A segmentação de mercado é uma das mais importantes estratégias de marketing online.
Afinal, o produto que você vende ou o serviço que oferece não é para todos.
Ao concentrar os esforços de marketing em públicos específicos, é possível obter um melhor retorno sobre o investimento (ROI), além de facilitar processos de conversão e fidelização.
Com a personalização de campanhas, há uma economia de recursos e sua empresa vai atrair somente as pessoas com potencial de se tornarem clientes.
Então, se você deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura. No texto a seguir, descubra o que é, como funciona e veja alguns exemplos de segmentação de mercado.
Segmentação de mercado é a prática de direcionar campanhas de marketing para grupos específicos. Ou seja, em vez de elaborar ações que visam todos os consumidores, são traçadas estratégias com foco em subconjuntos.
Na era digital, a segmentação ganhou ainda mais relevância. Isso ocorre graças ao Big Data, que coleta dados dos usuários durante a navegação.
Isso permite, por exemplo, a criação de campanhas de links patrocinados voltadas a pessoas que morem em uma determinada região ou apresentem certos padrões de comportamento.
Pense no seu site como um barco de pesca e na web como um grande oceano com uma vastidão de espécies de peixes. Ao jogar a rede, é possível que você capture as mais diversas classes.
Contudo, nem todos eles são o seu alvo e a maioria será devolvida ao mar. A segmentação é uma isca para atrair somente os peixes certos.
As ferramentas de recolhimento de dados identificam diferentes tipos de informação do usuário. Lembre-se que tudo isso deve seguir as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Assim é possível segmentar campanhas com base em diferentes parâmetros. A seguir, explicaremos mais a respeito.
A segmentação demográfica se alimenta de dados estatísticos para uma definição de público-alvo.
Por exemplo: você pode direcionar as campanhas somente para mulheres ou para pessoas de uma determinada faixa de idade.
Alguns parâmetros para esse tipo de segmentação:
A segmentação geográfica tem como alicerce a localização de um determinado público.
Ou seja, busca atingir pessoas que residem ou se encontrem em lugares ou ambientes com determinadas características, como:
A segmentação psicográfica se refere às características intrínsecas do consumidor, particularidades como:
A segmentação comportamental se refere à orientação de campanhas a potenciais clientes com um determinado perfil de comportamento.
Isso é feito por meio de dados recolhidos pelas plataformas digitais, que observam os hábitos de navegação dos usuários..
Para a segmentação comportamental, são utilizados parâmetros como:
A grande questão é que existem diversas maneiras de se fazer isso, já que há diferentes estratégias para cada tipo de canal.
Para segmentar o mercado em diferentes canais, são utilizadas diversas estratégias.
A seguir, veja os exemplos mais populares no ambiente de marketing digital.
A segmentação de mercado na mídia paga é uma das mais simples de se compreender.
Isso porque as próprias plataformas de publicidade online, como Google Ads, Facebook Ads ou Twitter Ads, possuem bancos de dados que capturam as informações dos usuários.
João Pedro, dono de uma loja virtual, ao configurar uma campanha de links patrocinados, inseriu as seguintes demarcações de segmentação:
No marketing de conteúdo a segmentação de mercado é normalmente aplicada por meio da adequação do conteúdo a determinados públicos.
Ou seja, trata-se de um direcionamento semântico que resolve os problemas de personas específicas em vez de abordar temáticas genéricas.
Mariana administra um escritório de advocacia focado em pequenas empresas. Por isso, criou um ebook com o seguinte título:
Assim como o marketing de conteúdo, o SEO apresenta um modelo de atração orgânica de usuários. Ou seja, não se dá por meio de pagamento direto.
Um bom meio para aplicar a segmentação de mercado em ações de otimização é a escolha de palavras-chave utilizadas por grupos específicos.
Ou, em casos de negócios físicos, na aplicação da segmentação geográfica.
Marta possui uma loja de suplementos alimentares em Curitiba. Para aparecer no topo do Google, ela criou um blog post com o seguinte título:
A aplicação da segmentação de mercado também é muito presente no email marketing. Afinal, o gerenciador tem acesso aos dados comportamentais do usuário.
Flávio, dono de uma clínica odontológica, criou diferentes fluxos de nutrição de leads em suas campanhas de email marketing. Quando um usuário clica em um determinado link de uma mensagem enviada, ele automaticamente recebe um novo email convidando-o para fazer uma avaliação gratuita.
A segmentação de mercado é um excelente meio para potencializar os esforços de marketing de uma empresa.
Se você deseja saber mais sobre o tema, inscreva-se na nossa newsletter. Assim, você recebe muitos outros conteúdos como este, diretamente na sua caixa de entrada.