featured-image
Blog / Marketing de conteúdo /

O que é slug e como ele ajuda sua URL estar dentro das boas práticas de SEO

O que é slug e como ele ajuda sua URL estar dentro das boas práticas de SEO

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

29 de Fevereiro de 2024 | 10:00

author icon

Escrito por: Redação

No mundo do SEO, cada detalhe pode te ajudar a conquistar uma boa posição nos mecanismos de pesquisa. Neste post, vamos tratar, de forma específica, de uma parte da url, o slug, termo que vem dos usuários de Wordpress e que é chamado também de parâmetro.

Como em qualquer grande decisão na vida, o slug merece máxima atenção. Será que devo colocar a palavra X em vez da Y? E se deixar uma url muito longa, será que vai dar certo da mesma forma? Afinal de contas, o que faz diferença quando estamos fazendo uma url?

Vamos começar pelo básico, com a definição. Depois, vamos ver o que importa fazer para deixar uma url nos trinques, para conseguir colocar seu conteúdo entre os mais buscados. 

Neste artigo, saiba o que é um slug e como potencializá-lo para SEO.

O que é uma url?

Uma url é uma abreviação, em inglês, para “Uniform Resource Locator”, ou seja, um Localizador Uniforme de Recursos. Para ficar mais simples, podemos imaginar como se fosse o endereço de uma casa.

Ele identifica uma página web, um arquivo, uma imagem, um vídeo, entre outros. A URL contém informações que permitem ao navegador encontrar o que você deseja. 

A definição do que é uma url foi feita na década de 1990 pela equipe liderada por Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web, que se tornou a base para a criação de muitos dos padrões usados na internet atualmente. 

A estrutura básica de uma URL é composta por protocolo, domínio, caminho e parâmetros opcionais, como o slug.

O que é um slug?Ilustração mostra mulher sorrindo com um laptop nas mãos e, ao fundo, uma página de internet, sinalizando onde fica a URL e o slug

Um slug é um pedaço da url que identifica uma página em particular. O nome é comum entre usuários de Wordpress e também é chamado de “parâmetro”.

Ele vem logo depois do domínio, após a primeira barra (“/”). Por exemplo, imagine a url deste texto que você está lendo: https://blog.prosperidadeconteudos.com/o-que-e-um-slug. Vamos dividi-lo em partes.

https:// - este é o protocolo da sua url. 

blog. - este é o subdomínio.

prosperidadeconteudos - este é o domínio.

.com - este é o TDL (Top-Level Domain).

/o-que-e-um-slug - é o slug (ou parâmetro) do nosso blogpost.

Qual é a diferença entre slug e URL?

Url e slug são conceitos diferentes, mas relacionados. Uma url é uma sequência de caracteres que identifica a localização de um recurso na web. Como dissemos ali em cima, pode ser uma página da web, uma imagem ou um arquivo. Ela geralmente começa com o protocolo de transferência (https://), seguido pelo nome de domínio e pelo caminho para o recurso.

Por outro lado, um slug é uma parte da url que identifica, de forma descritiva, o conteúdo da página. Ele geralmente aparece após o nome de domínio e pode incluir palavras-chave relevantes ou um título resumido da página. Slugs são frequentemente usados ​​em urls, tornando a url mais fácil de entender e lembrar para os usuários – além dos benefícios em SEO.

Vamos voltar à analogia do exemplo anterior. O slug vai definir um lugar mais específico, como a parte da casa que você está. Suponha que você esteja no quarto. Sua url e slug seria: https://domínio.subdomínio.TDL/quarto

Por que é importante criar um slug conciso?

Existem algumas razões para criar um slug conciso, principalmente em termos de SEO:

  • SEO: slugs concisos e descritivos que incluem palavras-chave relevantes podem ajudar as páginas a terem uma melhor classificação nos resultados dos mecanismos de busca. Isso ocorre porque os mecanismos de busca consideram o conteúdo do slug como uma parte importante da URL para determinar o conteúdo da página.
  • Usabilidade: tornam a URL mais fácil de lembrar e compartilhar com outras pessoas. Isso pode ser particularmente importante quando se trata de urls para compartilhamento em redes sociais, nas quais os usuários tendem a ser mais propensos a clicar em links com slugs descritivos.
  • Acessibilidade: também podem melhorar a acessibilidade da web para usuários com deficiências visuais ou cognitivas, pois tornam a URL mais fácil de entender quando lida em voz alta por um leitor de tela.
  • Estética: por fim, pode contribuir para a estética geral da url, tornando-a mais limpa e fácil de ler. 

5 dicas para fazer um slug otimizado para SERP

  1. Use descrições: o slug deve transmitir de forma clara e concisa o assunto da página. Use palavras-chave relevantes e descritivas que ajudem os mecanismos de busca a entender o conteúdo da página.
  2. Ser conciso: Evite slugs muito longos e confusos. Três a cinco palavras podem ser o ideal.
  3. O uso de hífen: separe as palavras no slug com hífen para ajudar a SERP a entender que cada palavra é uma palavra-chave separada.
  4. Evite duplicar conteúdo: Evite repetir palavras-chave ou informações no slug que já estão presentes no nome de domínio ou no caminho da url.
  5. Ser consistente: Tente manter uma estrutura consistente para os slugs em todo o seu site, para torná-los mais previsíveis para os usuários e os mecanismos de busca.

Por exemplo, se o título da página for "O que é um slug e como potencializá-lo para SEO", um slug otimizado para mecanismos de busca seria "o-que-e-slug" em vez de "O-que-e-um slug-e-como-potencializa-lo-para-seo". O primeiro é mais descritivo, conciso e usa hífens para separar as palavras.

E aí, gostou deste conteúdo? Se você quiser saber como essa estratégia pode aumentar a visibilidade de sua marca e trazer novos negócios de forma orgânica, sem gastar uma fortuna com anúncios, entre em contato com os nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts