Blog - Prosperidade Conteúdos

Quais os melhores dias e horários para publicar nas redes sociais?

Escrito por Redação | 30/05/2022 21:55:28

Quando devo postar algo sobre os meus produtos nas redes sociais? Com qual frequência preciso fazer isso? Essas e outras questões foram tema do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da TV Globo, no último domingo (29), que contou com a participação do consultor de marketing digital Luiz Bernardo, sócio e fundador da Prosperidade Conteúdos.

Empreendedores vêm descobrindo cada vez mais a importância das redes sociais para pequenos negócios, tanto para conseguir engajamento quanto para prospectar novos clientes.

No entanto, não basta publicar conteúdo sem fazer um estudo prévio de melhores dias e horários, por exemplo. Essa é a grande dúvida de muitos empresários, como mostrou a reportagem.

“O principal, para o empreendedor, é analisar qual é o comportamento do público com o qual ele quer se comunicar, interagir, e identificar onde esse público está [em qual rede social], como e quando ele se relaciona com as postagens da sua própria marca e dos concorrentes”, afirmou Luiz Bernardo, no programa.

Publicar nas redes sociais é uma das estratégias do marketing digital para pequenas empresas.

Através do marketing digital é possível impulsionar o seu negócio de diferentes maneiras, com o intuito de aumentar seu alcance, engajamento e rendimento. Ou seja, dar mais visibilidade à sua marca, atrair um maior número de visitantes e, por fim, conseguir mais clientes – ainda é possível fidelizá-los.

Exemplos de algumas estratégias de marketing digital possíveis para pequenas empresas:

Qual a importância das redes sociais para pequenos negócios?

Nas redes sociais o empreendedor pode oferecer produtos e serviços com a finalidade de estimular seu negócio na internet. É um ambiente que permite o relacionamento entre a empresa e potenciais clientes, com interações de diversos tipos.

As mídias sociais oferecem diversas ferramentas, como anúncios e promoção de postagens, por exemplo, o que permite ao pequeno e microempresário uma chance de alcançar um enorme número de pessoas.

Com uma linguagem adequada, regularidade de postagens em dias e horários estratégicos, é possível atingir seu público-alvo e conquistar novos clientes, através de um baixo investimento. Essa é basicamente a importância das redes sociais para pequenos negócios.

De acordo com o especialista em marketing digital Luiz Bernardo, além da questão comportamental da audiência de um determinado negócio e de qual rede social ela é mais adepta, é importante também utilizar estudos sobre melhores dias e horários de publicação para se definir uma estratégia de postagens nas redes sociais.

Quais são os melhores horários para postar nas redes sociais?

De acordo com pesquisa da Sprout Social, especializada em gestão de redes sociais, os melhores e os piores dias e horários para se postar nas redes sociais são:

  • Melhores horários para publicar nas redes sociais: 9h ou 10h;
  • Melhores dias para publicar nas redes sociais: de terça a quinta-feira;
  • Piores dias para publicar nas redes sociais: domingos.

Vale salientar que, apesar da importância desses dados, eles não funcionam como uma regra, já que cada público age de maneira única.   

Na reportagem do Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o sócio e fundador da Prosperidade Conteúdos, Luiz Bernardo, auxilia Juliana Carramillo e Paula Hungriaas, sócias de uma esmalteria, a traçarem um plano inicial para a postagem dos conteúdos da empresa.

Para isso, ele indica testes, que partem da publicação de 3 conteúdos por dias, 2 dias por semana, às terças e quintas, entre 9h e 10h.

“Partimos dessas pesquisas [como a citada acima]. A partir disso, ela [uma das sócias] vai começar a perceber como a audiência dela, para o nicho em que ela trabalha, vai reagir a essas postagens”, disse Luiz Bernardo.

Além dos testes, da análise e da adaptação de acordo com o público, o consultor de marketing digital destacou a importância de postar um conteúdo de qualidade nas redes sociais e se relacionar bem com seus clientes/seguidores, fortalecendo a presença digital do negócio.

“Geralmente, mais do que dar um like, o cliente vai dizer ‘adorei o atendimento’, ‘gostei disso e tal’. Nós chamamos esse depoimento de prova social. Isso é importante para o reconhecimento e a valorização da marca”, afirmou.

Luiz Bernardo aproveitou também para frisar o quanto é fundamental estabelecer uma periodicidade de publicações. "Não adianta ter esse esforço numa semana e passar as próximas duas semanas sem publicar. É igual academia, precisa de disciplina.”

Se você precisa de apoio para desenvolver a estratégia e a gestão do marketing de conteúdo da sua empresa, entre em contato com nossos especialistas. Clique aqui e agende uma reunião.