featured-image
Blog / Marketing de conteúdo /

Conheça 6 plataformas de email marketing para bombar sua estratégia

Conheça 6 plataformas de email marketing para bombar sua estratégia

clock icon

Tempo de leitura: 8 min

31 de Outubro de 2023 | 10:30

author icon

Escrito por: Redação


O email é uma das maiores ferramentas de comunicação entre as pessoas. Surgiu em 1971 no projeto chamado de Arpanet, o que seria o primeiro esboço do que é a internet hoje. 

Sete anos depois, o gerente de marketing Gary Thuerk enviou o primeiro email em massa para divulgar a promoção de computadores da loja para a qual trabalhava. Esse comunicado chegou para cerca de 400 pessoas.

Com o uso maciço do fax pelas empresas brasileiras nos anos 1990, muitos especialistas acreditavam que o email estava fadado ao fim. Mas o avanço da internet foi tão avassalador que, em 1996, o Hotmail disponibilizou contas gratuitas de email para o público em geral.

A partir da popularização do email, as empresas viram um ótimo ponto de contato com seus clientes e uma oportunidade para comercializar seus produtos, criando ações de email marketing.

O email marketing é uma estratégia de marketing digital com o objetivo de criar novos relacionamentos e fortalecer os já existentes -- gerando mais resultados com os novos leads e melhorando a retenção de clientes.

As principais vantagens do seu uso são:

  • visibilidade: 62% das pessoas com acesso à internet a utilizam para enviar e receber emails, de acordo com dados do IBGE;
  • segmentação: os emails podem ser enviados de acordo com a faixa etária, localidade, grupos de interesses, fase do funil de vendas etc
  • interatividade: basta um click para as pessoas visitarem o site da empresa;
  • agilidade: milhares de emails podem ser mandados em segundos;
  • relação custo x benefício: o custo de uma campanha de email marketing é irrisório em comparação aos benefícios trazidos por ela.

Apesar de muitas empresas apostarem suas fichas nas redes sociais, o email marketing é um dos canais mais rentáveis. 

De acordo com a Hubspot, o ROI (sigla em inglês para Retorno sobre Investimento) do email marketing gera uma receita média de US$ 42 para cada dólar investido.

Além disso, o levantamento afirmou que 64% dos pequenos negócios investem em email marketing para gerar contato com os clientes.

O que é uma plataforma de email marketing?

Enviar emails em larga escala e gerenciar uma lista extensa de contatos não é uma das tarefas mais simples. As plataformas de email marketing foram criadas para oferecer às empresas a automatização desse serviço.

Além dos envios de email, as plataforma ganharam outras funções ao longo dos anos e hoje podem emitir relatórios sobre as ações realizadas, links de preview e opt-out, inseridos automaticamente na mensagem na hora do envio e muito mais. 

Como funciona uma plataforma de email marketing?

Mesmo com a automatização dos envios de emails, isso não quer dizer que todos receberão o mesmo conteúdo. As plataformas possibilitam à sua empresa dar respostas diferentes ao seu lead, dependendo das suas ações e estágio do funil de vendas – alguém que já está mais propenso a efetuar uma compra receberá uma mensagem diferente de quem ainda está conhecendo as soluções da sua marca.

De posse de dados iniciais dos leads, a intenção é conduzi-lo ao fundo do funil de vendas. Conforme ele vai interagindo com os emails (seja na abertura, cliques em links etc), novos conteúdos são direcionados para ele. Uma ação levando à outra, de forma encadeada, para nutri-lo.

Com as plataformas de email marketing é possível realizar testes A/B, que visam enviar dois ou mais tipos de emails ao público e medir qual gerou maior taxa de abertura ou de cliques, por exemplo.

Também permitem o envio de emails pontuais com ofertas, cupons promocionais, conteúdos específicos em datas comemorativas, entre múltiplas funcionalidades.

Qual é a importância de utilizar uma plataforma de email marketing?

Como dito no início deste texto, utilizar uma plataforma de email marketing permite que a empresa segmente seus contatos e tenha um controle total do público que receberá suas mensagens.

Os recursos dos softwares de email marketing possibilitam à empresa criar layouts mais eficientes, criando templates que possam ser replicados.

Também é possível acompanhar o desempenho dos disparos, levantando quantas aberturas e cliques obtiveram em suas campanhas, além de outras estatísticas.

Antes de escolher uma ferramenta e email marketing é importante se atentar a quatro pontos:

  1. O software possui boa reputação no mercado? Aqui vale a pena conferir comentários de clientes da plataforma, se a empresa proprietária do software oferece um bom suporte, se as funcionalidades da ferramenta são de fácil acesso e se a entrega e os relatórios das campanhas são bons.
  2. Há integração com outras plataformas? É importante que a ferramenta utilizada para a criação e envio de emails se comunique e interaja com outras fundamentais para a estratégia de inbound marketing, como Landing Pages, CRM e Analytics.
  3. As listas são estáticas ou dinâmicas? As listas são usadas como forma de segmentar a base de leads. Nas listas estáticas, a relação dos leads é realizada manualmente e a atualização feita um a um antes de cada envio de email. Nas listas dinâmicas o próprio software se encarrega de filtrar e segmentar as informações, além de realizar automaticamente as atualizações.
  4. Qual o grau de automação de marketing? O recurso de automação irá tornar seu trabalho mais dinâmico, possibilitando criar workflows ou autoresponders, e mantendo leads mais aquecidos.

Quais são as principais plataformas de email marketing?

Atualmente existem dezenas de plataformas de email marketing. Por isso, é necessário conhecer opções e escolher a que melhor se encaixa às demandas de sua empresa. Listamos abaixo seis destes softwares, com suas características e funcionalidades.

1. Mailchimp

O Mailchimp é uma das ferramentas mais consolidadas no mercado. Foi criada em 2001 para ser uma alternativa mais barata aos caros softwares de envio de email.

Além de segmentar listas de contatos, possuir vários layouts de email, automatizar disparos e se integrar a outras plataformas, o Mailchimp deixou de ser apenas uma ferramenta de email marketing para agregar mais de 300 canais, como Facebook, Instagram, Google Ads, entre outros.

O software permite aos usuários criar outros tipos de campanhas de marketing, como landing pages, publicar nas redes sociais e promover anúncios. Ele também possui recursos completos de CRM.

O Mailchimp rompeu as barreiras do email marketing e hoje oferece às empresas soluções que vão desde o início de um negócio, como a criação de um site, até a utilização de inteligência artificial para ajudar a expandir sua marca.

2. Campaigner

O Campaigner é uma plataforma pensada para empresas de médio e grande portes aumentarem seu ROI, converterem mais leads e gerarem mais vendas. Em seu site, a empresa afirma ser a escolha de mais de 100.000 companhias em todo o mundo.

O software une campanhas de email com SMS; cria e otimiza completas jornadas do cliente, enviando mensagens personalizadas com base no estágio de compra do usuário; permite criar ações com base no engajamento do público.

Também possui serviços de autorresposta, rastreamento de conversão e atribuição de valores, e utiliza recursos dinâmicos para enviar emails personalizados.

3. Constant Contact

O Constant Contact é uma plataforma de email marketing para quem está iniciando nesse tipo de ação, pois possui uma linguagem mais intuitiva e é de fácil manuseio.

O software oferece centenas de modelos prontos de emails para empresas que, por exemplo, não possuem designers em seus quadros funcionais. Há emails temáticos, baseados em feriados e eventos específicos.

O Constant Contact possui uma segmentação dos contatos mais simples e menos dinâmica que outras plataformas, porém é mais fácil de organizar, principalmente para quem nunca teve contato com essas ferramentas.

O programa permite também fazer publicações em redes sociais, com o plus do Linkedin; promover pesquisas e enquetes; e criar anúncios no Facebook e Instagram.

4. ActiveCampaign

A ActiveCampaign se apresenta como “a plataforma número 1 em automação”, com soluções voltadas para ecommerce, empresas B2B e B2C. 

A automatização permite aos usuários da plataforma acompanhar o engajamento de seus contatos usando tags, campos personalizados, análises e relatórios de desempenho. É possível também extrair informações dos canais offline e digitais, como as mídias sociais, landing pages e SMS.

Nas campanhas de email marketing, a ActiveCampaign possibilita que seus usuários segmentem os contatos, criem emails personalizados, realizem testes A/B e se conectem com 870 aplicativos, como PayPal, Shopify e Facebook, por exemplo.

5. Hubspot

A Hubspot também oferece ferramentas para otimização das campanhas de email marketing, mas a empresa hoje é conhecida por criar soluções que integram Marketing, Vendas e Suporte Técnico.

Para começar, os contatos dos usuários são diretamente inseridos e otimizados em uma plataforma CRM. As campanhas de email marketing podem ser criadas em modelos baseados em metas ou escolher entre modelos já testados pela Hubspot e que, segundo ela, garantem conversão.

A automação da plataforma permite que os leads recebam material personalizado, com base nas informações repassadas por eles à sua empresa, tendo links, CTAs e anexos enviados de maneira individual.

6. RD Station

A RD Station, assim como a Hubspot, possui soluções integradas de marketing digital para as empresas. Sua ferramenta de email marketing é bastante simples e intuitiva. Possui mais de 100 modelos pré-definidos, mas também é possível criar um email do zero a partir de ideias de outros modelos, apenas clicando e arrastando textos e imagens, por exemplo.

A plataforma permite que modelos produzidos com código HTML sejam importados pelos usuários. Seu sistema também possibilita a criação de testes A/B e a segmentação dos contatos em mais de uma dezena de critérios.

A ferramenta oferece aos clientes relatórios completos com o engajamento dos leads e envia para o time de vendas as oportunidades que foram trazidas pelas ações dos leads.

Gostou desse conteúdo? Assine a newsletter da Prosperidade e fique por dentro das novidades do marketing digital.

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts