Saiba como o marketing escolar pode aumentar matrículas de alunos

Estratégia focada em instituições de ensino também ajuda na retenção de estudantes


Table of Contents


Ilustração: uma mulher lendo um livro. À sua frente há alguns livros pendurados em anzóis, representando o marketing escolar.Quem tem uma escola, de ensino infantil, fundamental ou médio, sabe como é um desafio, ano após ano, captar novos alunos. E isso vale especialmente para os tempos atuais, em que a instabilidade financeira obriga famílias a reduzirem gastos. 

Mas, para aqueles pais que decidem manter o investimento na educação de seus filhos, são muitos os fatores a serem considerados na hora de escolher a instituição de ensino. E, diante de um mercado tão competitivo, é preciso saber vender bem os seus diferenciais para se destacar. Para isso, existe o marketing escolar. 

O que é o marketing escolar?

O marketing escolar é um conjunto de estratégias que visam uma maior captação de alunos para esse tipo de instituição de ensino. Por meio dessas ações, a escola estabelece sua marca, pela qual será reconhecida na comunidade, além de mostrar sua autoridade, estrutura física, corpo docente, métodos de ensino, entre outros diferenciais que colaboram para que pais decidam por matricular seus filhos nelas.

Mas não só isso. Esse tipo de marketing tem um essencial papel para causar encantamento e garantir uma alta taxa de retenção dos estudantes já matriculados. 

Um estudo realizado pelo Instituto Escolas Exponenciais, em 2021, mostrou que as principais razões que fazem os pais manterem seus filhos na escola no ano letivo seguinte são:

  • cuidado e atenção pessoal da equipe pedagógica com os filhos foi o motivo mais votado, sendo a resposta de 28% dos responsáveis;
  • em seguida, aparece a qualidade na formação acadêmica (24%); 
  • qualificação da equipe pedagógica (20%);
  • e relacionamento próximo e participativo com pais e alunos (19%).

Essa atenção e relacionamento próximo podem ser realizados por meio do marketing para escolas. De que forma? É o que vamos mostrar!

Como funciona o marketing escolar?

Imagem abstrata: alunos correm em direção a uma porta. No lugar de suas cabeças há uma porta.Antes de qualquer coisa, é preciso ter bem definido quem é o seu público-alvo. No caso de uma escola de ensino médio, por exemplo, podemos considerar os pais e adolescentes da região em que a instituição está localizada.     

É importante ainda fazer um estudo da concorrência para identificar quais são os pontos fortes da sua escola, que fazem com que ela se destaque em relação às outras, assim como saber quais são suas fraquezas. 

Outro passo é ouvir seus clientes (nesse caso, pais e alunos) para compreender o que eles pensam da instituição, como a avaliam e quais pontos devem ser trabalhados. 

Como atrair mais alunos para uma escola com o marketing escolar?

Como explicado anteriormente, essas práticas exigem, antes de qualquer coisa, muito estudo e planejamento. Por isso, contar com uma equipe de especialistas faz total diferença nos resultados alcançados. Pode acreditar: nenhuma postagem é aleatória! Conheça algumas das estratégias mais eficientes:

Marketing de conteúdo

Trata-se de uma ação voltada para as mídias online, que pode ser, inclusive, o primeiro contato do público com a sua marca (no caso, escola). O objetivo é prestar um serviço, antes mesmo de a pessoa se tornar cliente. No caso, oferecer um conteúdo de qualidade, que agregue valor.

Para isso, deve ser elaborado um calendário editorial, com conteúdos informativos, que mostrem a autoridade da escola em temas relacionados à educação e tudo o que faz parte do ambiente escolar. 

Esses conteúdos podem ser distribuídos em diversos canais digitais como: 

  • Site Institucional;
  • Blog;
  • Redes Sociais;
  • Email Marketing;
  • Aplicativos de Comunicação;
  • Entre outros.

Cada um desses canais exige um tipo de linguagem e formato específico para engajar o público. É fundamental pensar em conteúdos atrativos, que realmente agreguem valor e não pareçam uma simples publicidade. O marketing de conteúdo preza pela qualidade e credibilidade da informação.

Marketing de experiência

Essa é uma estratégia que ajuda na captação de novos alunos por ser bem atrativa. Trata-se de mostrar o serviço e a estrutura física da escola de uma forma diferente e personalizada. Isso pode ser feito presencialmente ou, até mesmo, por meio de um tour virtual, desde que conte com um profissional da escola para tirar dúvidas e “vender” o melhor da instituição. Outra possibilidade é oferecer aulas experimentais para mostrar, na prática, suas técnicas de ensino.

Omnichannel

Uma mão segura um megafone. Ao seu redor, ícones sociais de like, clique e mensagem.Por meio do omnichannel a escola pode oferecer uma experiência completa em diferentes canais de comunicação, tanto online como offline.

Ao manter uma linguagem alinhada em todos os canais, assim como um atendimento de qualidade, a instituição consegue divulgar suas informações de forma mais ampla, atingindo diferentes perfis. 

Por exemplo: enquanto os pais optam pelo atendimento telefônico ou via WhatsApp para tirar dúvidas sobre a escola que está pesquisando para seus filhos, esses potenciais alunos, provavelmente, fazem suas próprias pesquisas nas redes sociais, até mesmo para ver o quanto – e como – a instituição se comunica com a sua geração. 

Redes sociais

As redes sociais, muitas vezes, são o primeiro contato do público com a escola. Por meio delas, é possível mostrar novidades, ações internas e reforçar sua autoridade, além de despertar nos estudantes o desejo de fazer parte daquela comunidade escolar. 

Elas possibilitam, ainda, um relacionamento mais próximo com os alunos, incentivando o compartilhamento de suas vivências no ambiente escolar. Como já citamos, esse é um dos pontos determinantes para pais e alunos na hora de fazer a rematrícula. 

Um dos melhores formatos para as redes sociais são os vídeos curtos. Vale produzir alguns com técnicas de estudo, comentários sobre livros exigidos nos vestibulares, explicações de temas que estão em alta na sociedade etc. 

Email Marketing

Uma das ferramentas mais eficientes para se comunicar com a comunidade escolar (que engloba pais, alunos, professores e funcionários), o email marketing permite anunciar novidades, promoções, iniciativas, entre tantos outros tipos de informações relevantes. 

O email marketing pode ser utilizado de diferentes formas, como: 

Por fluxo de nutrição

É uma sequência de emails enviados para o seu público, com informações que ajudam o lead a fazer a matrícula e, posteriormente, proporciona um relacionamento próximo.

É importante que sejam conteúdos interessantes que levem o usuário a engajar e/ou fazer determinada ação. Embora sejam automatizados, há ferramentas que possibilitam uma maior personalização. Para isso, você pode segmentar sua lista de contatos por grupos, como:

  • Relação com a escola; 
  • Estágio na jornada do consumidor;
  • Conteúdos que já consumiu ou interagiu;
  • Entre outros.

Newsletter

É um boletim informativo enviado periodicamente, que pode conter variados tipos de conteúdos, como notícias relacionadas à educação, dicas de leituras, entre outros temas.

A newsletter reforça a marca da escola, leva o lead para publicações em outros canais, além de criar uma relação próxima com os alunos já matriculados e seus pais.

Neste artigo, apresentamos as vantagens de investir no marketing escolar. Então, se você deseja contar com uma agência especializada no assunto, entre em contato conosco. Será um prazer avaliar as suas necessidades e elaborar uma estratégia personalizada para a sua escola.  

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts