featured-image
Blog / Mídias Sociais /

Quais são as principais métricas nas redes sociais?

Quais são as principais métricas nas redes sociais?

clock icon

Tempo de leitura: 6 min

21 de Novembro de 2022 | 10:30

Imagine que você montou uma equipe de profissionais de marketing para cuidar das redes sociais da sua empresa. 

Alguns são responsáveis pelo conteúdo dos posts e outros criam o design para entregar tudo visualmente caprichado para seu público. Além disso, há quem fique a cargo dos anúncios pagos, o que precisa ser impulsionado.

Enfim, você seguiu a cartilha das boas práticas do marketing digital e pensou na importância das mídias sociais para gerar leads e atrair mais clientes para seu negócio.

Mas e agora? Como saber se tudo o que é feito para Instagram, Facebook, LinkedIn, Tik Tok, Pinterest, Twitter, WhatsApp e Telegram está trazendo o retorno que você esperava?

Como saber se não seria melhor alocar mais recursos em outros formatos, como blogs e newsletters? Ou mesmo em mídia offline?

Calma! Existem formas objetivas de medir tudo isso. São inúmeras as métricas que são usadas no universo do marketing para provar se está havendo retorno sobre seu investimento (ROI), se sua estratégia é a mais eficaz ou se há algum ajuste a fazer para que ela alcance um público mais qualificado.

Neste artigo, trataremos das principais métricas para redes sociais e o papel de cada uma delas.

Afinal, quais são as principais métricas nas redes sociais?

Todo mundo já conhece bem aquelas métricas que ficam escancaradas para quem quiser ver: o número de seguidores e curtidas que sua página tem.

Também é possível ver o quanto um post recebeu de comentários e o tanto que um conteúdo foi compartilhado, por exemplo.

Claro que, se seu maior objetivo for o reconhecimento da sua marca, investir nesses números de curtidas, seguidores e compartilhamentos é importante. Mostram que você “bomba” naquela rede social.

Mas, para além destas métricas conhecidas como “métricas de vaidade”, temos outras que informam melhor o quanto seu investimento em redes sociais está trazendo de retorno para seu negócio.

Hoje em dia, é possível medir praticamente QUALQUER COISA que você quiser na internet.

O importante é você saber qual métrica vai te ajudar mais com o seu negócio. Qual é seu objetivo? O que, exatamente, você precisa alcançar? É só tendo as respostas para essas perguntas bem claras que você poderá decidir o que você precisa medir com mais atenção. 

A seguir, vamos detalhar algumas das principais métricas para redes sociais, para você ver quais delas fazem mais sentido para seus objetivos no negócio.

 

1. Alcance da publicaçãoUma mão digita algo em um teclado.

É o número de visualizações únicas de uma publicação. Você pode monitorar tanto o alcance individual de cada post e story ou o alcance médio da sua página em geral.

Também é possível ver o percentual de seguidores dentro desse alcance. Se muitos não seguidores estão sendo alcançados, significa que sua página está sendo bem distribuída pelos algoritmos e há maiores chances de você ampliar seu público com ela.

Você encontra as informações sobre alcance nas próprias estatísticas das redes sociais – no Meta Business Suite, por exemplo, que gerencia Facebook e Instagram.

2. Impressões 

Esta métrica mostra quantas vezes seu conteúdo foi visto. Uma mesma pessoa pode acessar um conteúdo dezenas de vezes, por isso as impressões costumam ser maiores que o alcance. 

Um post que é visto muitas vezes pode merecer o que, no jornalismo, a gente chama de “suíte”. Ou seja, a publicação de mais posts continuando aquele assunto que foi tão popular.

3. Taxa de engajamento

Mede a quantidade de engajamentos obtidos pelo seu conteúdo de forma percentual em relação ao tamanho do seu público.

Mas que público é esse? Existem várias formas de calcular a taxa de engajamento, e vai depender da que for melhor para seu objetivo. Você pode calcular em cima do total de seguidores, do alcance que um post teve ou das impressões ou visualizações, por exemplo.

De toda forma, a conta é a seguinte:

Total de curtidas, compartilhamentos e comentários dividido pelo público escolhido (seguidores ou alcance, por exemplo) e multiplicado por 100.

Um exemplo: a taxa de engajamento de um post que teve 60 reações e havia sido alcançado por 5.000 pessoas é (60 / 5000) x 100 = 1,2%.

4. Taxa de crescimento da audiência

Mede quantos novos seguidores entraram na sua rede social em um determinado período de tempo.

A taxa é um percentual de novos seguidores dentro de uma audiência total.

Por exemplo, imagine que você ganhou 150 novos seguidores no último mês. E sua página já tem um total de 1000 seguidores. Sua taxa, nesse caso, terá sido de 15% naquele mês.  

5. Custo por clique (CPC)

Mede o quanto você paga para cada clique individual em um anúncio em rede social

Basta dividir o custo total com o anúncio pelo número de cliques que ele recebeu.

Por exemplo, se você pagou R$ 500 em uma campanha no Facebook Ads e o valor do CPC escolhido foi de R$ 0,50, o retorno esperado é de 1000 cliques.

É possível ver o CPC nas estatísticas da rede social em que você está anunciando.

6. Cliques no Link (CTR)Um notebook aberto em uma página na web. Ao lado, uma mão manipula um mouse.

A taxa de cliques no link ou click-through rate (CTR) mede quantos cliques um post recebeu. Ou seja, o post não foi apenas visualizado lá no Facebook ou LinkedIn da vida: a pessoa quis saber mais a respeito e clicou no link que havia no post.

Esta métrica é importantíssima porque ela mede como a rede social está efetivamente promovendo seu produto.

Para calcular o CTR, basta dividir o total de cliques de um post pelo total de impressões que ele teve e multiplicar por 100.

Se um post com 1300 impressões recebeu 20 cliques, ele teve um CTR de 1,54%. 

7. Taxa de conversão

É a taxa que mostra com que frequência seu conteúdo postado em uma rede social iniciou um processo de conversão de um lead – como uma inscrição em newsletter, download ou venda de produto.

Ela vai medir, por exemplo, quantas pessoas clicaram em uma promoção e acabaram comprando o produto ou serviço que estava sendo anunciado.

É outra métrica importantíssima para mostrar quanto suas redes sociais estão ajudando a converter seguidores em clientes.

Você pode calcular essa taxa usando dados das próprias redes sociais ou do Google Analytics.

Todas as redes sociais têm analytics próprios que ajudam a medir a maioria dessas métricas e ainda outras.

E também existem ferramentas no mercado que são especializadas em métricas de redes sociais e já conseguem medir de todas as suas redes, em todas as plataformas, ao mesmo tempo.

Por exemplo, Hootsuite, Buffer, BuzzSumo, AgoraPulse, SproutSocial, mLabs, entre outras.

Quer atrair um grande número de novos clientes para sua empresa usando as redes sociais? Entre em contato conosco e marque uma conversa com um especialista, que mostrará as possibilidades surpreendentes do marketing de conteúdo.

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts