você tem essa dúvida, chegou ao lugar certo.
No texto a seguir, descubra o que são métricas de marketing e saiba quais são as principais.
Métricas de marketing são indicadores numéricos para planejar ações de marketing ou medir o seu impacto e performance. Ou seja, são valores coletados por ferramentas digitais que auxiliam na tomada de decisão de equipes de marketing.
Essas métricas também podem ser utilizadas no marketing tradicional.
Apesar disso, são muito mais comuns no marketing online, já que o recolhimento de dados e a confecção de relatórios são simplificados.
Outro detalhe importante é que existem muitas métricas de marketing, que possuem as mais diversas funcionalidades e características. Afora o fato de serem utilizadas em vários canais, plataformas, ferramentas e etapas do funil de vendas.
Por isso, é impossível dizer quais delas são mais importantes, sendo esse critério uma questão de alinhamento estratégico.
Como medidores, as métricas podem ser reunidas em grupos ainda mais específicos.
Isso acontece devido ao grande volume de dados, quando há uma seleção de algumas delas para observar o desempenho das campanhas de marketing. Afinal, o excesso de informações mais atrapalha do que ajuda.
A esses indicadores valiosos, dão-se os nomes de KPIs e OKRs.
KPI é a sigla para Key Performance Indicator (Indicador-Chave de Performance), e representa as métricas específicas de uma atividade, como times, projetos, canais, programas, produtos ou outras variáveis.
Os KPIs de marketing normalmente se aplicam às equipes de marketing — ou da aliança dos times de marketing e vendas, também conhecido como vendarketing.
OKR é a sigla para Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave), e representa as métricas que englobam toda a companhia, sendo considerados números do negócio.
Normalmente, os OKRs têm metas agressivas e contam com múltiplos times para o alcance de tais objetivos.
Assim, os OKRs são objetivos compartilhados por todas as frentes, enquanto os KPIs são metas para grupos ou estratégias.
As métricas são ativos valiosos nos mais diversos canais de comunicação.
Existe um grande leque de valores que podem ser considerados em cada um deles.
A seguir, veja quais são algumas das mais utilizadas.
Além disso, como o marketing é considerado uma matéria transversal no mundo do empreendedorismo, muitas vezes se cruzam com medidores como:
Lembre-se de que, apesar de essas serem algumas das principais métricas de marketing, existe um universo de dados que podem ser considerados.
Inclusive, novas métricas surgem com frequência, principalmente partindo da relação entre outros indicadores, tudo em prol do marketing de resultados.
Se você tem dificuldades em lidar com o Big Data, pode ser uma boa ideia contar com um serviço terceirizado.
Nesse caso, saiba como funciona a consultoria de marketing digital.