Entre as diversas estratégias de marketing digital que podem ajudar marcas a atrair, reter, fidelizar e engajar clientes está a topic cluster.
Parte de esforços de SEO que visam posicionar páginas de um site ou blog no topo de mecanismos de busca como o Google, a estratégia de topic clusters contribui para exibir conteúdo de maneira organizada e clara, tanto para usuários quanto para os buscadores.
Para aproveitar as vantagens acima, entenda o que é a estratégia de topic clusters e como criar esse tipo de conteúdo por meio de pillar pages.
Topic clusters é uma estratégia usada para a organização de conteúdo de um site ou blog.
O objetivo é estruturar diferentes páginas em torno de um conteúdo único, que seja robusto e que agrupe vários outros a partir de hiperlinks.
Com a estratégia de topic clusters, é criado um conteúdo principal chamado de pillar page (ou página pilar), sobre um tema específico.
Nessa página, devem ser incluídos hiperlinks para outros artigos relacionados ao tópico.
Dessa maneira, quem acessar a pillar page também pode navegar por outras páginas a partir dos hiperlinks contidos nela.
Em outras palavras, a estratégia de topic clusters, em vez de usar apenas categorizações de sites ou blogs, que agrupam conteúdos relacionados a uma área, utiliza uma pillar page para reunir todos os posts a respeito de um tema por meio de links internos.
Esse conteúdo pilar deve ser completo, abordar diferentes tópicos e desdobramentos relacionados à palavra-chave, ter muitas informações e, principalmente, conter hiperlinks para outros materiais do site sobre o mesmo assunto.
Esses conteúdos são responsáveis por desmembrar os tópicos da pillar page de maneira individual.
É possível, por exemplo, produzir parágrafos em um texto sobre o assunto que é a base do conteúdo pilar e, em determinados trechos, incluir hiperlinks para outros que aprofundam a discussão.
Logo, os topic clusters são agrupamentos de conteúdos sobre um tópico que visam não apenas abordar o assunto, mas servir de base que possibilita o acesso a outros materiais por meio de links internos.
Uma pillar page ou página pilar é um conteúdo completo que serve como base relacionada a um assunto em um site.
Por ser a base de um tema, esse conteúdo possui backlinks que direcionam usuários para os clusters, ou seja, para outras páginas que estão relacionados ao assunto principal.
A pillar page deve contar com links de páginas que são estratégicas para o site ou blog.
Logo, a partir dela, o usuário pode acessar outras áreas do domínio para encontrar conteúdos que tenham a ver com o tema central.
Em geral, essas páginas possuem palavras-chave genéricas, comuns e que têm potencial de gerar tráfego orgânico.
O objetivo é fazer com que as pillar pages sejam acessadas e fontes de entrada de visitantes em um blog ou site.
Depois, a partir desse conteúdo, os visitantes podem navegar para outras áreas do domínio através de links relacionados ao objeto central.
A pilar pode ser do tipo épica, mais comum, que trata de conteúdos completos sobre um assunto; ou de referências, que visam agrupar links de um mesmo tópico.
Enquanto o primeiro tipo traz a elaboração de um conteúdo detalhado sobre o tema e hiperlinks para outros relacionados, o segundo tem texto mais simples e destaca apenas as páginas hiperlinkadas.
Para montar uma boa estratégia de conteúdo e aproveitar os benefícios de recursos como os topic clusters, entre em contato conosco.