featured-image
Blog / Marketing de conteúdo /

Qual a importância e como criar conteúdo para meio de funil

Qual a importância e como criar conteúdo para meio de funil

clock icon

Tempo de leitura: 7 min

14 de Fevereiro de 2023 | 10:00

No meio do funil estão as oportunidades mais valiosas para seu negócio.

Nele estão as pessoas que tomaram conhecimento da sua marca, que interessaram-se por ela. Agora, cabe a você retribuir, apresentando conteúdos mais aprofundados, que vão informar e realmente influenciar a jornada de compra delas.

É o momento de tornar sua empresa uma referência naquele assunto que as fisgaram em primeiro lugar.

Mas, como fazer isso? É o que mostraremos neste artigo!

O que é meio de funil no inbound marketing?Uma mão segura um ímã, que sai de um funil.

Antes de falar sobre o meio de funil, vamos explicar rapidamente o que é o funil e o que é o inbound marketing, caso você tenha vindo parar neste texto ainda meio perdido ou perdida sobre esses conceitos.

O funil de marketing (ou de vendas) é uma representação do percurso que uma pessoa faz até se tornar cliente da sua marca.

E o inbound marketing é uma estratégia de marketing que desperta o interesse do cliente pelo que sua empresa oferece e faz com que ele venha até você. Por isso também é chamado de “marketing de atração”.

Ao contrário do outbound marketing, que interrompe a audiência com um conteúdo que ela muitas vezes não quer ver (tipo a propaganda no meio da novela ou o anúncio atrapalhando o vídeo no YouTube), o inbound marketing é uma estratégia que cria conteúdo valioso e personalizado, que as pessoas não só querem ver mas muitas vezes procuraram espontaneamente. 

São elas que entram no funil, em busca do seu conteúdo, que aparentemente oferece uma resposta ou solução para algo que virou uma questão para aquela pessoa, naquele momento.

E, se o conteúdo for de qualidade, não só vai atrair aquela pessoa, mas também retê-la até ela virar sua cliente.

A pessoa entra pelo topo do funil, também chamado de ToFu no marketing. Ela e muitas outras, que encontraram por meio da SERP conteúdos de qualidade, informativos e didáticos sobre o assunto que é do seu domínio.

Por exemplo, se você produz suplementos alimentares, ela pode ser uma pessoa em dúvida sobre a necessidade de tomar suplementos, que fez uma busca no Google do tipo: “Quando tomar suplementos alimentares?”

Chegou ao seu blog com um artigo que explica o que são suplementos e quando eles são indicados. Esse texto é totalmente informativo e nem sequer cita a sua marca.

Ela se interessou pelo conteúdo e se inscreveu no seu blog ou site para receber uma newsletter. Com isso, ela virou um lead e pulou para o próximo estágio de relacionamento com sua marca: o meio de funil (MoFu).

Por email, ela recebe de você um estudo comparando diversas marcas de suplementos alimentares, com todas as informações técnicas, os preços, vantagens e desvantagens, além de depoimentos de consumidores.

Trata-se de um conteúdo mais personalizado e mais aprofundado dentro das necessidades dessa pessoa e que, pela primeira vez, vai citar sua marca – em meio a outras – como uma solução para o problema que levou aquele lead até você em primeiro lugar.

O estudo é ainda totalmente informativo e não tem aquele tom de venda – mas é nele que se destacam as vantagens da sua solução. É a consumidora que vai, a partir das pesquisas que ela faz e dos conteúdos que recebe (inclusive seu email) decidir se irá ou não adquirir o produto.

Quando ela se sentir pronta para saber mais sobre o seu produto especificamente, ela vai pular para a última etapa: o fundo de funil (BoFu). 

Quando ela estiver lá, você pode mandar um email, por exemplo, com um cupom de desconto. Ou uma página promocional com frete grátis. Ou oferecer uma consultoria especializada para ela tirar as últimas dúvidas sobre sua marca antes de comprar.

Depois de passar por todo esse funil, sendo nutrida pelas suas estratégias de inbound marketing, é que ela vira sua cliente.

E aí entram as estratégias de retenção e de encantamento, para fidelizar o cliente, torná-lo alguém que faça boas avaliações do seu produto e o recomende para os outros. Tudo alinhado com a equipe de pós-venda, claro!

Deu para ver como o meio de funil é importante nesse processo?

É justamente o momento em que um usuário da web vira uma grande oportunidade. É quando o relacionamento entre empresa e potencial cliente mais se estreita.

E isso acontece principalmente em duas frentes:

  • foco no cliente, não no produto
  • personalização máxima dos conteúdos enviados para esse cliente, para atender às necessidades e interesses dele, levando-o a querer ir para o fundo do funil.

Como criar conteúdo para meio de funil?Uma mão segurando um coração sai de um smartphone.

Você quer seu lead cada vez mais engajado com a sua marca, certo?

O ideal, então, é você diversificar os canais de comunicação com seu lead, para ele ver que você está se esforçando para atender aos interesses dele.

Sobre o conteúdo em si, certifique-se de que ele está levando ao lead toda a autoridade que você possui naquele tema ou ramo.

O conteúdo tem que ser bem escrito, técnico, quando necessário, mais aprofundado, prestativo.

Personalize seu conteúdo. No meio do funil você já tem alguns dados do seu potencial cliente. Ele mesmo te forneceu, preenchendo um formulário para receber sua newsletter, por exemplo. E você já sabe quais conteúdos ele abre mais para ler, quanto tempo fica em cada página etc. 

Utilize estas informações para fornecer ao seu lead conteúdos que sejam realmente úteis e valiosos para ele.

Por outro lado, esta ainda não é a hora de ficar querendo vender seu peixe.

No meio do funil, você já pode e deve mostrar que sua marca é relevante no mercado, que você tem know-how naquilo e pode ser uma solução para as demandas do cliente e potencial.

Mas é importante frisar: o tom do seu conteúdo não é de venda, é de informação e didatismo.

Por fim, com tudo isso em mente, é hora de pensar nos melhores formatos para entregar aquele conteúdo MoFu para seu lead.

Estes são os principais nesta etapa do funil:

Posts de blog

Seguem sendo importantes nesta etapa, mas devem ter uma pegada mais aprofundada do que no topo de funil e, em alguma medida, apresentar seu produto como uma das soluções para o problema em questão. 

Posts com título “Como fazer tal coisa?”, tipo tutoriais, podem ser muito bem-vindos. Afinal, o seu público  já identificou o problema lá no topo do funil e agora quer saber COMO resolvê-lo da melhor forma. Vamos citar outros exemplos de posts de blog também dentro dos tópicos abaixo.

Newsletters

No meio de funil já é possível oferecer conteúdos mais personalizados ao seu lead, como já observamos antes. Aproveite esse potencial para fazer chegar ao email do seu futuro cliente algo que realmente possa trazer valor a ele.

Comparações

Posts ou newsletters que trazem comparações entre produtos são muito úteis nesta etapa do funil, que é justamente a etapa da “consideração”. Um exemplo de post: “Click Up ou Trello: qual o melhor?” 

É importante ser transparente e usar os dados mais confiáveis e realistas para fazer esta comparação, ou você vai perder pontos com seu lead.

Estudos de caso ou cases de sucesso

Você já mudou a vida de um cliente com seu produto ou empresa? Por que não mostrar? A etapa do MoFu é boa para isso, porque você está trazendo mais informações para mostrar ao lead sua autoridade no assunto. 

Checklists 

Um checklist pode mostrar a seu lead como fazer uma coisa da melhor maneira, na sua área de expertise. 

Por exemplo, aqui na Prosperidade Conteúdos, temos um check-list de SEO, para o cliente saber se seu site está otimizado da melhor forma possível para os mecanismos de busca.

Webinars e cursos

Webinars são muito úteis em todas as etapas do funil, mas no meio do funil eles podem ser bastante eficazes. Com um especialista falando em vídeo sobre seu produto, você pode conferir mais autoridade ao que oferece. 

Pode ainda tirar dúvidas dos leads, ajudá-los com comparações, trazer depoimentos etc.

Vídeos

Assim como os webinars, os vídeos gravados mostrando algum aspecto da sua marca ou produto podem conferir grande autoridade. 

Por exemplo, vídeos com demonstrações, com depoimentos, com comparações entre seu produto e outros, mostrando os processos na sua empresa, entre outros.

Ebooks 

Os ebooks são materiais mais ricos e mais aprofundados sobre um assunto pelo qual seu lead já demonstrou ter interesse. Ele pode inclusive topar passar mais informações sobre seus hábitos ou necessidades em troca de ter acesso a esse conteúdo.

Você pode oferecer o acesso ao ebook em seu site, blog ou dentro de uma newsletter, por exemplo.

Ferramentas

Imagine um cliente buscando no Google: “Qual o melhor tipo de carne para churrasco?” Ele cai em uma página de uma fabricante de carnes. E vê vários conteúdos de topo de funil interessantes sobre o assunto. 

Ao fim de um desses posts, ele vê um convite para clicar (call-to-action) em uma ferramenta chamada “Calculadora de churrasco”. Essa ferramenta, super legal, permite que ele informe quantos convidados vão estar no churrasco, quantos são adultos, quantos bebem, quantos comem carne. E, ao final, mostra as medidas ideais para você comprar de carne, cerveja, refrigerante, carvão e sal, evitando desperdício. 

No fim desta página tem outro call-to-action, agora convidando a navegar pela loja do site e já comprar o que foi indicado pela calculadora. Ou seja, convidando a ir para o fundo do funil. 

Nesse exemplo, a ferramenta (calculadora) foi um conteúdo atrativo, interessante, criativo e útil no meio do funil, que com certeza ajudou muita gente a se interessar em fechar negócio em seguida.

Se você entendeu como os conteúdos de meio de funil podem fazer a diferença na hora de atrair clientes para seu negócio, talvez seja a hora de investir neles! Entre em contato e marque uma conversa com nossos especialistas, que saberão trazer a melhor solução para seu negócio.

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts