A Inteligência Artificial Generativa (IAG ou GAI em inglês) é um subcampo da inteligência artificial no qual uma máquina é capaz de fazer tarefas mais complexas, envolvendo raciocínio em cima de informações.
Ou seja, ela é capaz de aprender as características de um conjunto de dados e criar novos exemplos que se assemelham ao conjunto original. Isso significa que, quanto melhor a base de dados, melhor o resultado. E, com o tempo, a máquina vai aprendendo com a quantidade de informações que vai recebendo. Esse processo é chamado machine learning.
Por exemplo, é possível criar um robô que faça tarefas como desenvolver um código de software ou facilitar o desenvolvimento de marketing direcionado.
Os lançamentos mais populares vêm da empresa Open IA, que tem como investidor o bilionário Elon Musk.
O primeiro a ganhar os holofotes foi o Dall-E (uma junção do artista Salvador Dalí e Wall-E, filme da Pixar), em 2021.
Já em 2022, a Open IA voltou a ganhar destaque, desta vez com o GPT-3.
GPT-3 (Generative Pre-Trained Transformer 3) é a terceira versão de um transformer pré-treinado para produzir textos. A ferramenta usa o aprendizado de máquina para trazer respostas às solicitações do usuário.
Ela utiliza transformadores de linguagem natural. Isso quer dizer que é treinada tanto para interpretar a comunicação do usuário quanto para entregar respostas facilmente compreendidas por ele.
Quando um utilizador faz uma pergunta ou pede a realização de uma tarefa, a ferramenta utiliza um banco de dados (que pode ser privado ou aberto, como a internet) para formular a melhor entrega possível.
Caso o solicitante não esteja satisfeito, pode pedir uma nova entrega para a mesma solicitação e adicionar detalhes para aumentar sua precisão.
Atualmente, a Open IA lançou uma versão atualizada de sua IA, o Chat GPT-4.
Mas ela não é a única empresa a trabalhar com a inteligência artificial generativa. Entre as concorrentes da Open IA estão a MidJourney, a DeepMind’s (comprada pelo Google) e a Jasper.
Segundo um artigo do Nexo, em 2022, investidores injetaram pelo menos US$ 1,37 bilhão em empresas de IA generativa em 78 negócios, de acordo com dados do PitchBook, empresa de Venture Capital e Private Equity.
A inteligência artificial generativa pode ser usada tanto para texto quanto para imagens, vídeos e voz, seja no auxílio para a produção de conteúdos de marketing ou até mesmo no jornalismo.
Uma IA generativa tem a capacidade de gerar um novo texto, traduzir, corrigir e criar diálogos (como chatbots). Por exemplo, o Chat GPT, Smodin e Clarice.AI.
Assim como em textos, a IA generativa cria novas imagens, edita, restaura, reconstrói e melhora outras já existentes. Além do Dall-E, existe o Nightcafe AI, Midjourney e o Stable Diffusion.
A inteligência artificial generativa pode ser usada para uma variedade de aplicações de vídeo, desde a criação de efeitos visuais até a geração de conteúdo totalmente novo. As ferramentas mais conhecidas são: Transframer, Synthesia, Lumen5 e RunwayML.
A inteligência artificial generativa pode ser usada para uma variedade de aplicações de voz, como geração de voz humana e a tradução de voz. Entre os programas estão Animaker Voice, Lyrebird e Wall-E.
A inteligência artificial generativa pode ser utilizada como auxílio para a produção de conteúdos para marketing, como blog posts, email marketing, peças de social etc. É importante, contudo, sempre checar informações fornecidas pelas ferramentas de IA, pois ainda há muitas imprecisões e até mesmo informações completamente erradas.
Além desse tipo de uso, a IA é usada para personalizar o conteúdo de acordo com o público-alvo, seus interesses e comportamentos, ajudando a aumentar o engajamento e a fidelidade do público.
A IA generativa também pode ser usada para otimizar o SEO do conteúdo, como escolher palavras-chave e otimizar a estrutura do conteúdo para melhorar a classificação nos buscadores.
Por fim, também serve para otimizar o SEO do conteúdo, como escolher palavras-chave adequadas e otimizar a estrutura do conteúdo para melhorar a classificação nos motores de busca.
Assine nossa newsletter e receba as últimas informações, tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital.