featured-image
Blog / Estrategia de marketing /

7 livros de marketing para alavancar a carreira

7 livros de marketing para alavancar a carreira

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

25 de Outubro de 2022 | 10:30

author icon

Escrito por: Jonas Carvalho

Os livros de marketing são uma boa opção para quem deseja aprender mais sobre a área e, principalmente, alavancar a carreira.

Afinal, quem quer construir uma trajetória profissional no setor deve conhecer os principais conceitos de marketing, além de estar por dentro de novidades e tendências.

Esse aprendizado aumenta as possibilidades de ingressar na área e obter promoções e ganhos salariais, por exemplo.

O conhecimento obtido também ajuda na especialização em áreas como marketing de conteúdo e marketing digital.

Com um repertório maior e qualificado fica mais fácil criar campanhas, montar estratégias e executar ações diversas de marketing.

Neste texto, confira 7 livros de marketing para quem quer alavancar a carreira e se destacar no mercado, que é dinâmico, competitivo e repleto de oportunidades.

7 livros de marketing para quem quer se destacar no mercado

1. “Administração de Marketing”

Uma mão segura um livro.

Os autores Philip Kotler – considerado um dos principais estudiosos da área – e Kevin L. Keller são responsáveis pela obra que faz uma abordagem analítica sobre o tema, com foco no aspecto gerencial do marketing.

O livro utiliza abordagens e perspectivas clássicas e contemporâneas, além de linguagem objetiva e clara, para falar sobre como é possível aplicar o pensamento estratégico no marketing.

A obra está, atualmente, em sua 15ª edição, sendo que a primeira versão do livro foi publicada em 1967.

2. “Free – O Futuro dos Preços”

Chris Anderson, físico e editor-chefe da Wired, também autor do best-seller “A Cauda Longa”, aborda a gratuidade de serviços que virou tendência na era digital.

Ao analisar o conceito de “gratuito” e de que maneira isso afeta a vida da população, ele aponta como o capital é gerado para empresas que oferecem serviços a “custo zero”.

O livro foi originado a partir de um dos capítulos de “A Cauda Longa” e amplia a discussão sobre a economia da abundância.

3. “Palavras que Funcionam”

Frank Luntz, arquiteto linguístico e consultor de comunicação, traz em seu livro o poder de frases persuasivas, slogans e, principalmente, o que está por trás de acertos e erros em anúncios, discursos e campanhas.

A obra também traz técnicas que ajudam na comunicação, além do uso de linguagem eficaz para transmitir mensagens, ao mesmo tempo em que ajuda a compreender como encontrar e usar as palavras certas.

O livro mostra, por fim, que a chave para a comunicação de sucesso é entender como atingir outras pessoas de maneira profunda por meio das palavras.

4. “Estratégia Competitiva”

O professor de economia e administração Michael Porter expõe em sua obra como a competição industrial é complexa e o que é necessário para se destacar em relação a outras empresas do mercado.

Além disso, o livro traz a definição da vantagem competitiva por meio de preços e custos, além das estratégias possíveis de adotar para conseguir mais eficiência em um negócio.

A publicação ainda traz as “5 Forças de Porter”, que mostram o que influencia o potencial de uma empresa em sua área de atuação.

5. “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”

Uma mão indo em direção a outra mão que segura notas de 100 reais.

O autor Rafael Rez mostra no livro como o marketing de conteúdo pode ser estratégico para a expansão de empresas no mundo digital.

Além disso, a obra indica o uso do marketing de conteúdo na atração de clientes, aumento de vendas e como a produção de conteúdo de qualidade envolve aspectos diversos, do planejamento às métricas.

O livro também indica como é fundamental transmitir mensagens e usar conteúdos de valor para as pessoas e como o marketing de conteúdo é uma “moeda” que compra o tempo e a atenção dos consumidores.

6. “Contágio – Por Que as Coisas Pegam?”

O professor e pH.D em marketing Jonah Berger apresenta no livro o que está por trás da popularidade de produtos que viralizam em redes sociais e influenciam discussões da opinião pública..

A obra traz um olhar científico relacionado ao que faz as pessoas falarem sobre um produto ou ideia, além de indicar princípios que atrapalham a popularidade de um determinado conteúdo.

A publicação ainda ajuda a compreender as técnicas de disseminação de informações, o que pode fazer a diferença na hora de apresentar um produto ou serviço.

7. “Métricas de Marketing: O Guia Definitivo de Avaliação de Desempenho de Marketing”

Os autores Paul W. Farris, Neil T. Bendle, Philip E. Pfeifer e David Reibstein trazem no livro um manual prático que ajuda a avaliar o retorno de ações de marketing e quais métricas devem ser analisadas para mensurar resultados de forma efetiva.

Além disso, a obra mostra como é importante não apenas medir números, mas entender como as métricas estão interligadas e quais são as consequências de decisões não baseadas em dados.

Com a publicação é possível entender sistemas diversos de mensuração de resultados de marketing, além do funcionamento dessas ferramentas que ajudam a melhorar resultados.

Se você quer saber todas as possibilidades do marketing para a sua empresa, entre em contato conosco!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts