featured-image
Blog / SEO /

5 estratégias de SEO local para o seu negócio

5 estratégias de SEO local para o seu negócio

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

02 de Fevereiro de 2023 | 10:43

author icon

Escrito por: Jonas Carvalho

As estratégias de SEO são importantes para marcas que atuam de maneira digital, porém também é possível adotar técnicas de otimização para mecanismos de busca no caso de espaços físicos.

Restaurantes, padarias, supermercados, salões de beleza, floriculturas, lojas, consultórios e quaisquer outros estabelecimentos que fornecem produtos e serviços de maneira presencial podem se beneficiar de estratégias de SEO local.

Afinal, as pessoas realizam buscas na internet não apenas para encontrar sites e conteúdos no ambiente virtual, mas também para localizar empresas que estão por perto.

Entenda o que é o SEO local e veja 5 maneiras de aplicá-lo para sua empresa ser exibida com destaque nos mecanismos de busca.

O que é SEO local?

Uma mão segurando uma lupa.

O termo SEO local tem relação com as boas práticas para otimização em mecanismos de busca, mas também leva em conta a geolocalização.

O objetivo é aparecer em resultados de buscas que usuários realizam em sites como o Google ou em redes sociais, considerando a proximidade de quem faz a consulta com os estabelecimentos físicos.

Ou seja, caso alguém busque por “padaria” na página principal do Google ou no Google Maps, o buscador apresentará os estabelecimentos mais próximos.

Porém, o buscador leva em consideração uma série de outros fatores de ranqueamento para ordenar a exibição dos resultados.

Os negócios que atuam de maneira presencial devem colocar em prática boas estratégias de SEO local, para que possam se apresentar de maneira eficiente ao público.

Ainda em relação ao exemplo de busca “padaria”, quem realiza a pesquisa ficará mais propenso a escolher não apenas os locais mais próximos, mas também os que contam com recursos como fotos, avaliações e informações de contato.

Por isso, adotar estratégias de SEO local pode atrair público para um estabelecimento por meio de mecanismos de busca.

Como aplicar o SEO local?Uma mão segura um cartão de visita em frente a uma página da web.

Crie ou otimize o site do estabelecimento

É fundamental contar com um site que apresente, ao menos, as informações básicas do estabelecimento.

As páginas podem mostrar recursos como:

  • Endereço completo;
  • Número de telefone;
  • Mapa com a localização do estabelecimento;
  • Cardápio, no caso de bares e restaurantes;
  • Depoimentos de clientes.

Também é importante que o site inclua no título, na descrição da página e em conteúdos internos a área de atuação e também a localidade. Por exemplo: “Padaria Pão Doce, o melhor pão de São Paulo”.

Os termos ajudam o Google a entender qual é o estabelecimento e onde ele está localizado, facilitando a aparição do site nos resultados de busca.

Tenha um perfil no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio permite que a empresa tenha um perfil no site de buscas e possa detalhar sua atividade.

Assim, os usuários sequer precisam sair da página de buscas (ou SERP) para visualizar informações como:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone;
  • Fotos;
  • Localização no mapa;
  • Avaliações;
  • Perfis em redes sociais;
  • Perguntas e respostas sobre a empresa.

Com um perfil no Google Meu Negócio, a empresa consegue mostrar mais informações sobre o que faz e aparecer em posições de destaque no mecanismo de busca, que conta inclusive com recursos GPS (rotas) que facilitam o deslocamento entre o local em que o usuário está e o estabelecimento.

Crie perfis nas redes sociais

Os perfis de redes sociais também ajudam internautas que buscam estabelecimentos por perto.

Por isso, é fundamental contar com páginas no Instagram, TikTok, Facebook, Pinterest e outras que sejam utilizadas pelo público-alvo da empresa.

Além disso, as redes sociais dão a oportunidade de mostrar o trabalho realizado pelo estabelecimento, especialmente se a atividade tiver apelo visual, como restaurantes e salões de beleza.

As páginas em redes sociais também são importantes para que usuários possam conferir avaliações e comentários de quem já foi até o local, o que influencia a tomada de decisão.

Peça avaliações de usuários

Por falar em avaliações, elas são importantes para que outras pessoas conheçam a opinião de quem já foi até o seu estabelecimento.

Tanto o Google Meu Negócio quanto as redes sociais, como o Facebook, contam com ferramentas de avaliação que ajudam a dar estrelas para uma empresa.

Outro site ou app que é utilizado por quem busca um estabelecimento por perto é o TripAdvisor, que traz informações e opiniões turísticas sobre restaurantes, hotéis e outros tipos de negócios.

Quanto mais avaliações positivas, mais autoridade a empresa terá no SEO local e maiores as possibilidades de atrair mais clientes.

Produza conteúdo de qualidade

Por fim, a produção de conteúdo de qualidade também é uma maneira de aparecer nos mecanismos de busca e apresentar as soluções de uma marca.

É possível, por exemplo, falar sobre a área de atuação da empresa ou a região em que está, reforçando o caráter local do negócio.

Também vale fechar parcerias de produção de conteúdo com influenciadores ou outras páginas locais.

Se a sua marca precisa de uma boa estratégia de SEO, entre em contato conosco e aproveite tudo o que o marketing de conteúdo pode oferecer para você.

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts