featured-image
Blog / Estrategia de marketing /

Entenda como funciona o Growth Hacking e saiba aplicá-lo

Entenda como funciona o Growth Hacking e saiba aplicá-lo

clock icon

Tempo de leitura: 6 min

09 de Maio de 2023 | 10:00

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

Growth Hacking. Um termo conhecido em algumas indústrias e pouco utilizado em outras. Mas, sem dúvidas, muito popular no mundo corporativo atualmente. 

Vivemos na era da informação. Todos os dias o banco de dados mundial (Big Data) recolhe materiais, efetua pesquisas e realiza testes com os usuários da web. 

Dentro das empresas, esses dados são utilizados para estruturar processos, compreender o comportamento do consumidor, realizar ações de marketing, além de outras ações em áreas nas quais é necessária a evolução. 

Chegamos, assim, aos dois termos cujas traduções compõem a tática: crescimento e exploração (Growth e Hacking).

Ou seja, a arte de explorar e encontrar brechas, oportunidades e vantagens competitivas para o desenvolvimento de um negócio. 

Se você quer saber mais sobre esse assunto, chegou ao lugar certo. No texto a seguir, descubra tudo sobre o conceito de Growth Hacking e como é aplicada a metodologia nas empresas.

O que é growth hacking?

Growth Hacking é um método aplicado no ambiente digital para encontrar atalhos (ou hacks) para o crescimento de um negócio. Por conta de sua inegável relação com o marketing, é também denominado Growth Marketing em alguns casos. 

É muito comum a aplicação do Growth Hacking em áreas nas quais se exige o crescimento acelerado e escalável, especialmente no mundo das startups, que precisam justificar os investimentos e se estabelecer no mercado.

Em outras palavras, trata-se da exploração de novas táticas, recursos ou ideias que geram vantagem para a empresa em relação aos concorrentes, acelerando o desenvolvimento da marca e gerando economia de gastos.

Tudo isso, claro, é realizado por meio de testes contínuos, visando sempre o progresso de maneira exponencial.  

O que faz um growth hacker?

O growth hacker é o profissional responsável pela aplicação do Growth Hacking nas empresas. É alguém que utiliza-se da tentativa e erro em seu cotidiano, avaliando os impactos de cada novo procedimento por meio de dados. 

Com isso, é possível identificar o que deve permanecer como está, o que precisa ser mudado e o que deve ser excluído na estratégia digital. 

Além disso, também define a hierarquia de priorização de ideias de modo analítico. Tudo isso de maneira repetitiva, visando a melhora gradual e constante em questões estratégicas, comerciais ou operacionais.

Por fim, o growth hacker é aquele que visualiza e interpreta os dados recolhidos de maneira geral com foco no ROI (Retorno Sobre o Investimento), maximizando a eficiência dos recursos disponíveis. 

Sua adoção é baseada em três pilares: 

  • Crescimento;
  • Análise de dados;
  • Experimentação. 

Qual é a importância do Growth Hacking?

Embora seja observado com maior frequência em empresas embrionárias ou pequenos negócios, o Growth Hacking é um importante aliado para qualquer tipo de negócio. 

Afinal, todo empreendimento precisa utilizar o máximo potencial dos recursos disponíveis, como pessoas, ferramentas ou processos. 

Ou seja, funciona como uma bússola que comprova por meio dos números que a companhia segue o caminho certo com foco em performance

Como é aplicado o Growth Hacking?

O Growth Hacking parte da premissa de que pequenas mudanças, quando somadas, geram um grande impacto. 

Para aplicá-lo, as empresas se utilizam de uma metodologia simples, mas holística, observando de perto a somatória de diversas alterações que, em conjunto, causam um efeito positivo. 

Existem diferentes metodologias aplicáveis, mas todas elas seguem uma linha semelhante à descrita a seguir. 

  • Problema;
  • Ideia;
  • Modelo. 

Problema

O primeiro passo consiste na identificação do problema. Ou seja, algo em que se espera uma evolução. 

Ideia

Na sequência, é hora de buscar soluções para o problema. Ou seja, ideias de como gerar melhorias. Ela precisa ter como foco uma única métrica. 

Essa é uma etapa na qual são convidados profissionais de diferentes áreas para o brainstorm. O objetivo, em geral, é justamente coletar diferentes pontos para aplicá-los separadamente e avaliar qual deles tem o melhor desempenho. 

  • Exemplo: alterar a cor do layout das mensagens enviadas para melhorar o engajamento (taxa de cliques) de emails.

Nesse caso, temos uma ideia simples e de fácil aplicação, que se juntará a outras com a mesma característica.

Isso nos leva a outra competência do Growth Hacking, que é avaliar o potencial de impacto, o quanto a ação influencia no âmbito geral – e sua dificuldade de implementação. 

Modelo

Na terceira fase é criado um documento chamado de modelo, alinhando o problema à expectativa de resolução. Ou seja, uma hipótese. 

Nesse momento é desenhado um workflow, que estabelece quais serão os processos e os respectivos responsáveis pela execução, em ordem cronológica. 

  • Exemplo: 

Workflow em um processo de growth hacking

Perceba que este é um exemplo simplificado. Um modelo deve incluir outras variáveis, como prazos e as ferramentas que serão utilizadas.

Esse mesmo processo é replicado com outras ideias e hipóteses. Assim, a melhor delas é aplicada à rotina do marketing, garantindo o crescimento contínuo. 

Ao aplicar o Growth Hacking em múltiplas vertentes e avaliar os dados recolhidos, tem-se a certeza de que as melhores decisões foram tomadas. 

Se você gostou deste texto e deseja receber outras informações semelhantes, diretamente na sua caixa de entrada, inscreva-se na nossa newsletter. Junte-se a nós na busca pelos melhores resultados de marketing!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts