Top 8 estratégias de marketing digital para bancos em 2023

Concorrência crescente no setor pede que marcas conquistem autoridade online e melhorem atendimento ao público


Table of Contents

    1. Marketing de Conteúdo
    2. SEO
    3. Redes sociais
    4. Email marketing
    5. Links patrocinados
    6. Inbound Marketing
    7. Humanização
    8. UX/UI

Ilustração: uma mulher segura um megafone em frente a uma instituição financeira, representando o marketing digital para bancos.

Um dos grandes desafios atuais do setor bancário (com o crescente surgimento dos bancos digitais) é estabelecer um relacionamento de confiança com o cliente, que busca uma instituição que lhe passe a segurança necessária para investir seus recursos financeiros.  

E esse é um dos motivos que fazem com que, muito mais do que “apenas” conquistar novos clientes, seja essencial para essas instituições bancárias encontrarem mecanismos para fidelizar aqueles que já fazem parte da clientela. E para isso existe o marketing digital para bancos. 

O que é o marketing digital para bancos? 

O marketing digital para bancos é uma estratégia especializada para o setor, ou seja, voltada para as necessidades das instituições bancárias, tanto para a aquisição de novos clientes quanto para possíveis melhorias do atendimento ao público. 

Com ações assertivas, é possível criar canais de diálogo que promovam uma conexão entre bancos e clientes, baseada na confiança e na resolução de demandas.

O marketing digital para bancos assume um papel não apenas de escuta para entender as exigências do público, mas principalmente de proatividade, ao oferecer soluções, resolver problemas e, até mesmo, prever e antecipar necessidades e desejos dos clientes.

A digitalização dos serviços bancários foi uma das responsáveis por mudar o comportamento dos clientes de bancos. Inclusive, a popularização de empresas financeiras digitais também obrigou que as instituições tradicionais se adaptassem e passassem a investir em tecnologias e no marketing digital para se manterem competitivas em um mercado cada vez mais acirrado. 

Nova call to action

Como funciona o marketing digital para bancos? 

O marketing digital para bancos é voltado para campanhas no ambiente online, como redes sociais, blogs e email marketing, apenas para citar alguns. 

Independentemente do formato e dos canais escolhidos, as estratégias são focadas na persona da instituição financeira (ou seja, o personagem que representa o seu cliente ideal), tendo sempre como foco entender seu perfil de consumo e suas necessidades.

É preciso ter em mente que trabalhar o marketing digital não se trata de adaptar velhas fórmulas a um novo contexto, mas sim estar atento às novas linguagens e formas de se comunicar com um público cada vez mais exigente, conectado e que cobra que empresas das quais consome estejam dispostas a se atualizar constantemente, acompanhando assim as velozes mudanças que acontecem no mundo.

Como funciona a jornada do cliente em bancos? 

Um homem se aproxima de uma moeda.

Quando se fala em investir na melhor experiência do cliente de banco é preciso, antes de qualquer coisa, entender toda a sua jornada de compra, algo que envolve todos os setores do negócio.

Ao mapear essa jornada, tem-se uma visão completa do caminho percorrido do momento em que o indivíduo identifica que tem um problema, até a conversão e a fidelização do mesmo. 

Isso é importante para conseguir prever como o cliente em potencial vai interagir com o serviço ou produto oferecido pelo banco e, a partir disso, eliminar possíveis barreiras que possam fazer com que ele abandone esse caminho. 

Isso se torna ainda mais necessário diante das facilidades que os bancos digitais oferecem, por exemplo, para abertura de contas e contratação de empréstimos. 

Os bancos tradicionais precisam se diferenciar para conseguir concorrer com as instituições financeiras que já nasceram 100% digitais, em busca de convencer o público (principalmente o mais jovem)  sobre sua eficiência e credibilidade – claro, também buscando cada vez mais entrar no mundo digital.

O serviço personalizado e humanizado, por exemplo, pode se apresentar como uma estratégia para isso. E o marketing digital entra como um grande aliado, como apresentaremos ao longo deste artigo.

Top 8 estratégias de marketing digital para bancos em 2023 

Saiba quais são as principais estratégias de marketing digital para instituições financeiras em 2023:

1. Marketing de Conteúdo 

Quando o assunto é o marketing digital, o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias a ser adotada. Por meio dos conteúdos produzidos, o banco pode mostrar sua autoridade na área de finanças e aumentar o tráfego orgânico para sites, blogs, redes sociais e aplicativos. Além disso, é possível orientar, educar e engajar o público – e claro, gerar conversões.

É importante reforçar a necessidade de produzir conteúdos de qualidade e que gerem interesse, para que seja alcançado o objetivo da instituição financeira.

2.  SEO

A Estratégia de SEO é o processo de implementação de ações que tem como objetivo posicionar as páginas de um site ou blog no topo dos mecanismos de busca, como o Google. 

A partir disso, são maiores as chances de gerar tráfego, reforçar a sua presença digital e concluir vendas.

Um exemplo de case em que o SEO foi bem utilizado é o da Prosperidade Conteúdos com o  Banco PAN, que fez o número de palavras-chave ranqueadas aumentar 833% em 1 ano e as visitas orgânicas atingirem um crescimento de 1.141%.

Fazem parte dessas ações pesquisas de palavras-chave, produção de textos com elementos como SEO title, meta description, alt text, links internos, entre outros.

3. Redes sociais 

As redes sociais são espaços nos quais os bancos podem se relacionar de forma mais próxima com o seu público, transmitir mensagens, divulgar campanhas e, com isso, aumentar a presença digital, conseguir engajamento e conversão de novos leads e clientes.

Plataformas como Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, LinkedIn e YouTube, quando alinhadas com o público-alvo e com as outras estratégias do marketing digital, possuem um papel essencial para se criar um relacionamento próximo e, com isso, fidelizar o público. 

4. Email marketing

Segundo dados de 2021 da empresa Hubspot, 4 bilhões de pessoas pelo mundo utilizam o email como uma das principais formas de comunicação. Diante desses números, pode-se ter uma dimensão do quanto esse é um canal importante para o marketing. 

O email marketing permite ações como disparo de newsletter, fluxos de nutrição de vendas e mensagens transacionais. Esses envios podem ser realizados para uma base de contatos, que podem ser clientes dos bancos ou usuários que se cadastraram em uma mailing list.

5. Links patrocinados

Os links patrocinados são anúncios que podem levar os usuários à página do banco. Eles podem ser utilizados no Google, em emails, aplicativos, páginas de terceiros, marketplaces e redes sociais. 

6. Inbound Marketing 

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é um conjunto de estratégias que focam atrair, converter e encantar clientes por meio de conteúdos e comunicação de qualidade.

No caso dos bancos, são usados diferentes recursos, como sites e hubs de conteúdo de qualidade que apresentem informações úteis e relevantes ao público que o banco quer atingir; email marketing e materiais ricos (como ebooks, infográficos e vídeos).

7. Humanização

O consumidor, embora use cada vez mais os recursos tecnológicos, têm exigido atendimentos humanizados, ou seja, em que suas necessidades sejam atendidas com personalização, empatia e eficiência. E isso vale, também, para instituições financeiras. 

É preciso conhecer o cliente. Para isso, mais uma vez, o estudo da persona se faz mais do que necessário. 

Também faz parte de um atendimento humanizado preparar a equipe responsável para, em todos os canais, promover acessibilidade, responder os feedbacks recebidos e adotar ferramentas tecnológicas que auxiliem nesse serviço.

8. UX/UI

O terceiro volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022, feito pela Deloitte, mostra que as operações por mobile e internet banking alcançaram 70% das 119,5 bilhões de transações em 2021.

A movimentação financeira pelo celular teve crescimento de 75% – de 9,3 bilhões para 16,3 bilhões de operações. 

O estudo também mostra que as transações relacionadas a pagamentos cresceram 72% no mobile banking.

Portanto, é essencial que faça parte da estratégia das instituições financeiras oferecer esse serviço com eficiência e focado na melhor navegação do usuário. Por isso, é tão importante o investimento na Experiência do Usuário (ou UX, em inglês).

O serviço online, seja por aplicativo ou internet banking, deve ter uma boa usabilidade, atendimento eficiente, ser intuitivo e oferecer canal de feedback. 

Faz parte ainda contar com uma boa UI (interface de interação), que basicamente é o que permite que o usuário consiga ser orientado na sua navegação. 

Um bom UI deve contar com informações claras, etiquetas de menus, encadeamento de páginas, escolha de cores estratégicas, entre outros elementos.

Como automatizar as ações de marketing digital para bancos? 

Uma mão segura um aviãozinho de papel.

A automação é o uso de tecnologias para automatizar ações e processos e, com isso, trazer mais eficiência. No caso do marketing digital, ela pode ser usada para programação de disparo de emails, agendamento de posts nas redes sociais e blog e uso de chatbots, por exemplo.

Como integrar as ações digitais para clientes de bancos? 

Quando falamos em marketing digital, que utiliza diversos canais para se manter próximo do seu cliente, é essencial investir em uma estratégia omnichannel

Isso significa atuar em diferentes canais de comunicação de forma interligada e simultânea, sejam eles online ou offline.

No caso do setor bancário, por exemplo, é possível dialogar com consumidores por aplicativos de banco, redes sociais, email, SMS, blogs, sites e Whatsapp, entre outros. 

Mas, o ponto essencial é manter a mesma eficiência e agilidade nas resoluções de problemas, além de ter uma linguagem única, que transmita a mensagem do banco ao público de forma padronizada e adequada. 

Esse conjunto de estratégias e ações colabora para aumentar a visibilidade da marca, assim como o seu posicionamento, reconhecimento e autoridade digital. 

Gostou do artigo? Inscreva-se para receber notícias de marketing para instituições financeiras.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts