Práticas ruins e terceiros mal-intencionados podem fazer suas páginas sofrerem penalizações dos buscadores
As marcas devem entender quais são as melhores estratégias de SEO para criar relacionamentos eficientes e duradouros com o público.
Porém, na tentativa de obter sucesso no posicionamento em motores de buscas, corre-se o risco de usar técnicas que são classificadas como SEO negativo, também conhecido pelo termo black hat.
Esse recurso pode custar caro e atrapalhar o posicionamento de páginas em buscadores como o Google.
Além de não recorrer a esse método, também é fundamental entender como se proteger de outros sites que podem tentar usar a tática para atingir as suas páginas.
Entenda o que é o SEO negativo, por que não incluir essa prática em sua estratégia de otimização para motores de busca e veja dicas para se proteger de quem queira prejudicar o posicionamento das suas páginas.
O objetivo do SEO negativo é atrapalhar uma página e fazer com que a sua indexação em sites como o Google seja ruim.
Ou seja, essas práticas fazem com que uma página não apareça nas melhores posições de ranqueamento de sites.
Isso também traz prejuízos no que se refere à autoridade de um site, o que também afeta a quantidade de acessos, já que a página pode ser punida pelos mecanismos de busca e aparecer cada vez menos nos resultados de busca.
O SEO negativo pode ser um serviço oferecido por hackers para marcas que desejam atacar concorrentes e fazer com que as páginas deles não apareçam em boas posições no Google.
O SEO negativo vai contra todas as boas práticas de SEO, que são recomendações dos motores de busca que influenciam no ranqueamento de páginas.
Isso porque empresas como o Google estão atentas às ações que visam burlar regras e que podem ser caracterizadas como black hat.
Além de problemas éticos de concorrência desleal, o SEO negativo precisa ser evitado ao máximo, pois gera penalizações que atrapalham uma boa estratégia de otimização.
Para não sabotar o seu site com práticas de black hat, mesmo que sem intenção, observe o que não deve ser feito em sua estratégia de SEO:
Os danos que o SEO negativo traz para um site são diversos, já que a prática fere políticas de mecanismos de busca como o Google.
Os motores de busca podem aplicar punições para sites que usam black hat, o que atrapalha ainda mais a autoridade da página.
Existem táticas que os sites podem usar para se proteger de ações danosas causadas por terceiros que aplicam as técnicas de SEO negativo.
Uma forma de evitar os problemas causados pelo black hat é manter o site seguro para evitar vírus, malwares e outros códigos maliciosos.
Eles podem infectar páginas e, por consequência, os visitantes.
Quando os motores de busca detectam que um site é fonte de vírus, podem penalizar esse endereço eletrônico e atrapalhar seu ranqueamento.
Não usar cópias e evitar duplicidades em informações e conteúdos é outra maneira de manter o site protegido do SEO negativo.
Os motores de busca podem punir páginas que são duplicadas ou copiadas de outros sites.
Portanto, sempre dê preferência para materiais originais e, ao mencionar outros sites, sempre reescreva trechos e mencione a fonte da informação.
Os backlinks são links que direcionam usuários de uma página para outra e ajudam na navegação de internautas.
Os backlinks podem ser:
Caso sites de baixa qualidade de conteúdo estejam usando as suas páginas como backlinks, é fundamental rejeitar essas referências.
Isso porque elas podem atrapalhar o posicionamento do seu próprio site, que será visto pelos motores de busca como não confiável.
Agora, ter backlinks em sites de autoridade e conteúdo similar é interpretado como um voto de confiança pelo Googlebot.
Para não cometer erros em sua estratégia de SEO e aproveitar todas as oportunidades que o marketing digital reserva para a sua marca, entre em contato conosco.