featured-image
Blog / SEO /

Conheça a Brand Authority, criada para medir poder das marcas

Conheça a Brand Authority, criada para medir poder das marcas

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

14 de Agosto de 2023 | 16:18

author icon

Escrito por: Lucas Amaral


A Moz, uma das mais populares ferramentas de SEO do mercado, lançou uma nova métrica chamada Brand Authority. Trata-se de um indicador que visa quantificar o poder de uma marca por meio de seu impacto nos mecanismos de busca. 

O recurso foi adicionado à ferramenta Domain Overview (Visão Geral de Domínio) em um local de destaque, ao lado de outros dados importantes, como autoridade de domínio e autoridade de página.

A imagem mostra a Brand Authority no painel da Moz ao lado de Domain Authority e Page Authority.

Peter J. Meyers,  cientista de marketing da companhia, escreveu no blog da empresa: “Todos nós reconhecemos o poder das marcas. Mas, frequentemente, o valor da construção de uma marca é reduzido a um mero aceno de mão ou a um pensamento positivo. Hoje, a Moz torna o poder da marca mensurável.” 

O que é branding?

Branding é um termo que se refere às estratégias voltadas à gestão de marcas. Ou seja, à criação de uma identidade de uma empresa e à perspectiva do público quando com ela se relaciona. 

As ações de brand awareness (reconhecimento de marca) se utilizam de diversas ações de marketing para tornar uma marca popular e melhorar a percepção dos clientes. 

Uma das maiores dificuldades do setor, contudo, é a mensuração da força de uma marca. Afinal, como traduzir em números um conceito tão subjetivo?

O que é a métrica Brand Authority da Moz?

Brand Authority (Autoridade de Marca) é uma métrica desenvolvida pela Moz que classifica, por meio de um valor entre 1 e 100, o poder (ou a força) de uma marca em seus canais digitais. O cálculo visa facilitar a visualização de um dos conceitos de marketing mais difíceis de se medir: o branding. 

A imagem de uma marca é composta por muitos componentes. Logotipo, paleta de cores, slogan, vinheta e posicionamento são apenas alguns exemplos. Mas seu impacto vai muito além disso. Diz respeito à ótica do público a cada interação com a marca no dia a dia, em eventos, em seus canais digitais e também em aparições, citações e referências em mídias externas, como imprensa, blogs, sites e até mesmo no boca a boca. 

No post no qual introduz o Brand Authority, a Moz utiliza o exemplo da Apple. Em inglês, o termo quer dizer “maçã”. Mas, quando alguém realiza uma busca no Google pelo termo “apple”, a maior parte dos usuários em inglês tem como intenção de busca algo relacionado à marca de tecnologia — e não à fruta. Esse conceito é chamado de interpretação dominante.

A imagem mostra três resultados possíveis para a busca por "apple": a marca, a fruta e o álbum musical.

Esse é um dos desafios dos buscadores: entender o que o usuário precisa com uma solicitação manifestada por meio de um termo digitado na barra de pesquisa. 

O exemplo da Apple nos mostra o poder de branding da empresa. A Autoridade de Marca tenta quantificar o poder de uma marca por meio dos termos relacionados à companhia e aos seus produtos e serviços. 

Trata-se de uma avaliação que se aproxima da Share of Search, calculada através da proporção de buscas por determinada marca em um setor específico. Esse indicador é considerado uma métrica preditiva, pois, geralmente, quanto maior a proporção de buscas por uma marca, maior o seu market share.

Contudo, a Share of Search não leva em consideração outros termos relacionados à marca. 

A imagem mostra, à esquerda, uma série de termos relacionados à marca apple, como "apple tv", "apple id" e "apple store" e, à direita, outras palavras-chave relacionadas, mas dificilmente assim identificadas: "air pods", "macbook" e "app store".

Na imagem acima, temos alguns termos facilmente associados a Apple à esquerda. Do lado direito, contudo, vemos palavras-chave de alto volume de buscas que também são referentes à marca, mas cuja identificação não é tão simples. 

A Brand Authority tenta solucionar essa questão, incluindo tais keywords à fórmula. A Moz não revela exatamente como o cálculo é realizado, mas indica dois fatores para atribuir a pontuação: 

  1. O conhecimento da ferramenta sobre os resultados de pesquisa e recursos avançados dos buscadores
  2. O banco de dados com informações do volume de pesquisa.

Para que serve a Brand Authority?

A Brand Authority auxilia a calcular a Autoridade de Marca de uma empresa por meio da análise de buscas nos principais mecanismos de pesquisa. 

A ferramenta Moz permite, também, a visualização gráfica de comparativos para dimensionar o impacto de uma marca. 

A imagem mostra um gráfico comparativo de brand authority.

Qual é a diferença entre Brand Authority e Domain Authority?

A Moz é reconhecida mundialmente como criadora de dois dos mais importantes indicadores de SEO: a autoridade de domínio e a autoridade de página. Essas métricas levam em consideração a quantidade e a qualidade de backlinks que apontam para um domínio ou página. 

De acordo com a organização: “Essa ainda é uma ferramenta poderosa para avaliar o potencial de classificação de um site. Ao adicionar a Autoridade de Marca à combinação, criamos uma dupla ainda mais forte que reflete uma gama de sinais de autoridade do mundo real e a realidade da evolução do marketing em mecanismos de pesquisa”. 

Quais são as empresas com o maior Brand Authority?

A empresa divulgou, ainda, uma lista com as 500 companhias com o maior Brand Authority de acordo com o banco de dados. As 10 empresas que lideram o ranking nos Estados Unidos são: 

  • Google
  • YouTube
  • Facebook
  • Amazon
  • Walmart
  • Target
  • Yahoo
  • Homedepot
  • Walgreens
  • Fox News.

Por enquanto, a ferramenta está em período de teste e, por isso, só é possível checar a Autoridade de Marca de empresas americanas. 

Se você quer receber outras notícias sobre o universo de marketing de conteúdo e SEO diretamente na sua caixa de entrada, assine a nossa newsletter!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts