featured-image
Blog / Marketing de conteúdo /

15 ferramentas de inteligência artificial para produção de conteúdo

15 ferramentas de inteligência artificial para produção de conteúdo

clock icon

Tempo de leitura: 6 min

31 de Janeiro de 2023 | 10:30

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

As ferramentas de inteligência artificial podem contribuir muito na área de produção de conteúdo

Com os avanços tecnológicos, mais e mais dispositivos surgem para auxiliar no planejamento, criação, revisão e mensuração de resultados. 

Em 2022, o ChatGPT, da OpenAI, ganhou as primeiras páginas de sites de marketing, sendo apontado por muitos deles como um novo marco na era digital. 

Contudo, esse universo é amplo. Existem muitas outras oportunidades tecnológicas que ajudam profissionais do setor na execução de suas tarefas. 

Se você deseja conhecê-las, continue a leitura. Neste artigo, veja uma lista de ferramentas de inteligência artificial que servem como suporte na produção de conteúdo para múltiplos canais e em diferentes processos. 

15 ferramentas de inteligência artificial para auxiliar na produção de conteúdo

Existem muitas ferramentas de IA que auxiliam na produção de conteúdo. Claro, as mais populares são aquelas que, de fato, produzem textos, imagens ou vídeos, por exemplo. 

Apesar disso, existem muitas outras funcionalidades, que vão desde a aceleração de processos à transcrição de sons. E, sendo um setor que progride com rapidez, frequentemente surgem novas oportunidades no mercado. 

A seguir, conheça algumas das mais populares ferramentas de inteligência artificial para ajudar na produção de conteúdo. 

1. GPT-3

A ferramenta mais popular dessa lista é o GPT-3. Ela não tem como função produzir conteúdo, mas pode perfeitamente ser aplicada para tal. 

Trata-se de um recurso que pode criar textos originais, sugerir pautas para planejamento editorial, servir como fonte de pesquisa, tradução e revisão ortográfica. 

De fato, seus limites ainda são desconhecidos, então é preciso explorá-la para avaliar o seu potencial. 

2. Jasper

A Jasper, por sua vez, foi desenvolvida justamente para auxiliar na criação de conteúdo. Sua inteligência artificial permite a criação das mais variadas peças de marketing, como social posts, blog posts, copies de anúncios, mensagens de email, entre outras. 

A ferramenta possui, também, uma extensão para Google Chrome, o que permite utilizá-la em tempo real enquanto realiza tarefas em outras plataformas. 

3. SEO.ai

A SEO.ai promete criar textos otimizados para mecanismos de buscas (ou auxilia em sua otimização) de maneira rápida, prática e conforme as diretrizes dos maiores buscadores. 

Durante a escrita (manual ou automática), um painel mostra palavras-chave e termos relacionados que devem ser incluídos no artigo. 

Ao atender aos parâmetros definidos pela plataforma, um indicador de pontuação — chamado de SEO Score — demonstra se a página está preparada para uma boa performance nos motores de pesquisa. 

A ferramenta ainda auxilia a encontrar palavras-chave, sugere novos conteúdos e se adequa ao padrão de escrita do usuário, fazendo com que, após um tempo de utilização, ela seja capaz de emular os textos do autor. 

4. Copy.ai

Com uma proposta muito similar à Jasper, a Copy.ai visa acelerar os processos de redação de conteúdo. 

Contudo, possui um maior foco em textos voltados à conversão, como landing pages, anúncios e descrição de produtos. 

5. Sudowrite

A Sudowrite é uma ferramenta para criar histórias. A ideia é auxiliar em textos longos, como romances e novelas, mas também é aplicada ao marketing para criar textos com storytelling. 

A mágica acontece durante a escrita. O autor só precisa começar os textos para receber ideias de sugestões de continuidade que levam para os mais diferentes caminhos. 

6. Article Forge

A Article Forge garante a criação de conteúdos em menos de 60 segundos. De acordo com o site do transformer, tudo que o usuário precisa fazer é selecionar uma palavra-chave e o tamanho do texto para recebê-lo pronto em um minuto. 

O conteúdo é 100% original, verificado pelo CopyScape, o que anula a possibilidade de ser identificado como plágio. 

7. Dall-e 2

Produzida pela mesma desenvolvedora da GPT-3, a Dall-e 2 foca na criação de imagens originais e realistas.

A cada solicitação, uma imagem é gerada pela inteligência artificial. Tudo que o usuário precisa fazer é escrever um prompt, que pode ser detalhado para criar imagens ainda mais precisas.   

8. Stable Diffusion

O Stable Diffusion é uma inteligência artificial generativa para criação de imagens que possui uma versão web e outra que pode ser instalada no computador. 

Na prática, segue uma mecânica semelhante à Dall-e 2, na qual o criador insere um texto e tem como resultado uma imagem. 

9. Olli

A Olli tem como função criar peças gráficas para facilitar a visualização de dados. Por meio de seu sistema de inteligência artificial, o usuário precisa apenas descrever o que deseja para criar relatórios. 

Ela pode ser uma poderosa aliada na hora de criar apresentações, ebooks ou pesquisas de mercado. 

10. DeepL

O DeepL é um tradutor que se baseia no aprendizado de máquina para retroalimentar o sistema, produzindo resultados cada vez mais precisos. 

Com ele, é possível traduzir arquivos inteiros, como PDFs, DOCs e apresentações de slides, o que pode ser uma mão na roda tanto para pesquisas quanto para levar conteúdo para sites internacionais. 

11. Excelformulabot

A ideia do Excelformulabot é criar planilhas instantâneas, sem a necessidade de conhecimentos avançados. 

Por meio de uma linguagem natural, o usuário realiza uma solicitação e a ferramenta traz tanto planilhas completas quanto fórmulas automáticas. 

12. Paraphraser

O Paraphraser tem como objetivo reescrever ou reestruturar frases, parágrafos ou textos inteiros. Também é possível solicitar que a ferramenta utilize um diferente tom de voz ou faça um resumo. 

13. Grammarly

O Grammarly, por sua vez, auxilia na revisão de conteúdo. Por meio do software, é realizada uma correção ortográfica em tempo real. 

Mas não para por aí. A ferramenta também sugere novas abordagens para o texto, sinônimos, sugestões para melhorar a clareza, a coesão e a coerência das peças textuais. 

14. Runway

A Runway é uma ferramenta de inteligência artificial para criar vídeos. Nela, são compiladas várias funcionalidades, com as quais o usuário utiliza o texto para solicitar a criação automática do conteúdo audiovisual. 

Isso inclui criação de imagens, recortes, reposicionamento, filtros, planos de fundo, entre muitos outros recursos. 

15. Play.ht

A ideia do Play.ht é transformar texto em voz. Por meio da inteligência artificial, visa criar narrações naturais, mas utilizando vozes sintéticas. 

Essa ferramenta pode auxiliar no reaproveitamento de conteúdo em outros formatos, tornando-o mais acessível ao usuário. 

E então, esse conteúdo foi útil para você? Então se inscreva na nossa newsletter para receber informações sobre as últimas novidades do marketing de conteúdo e SEO. 

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts