featured-image
Blog / SEO /

HTTPS: por que é tão importante investir no protocolo de segurança?

HTTPS: por que é tão importante investir no protocolo de segurança?

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

16 de Maio de 2023 | 10:00

author icon

Escrito por: Tati Barros

Quem navega na internet já deve ter se deparado com a sigla HTTPS ao digitar o endereço eletrônico de alguma página. Embora esteja tão presente no dia a dia, você já se questionou o significado dela?

Muito mais do que apenas complementar um endereço, o HTTPS tem a importante missão de proteger suas informações no ambiente online que, sabemos bem, deixa nossos dados vulneráveis e sujeitos a ataques de hackers.

Portanto, conhecer essa sigla é, também, ter a tranquilidade de que suas senhas, informações pessoais e cartões de crédito estão seguros.

A empresa de cibersegurança Norton (aquela dos antivírus) divulgou em março de 2022 os resultados de uma pesquisa que aponta que 58% dos brasileiros entrevistados foram vítimas de crime cibernético em 2021.

O estudo estima ainda que cerca de 71 milhões de brasileiros sofreram ataques cibernéticos nos 12 meses anteriores ao levantamento.

Ao longo deste artigo, vamos explicar a funcionalidade do HTTPS, sua importância e a diferença para o HTTP.

O que é o HTTPS?

O HTTPS é a sigla para o termo em inglês “Hyper Text Transfer Protocol Secure”, que, em português, pode ser traduzido como Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

Esse é um código que tem como funcionalidade conferir uma camada extra de proteção na transmissão de dados entre um computador e o servidor que hospeda determinado site.

O que faz com que o HTTPS seja mais seguro é a criptografia de dados, ou seja, uma comunicação que só pode ser entendida pelo computador e o servidor, o que dificulta, e muito, quem interceptar as informações trocadas entre eles. Por isso, o usuário pode ficar mais tranquilo para informar, por exemplo, a uma loja online, seu endereço, CPF e dados bancários.

E por que o HTTPS é tão importante?

Janela da internet com ícones ao redor

Aquela mesma pesquisa realizada pela empresa Norton trouxe outros dados que mostram como a exposição de dados pode ocasionar em crimes virtuais: 37% dos entrevistados afirmam que detectaram software malicioso em um computador, rede Wi-Fi, smartphone, tablet, casa inteligente ou outro dispositivo conectado à internet. Além disso, 10% sabem que suas informações pessoais foram expostas em um vazamento de dados.

Portanto, é uma necessidade e uma obrigação que os sites atualmente ofereçam a seus usuários um ambiente 100% criptografado e seguro.

Qual a diferença entre HTTP e HTTPS?

Basicamente, os dois protocolos têm a mesma funcionalidade central: permitir a transferência de dados entre navegadores e servidores.

No entanto, quando um endereço online é HTTP, ele está mais vulnerável a interceptações de informações, justamente por não haver a codificação entre as mensagens trocadas.

Já o HTTPS faz uso da criptografia TLS/SSL, que é considerada uma das mais eficientes na proteção de websites. Para explicar de um jeito simples, o SSL e o TLS criam um tipo de túnel de segurança, no qual toda informação trocada entre o usuário e o servidor, enquanto estiver no site, passa apenas por ali.  

Identificar se um site é HTTP ou HTTPS é bem fácil: os endereços protegidos contam com um ícone de cadeado ao lado do endereço. Ao clicar nele, aparece a mensagem “a conexão é segura”.

Por que investir no HTTPS?

Contar com o HTTPS em um site não é benéfico apenas para o usuário. Suas vantagens se estendem ao site, funcionando também como uma importante estratégia de SEO:

  • melhora o posicionamento do site nos motores de busca, uma vez que o Google valoriza cada vez mais endereços que oferecem proteção aos usuários.
  • aumenta o tráfego para o site, uma vez que terá mais destaque no Google;
  • impacta positivamente a experiência do usuário, já que segurança e privacidade de dados são dois requisitos fundamentais para isso;
  • reduz a taxa de rejeição, uma vez que usuários se sentem mais protegidos e permanecem mais tempo em sites qualificados como seguros;
  • possibilita mais conversões, já que proporciona ao usuário uma jornada mais positiva, durante a navegação no site. Portanto, aumentam as chances do usuário se converter em lead e fazer uma compra, baixar algum conteúdo ou realizar qualquer outro tipo de ação desejada.

Como configurar o HTTPS em páginas existentes?

Ilustração: mão segura ferramenta em janela de computador.

A transição para o HTTPS pode ser feita em sites que já existem. Não é preciso criar um endereço do zero. Para a mudança, é preciso:

  • definir o certificado que irá transformar o site em um HTTPS. Escolha uma empresa renomada. É possível utilizar, inclusive, o próprio serviço de hospedagem do site para realizar a transição;
  • atualizar todas as URLs do site;
  • fazer a alteração também nas plataformas do Google, como o Google Tag Manager; Google Search Console (sem desabilitar o perfil antigo) e Google Analytics;
  • fazer o redirecionamento 301, que garante que o usuário que acessar uma URL antiga seja levado automaticamente para a nova página com o HTTPS.

Agora que você já sabe da importância de investir em um site HTTPS, o que acha de adotar os outros critérios que impactam no tráfego da sua página? Entre em contato conosco! Será um prazer te atender.

AGENDAR REUNIÃO

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts