Como utilizar o marketing contábil para atrair clientes

Esse tipo de estratégia é grande aliada de empresas de contabilidade


Table of Contents


Ilustração: homem com uma calculadora em mãos. Em um balão de pensamento há um ícone de megafone, representando o marketing contábil.

O marketing é estratégico para qualquer empresa que deseja atrair clientes, engajá-los e fidelizá-los.

Não seria diferente na área de contabilidade, já que as marcas desse setor também buscam aumentar sua carteira de clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

O marketing contábil aumenta as chances de uma empresa se destacar perante a concorrência.

Além disso, com o maior acesso à internet e redes sociais, é comum que as empresas contábeis enfrentem não apenas escritórios tradicionais, como também soluções digitais que fazem com que o mercado de contabilidade seja ainda mais disputado.

Uma maneira de se destacar é usar o marketing contábil, uma ferramenta importante na atração de clientes. Saiba mais sobre o conceito, como funciona e, por fim, algumas maneiras de aplicar essa prática em um negócio.   

O que é o marketing contábil?

O marketing contábil é o conjunto de práticas voltadas às empresas do setor, como escritórios de contabilidade ou mesmo profissionais autônomos que são contadores.

Afinal, cada setor econômico possui especificidades que devem ser observadas na hora de criar as estratégias de marketing, comunicação e vendas. 

No caso do marketing de contabilidade, ele visa compreender as dores e necessidades desse mercado para que uma marca possa divulgar suas soluções para as demandas do público que busca serviços contábeis.

As empresas que colocam em prática o marketing contábil aproveitam vantagens como:

  • Melhor compreensão das demandas do seu público-alvo, pois o relacionamento, a proximidade e a interação com ele tse torna mais intensa e constante;
  • Mais posicionamento e reconhecimento de marca, já que a empresa tende a se tornar conhecida e, também, referência de qualidade ao entregar o que o público espera dela;
  • Mais chances de impulsionar vendas, pois um dos objetivos do marketing contábil é converter o público interessado em cliente.

Como funciona o marketing para contabilidade?

Ilustração abstrata: uma calculadora com uma boca segurando um megafone.

O marketing contábil funciona por meio da adoção de uma série de práticas de publicidade, propaganda, produção de conteúdo, vendas, relacionamento com o cliente e muitas outras que têm como objetivos:

  • Tornar uma empresa conhecida em sua área de atuação;
  • Responder a dúvidas do público;
  • Entender as necessidades contábeis do mercado;
  • Oferecer informação de qualidade através da criação de conteúdos;
  • Direcionar ações de comunicação de forma personalizada;
  • Apresentar produtos e serviços que atendem à demanda do público da marca;
  • Aumentar a conversão de clientes;
  • Melhorar a retenção de quem já faz adquiriu um produto ou serviço;
  • Engajar clientes e transformá-los em embaixadores da marca, o que tende a aumentar a atração de mais clientes.

O marketing para contabilidade pode funcionar por meio da adoção de ferramentas digitais que ajudam na publicidade da marca e também no relacionamento com o público e com clientes.

Por meio desses recursos, a sua empresa consegue aplicar o marketing contábil de forma eficaz, ágil e mais econômica.

Também é importante ter atenção para as métricas de marketing, que ajudam a definir estratégias, concentrar esforços ou realocar tempo em recursos e ações de conversão que sejam mais vantajosas para a empresa.

Por fim,  é comum que empresas de contabilidade coloquem em prática os conceitos de marketing contábil ao contratarem serviços especializados, que têm expertise em atração, conversão, relacionamento com clientes e em criar estratégias específicas para cada marca.

Como aplicar o marketing contábil?

Imagem abstrata: uma pessoa com um notebook em mãos. No lugar de sua cabeça há uma lâmpada.O marketing para contabilidade deve apresentar as soluções que uma empresa do setor possui para atender às necessidades de seu público.

Além disso, o recurso é fundamental para que a marca possa se diferenciar de concorrentes e ser reconhecida como sinônimo de eficiência e qualidade.

Para isso, existem práticas estratégicas de marketing que toda empresa deve adotar.

1. Defina o seu público e personas

Saber qual é o seu público é um importante começo no marketing contábil. 

Caso o objetivo seja vender produtos ou serviços de contabilidade para empresas, utilizar o marketing B2B (business-to-business) é uma opção, já que é necessário entender as demandas contábeis empresariais.

Agora, se a ideia for atingir o consumidor final, ou seja, pessoas físicas que precisam de empresas de contabilidade, é mais eficiente usar as práticas do marketing B2C (business-to-consumer).

Afinal, falar com pessoas exige outro tom e voz e outras estratégias de comunicação diferentes daquela feita para outras empresas.

Essas diferenças devem ser compreendidas também para a criação da persona, que é uma representação de cliente ideal de uma marca.

A persona é fictícia e facilita o direcionamento de ações de marketing e de elementos como o já citado tom e voz, formatos de conteúdo, canais de comunicação etc.

2. Invista em conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo de qualidade é essencial para o marketing contábil, já que esse setor pode lidar com assuntos que não são de amplo conhecimento.

A contabilidade envolve uma série de temas que uma marca pode utilizar não apenas para informar seu público, mas também para atraí-lo para a contratação de um serviço contábil.

Com um bom conteúdo, a sua marca será reconhecida como uma importante fonte de informação e, em médio e longo prazo, poderá ser vista também como referência em serviços de contabilidade.

Vale a pena investir, por exemplo, na criação de sites, blogs, newsletters, e-books, infográficos, posts em redes sociais e quaisquer outras formas de divulgar conteúdo sobre contabilidade.

Com essas informações, qualquer pessoa ou empresa que buscar na internet informações sobre contabilidade poderá localizar a sua marca e decidir se relacionar com ela.

3. Tenha atenção aos motores de busca

Os motores de busca são sites utilizados pelas pessoas para localizar notícias, informações, serviços e uma série de outros conteúdos sempre que possuem uma dúvida ou estão com uma demanda.

O Google é o principal motor de busca, e, para que uma marca apareça com destaque em suas páginas, é fundamental fazer um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization).

Essa otimização para motores de busca utiliza várias técnicas, como o bom uso de palavras-chave, para informar ao Google ou outro similar que o conteúdo do seu site ou blog é interessante e, por isso, deve ser apresentado para quem faz pesquisas na internet.

Logo, ao criar conteúdo digital, principalmente em sites e blogs, a sua marca deve ter atenção às técnicas de SEO.

Com elas, a marca será apresentada de maneira mais rápida e com destaque sempre que for realizada uma busca no Google de um tema relacionado ao negócio.

4. Faça uma boa gestão de redes sociais 

O uso de redes sociais no Brasil é amplo e faz parte da realidade de diversas faixas etárias, em todas as regiões do país, como mostra levantamento do Datafolha.

O estudo, de março de 2022,  indica que 94% das pessoas pesquisadas possuem conta em rede social, sendo que o WhatsApp faz parte da vida de 92% dos entrevistados. Em seguida, estão o Facebook (74%), o YouTube (68%), o Instagram (64%) e o TikTok (39%).

Os números indicam a importância de uma marca estar nas redes sociais.

Dessa maneira, é fundamental que empresas de contabilidade tenham perfis na internet que ajudem na apresentação de serviços e, também, na interação com o público ou mesmo com clientes.

Conforme as personas definidas, é possível saber em quais redes sociais seu público-alvo está.

Depois, também é importante estabelecer a frequência de publicação nas redes, o tipo de conteúdo que será divulgado por meio desses canais e como aliar os perfis com outros canais de comunicação, como o email, por exemplo. Tudo com base numa estratégia.

5. Aproveite os benefícios do marketing digital

O marketing digital é o conjunto de práticas realizadas em ambiente eletrônico que visa aproximar marca e público.

Essa ferramenta de comunicação foi desenvolvida para que as marcas pudessem dialogar com quem tem interesse em seus produtos e serviços por meio de canais digitais, como sites, redes sociais e motores de busca.

Ao contrário do marketing tradicional, o marketing digital permite usar recursos que ajudam uma marca a alcançar mais pessoas, por valores menores do que a publicidade convencional em televisão, rádio ou materiais impressos, por exemplo.

Com as ferramentas digitais, é possível apresentar anúncios personalizados para um determinado perfil em uma rede social ou exibir publicidade em motores de busca, de acordo com informações como localização, faixa etária e interesses.

Isso permite apresentar uma marca de maneira direcionada para quem realmente pode se tornar cliente, o que diminui os custos relacionados à conversão.

Se você quer aproveitar todos os benefícios do marketing digital, precisa conversar com quem conhece o assunto. Entre em contato conosco e comece a atrair e converter clientes.

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts