Quem navega na internet já deve ter se deparado com a sigla HTTPS ao digitar o endereço eletrônico de alguma página. Embora esteja tão presente no dia a dia, você já se questionou o significado dela?
Muito mais do que apenas complementar um endereço, o HTTPS tem a importante missão de proteger suas informações no ambiente online que, sabemos bem, deixa nossos dados vulneráveis e sujeitos a ataques de hackers.
Portanto, conhecer essa sigla é, também, ter a tranquilidade de que suas senhas, informações pessoais e cartões de crédito estão seguros.
A empresa de cibersegurança Norton (aquela dos antivírus) divulgou em março de 2022 os resultados de uma pesquisa que aponta que 58% dos brasileiros entrevistados foram vítimas de crime cibernético em 2021.
O estudo estima ainda que cerca de 71 milhões de brasileiros sofreram ataques cibernéticos nos 12 meses anteriores ao levantamento.
Ao longo deste artigo, vamos explicar a funcionalidade do HTTPS, sua importância e a diferença para o HTTP.
O HTTPS é a sigla para o termo em inglês “Hyper Text Transfer Protocol Secure”, que, em português, pode ser traduzido como Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.
Esse é um código que tem como funcionalidade conferir uma camada extra de proteção na transmissão de dados entre um computador e o servidor que hospeda determinado site.
O que faz com que o HTTPS seja mais seguro é a criptografia de dados, ou seja, uma comunicação que só pode ser entendida pelo computador e o servidor, o que dificulta, e muito, quem interceptar as informações trocadas entre eles. Por isso, o usuário pode ficar mais tranquilo para informar, por exemplo, a uma loja online, seu endereço, CPF e dados bancários.
Aquela mesma pesquisa realizada pela empresa Norton trouxe outros dados que mostram como a exposição de dados pode ocasionar em crimes virtuais: 37% dos entrevistados afirmam que detectaram software malicioso em um computador, rede Wi-Fi, smartphone, tablet, casa inteligente ou outro dispositivo conectado à internet. Além disso, 10% sabem que suas informações pessoais foram expostas em um vazamento de dados.
Portanto, é uma necessidade e uma obrigação que os sites atualmente ofereçam a seus usuários um ambiente 100% criptografado e seguro.
Basicamente, os dois protocolos têm a mesma funcionalidade central: permitir a transferência de dados entre navegadores e servidores.
No entanto, quando um endereço online é HTTP, ele está mais vulnerável a interceptações de informações, justamente por não haver a codificação entre as mensagens trocadas.
Já o HTTPS faz uso da criptografia TLS/SSL, que é considerada uma das mais eficientes na proteção de websites. Para explicar de um jeito simples, o SSL e o TLS criam um tipo de túnel de segurança, no qual toda informação trocada entre o usuário e o servidor, enquanto estiver no site, passa apenas por ali.
Identificar se um site é HTTP ou HTTPS é bem fácil: os endereços protegidos contam com um ícone de cadeado ao lado do endereço. Ao clicar nele, aparece a mensagem “a conexão é segura”.
Contar com o HTTPS em um site não é benéfico apenas para o usuário. Suas vantagens se estendem ao site, funcionando também como uma importante estratégia de SEO:
A transição para o HTTPS pode ser feita em sites que já existem. Não é preciso criar um endereço do zero. Para a mudança, é preciso:
Agora que você já sabe da importância de investir em um site HTTPS, o que acha de adotar os outros critérios que impactam no tráfego da sua página? Entre em contato conosco! Será um prazer te atender.