Como divulgar serviços financeiros na internet?

Criar conteúdo de qualidade, trabalhar bem as redes sociais e ter sites e apps que proporcionem boa experiência aos usuários são formas de atrair e reter clientes


Table of Contents


Ilustração: homem de costas observando uma miscelânea de ícones relacionados ao marketing digital, representando a divulgação de serviços financeiros na internet.Marcas que sabem como difundir serviços financeiros, especialmente pela internet, podem obter grande diferencial competitivo em relação aos concorrentes, já que a divulgação online de produtos e serviços traz benefícios para os negócios que querem dialogar com o público e aumentar a conversão de clientes.

Quem entende a importância de usar o marketing e a web em favor da publicidade de uma marca pode alcançar um número maior de pessoas do que a propaganda realizada em mídias tradicionais, como televisão e impresso. 

Ao considerar que 82,7% dos lares brasileiros possuem acesso à internet, conforme a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2019, aproveitar esse canal de comunicação com o público para divulgar serviços financeiros significa conversar com milhões de pessoas. Uma grande oportunidade para tentar convencê-las a adquirir o produto oferecido e se relacionar com a marca.

Neste texto vamos explicar a importância da divulgação online em um setor de grande concorrência, como é o financeiro, e mostrar caminhos viáveis para ter sucesso com essa estratégia.

O que são serviços financeiros?

De forma objetiva, os serviços financeiros são aqueles prestados por empresas e instituições autorizadas a fazê-los, como bancos, seguradoras, fundos de pensão etc. Diferentes formas de pagamento, abertura de contas, operações de câmbio são alguns desses produtos.

Com esse tipo de serviço, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem aproveitar soluções financeiras diversas para a gestão de dinheiro, fazer transferência de recursos, obter crédito e uma série de outras ações relacionadas.

Entre os exemplos de serviços financeiros, podemos citar:

  • Contas bancárias;
  • Sistemas de gestão de empresas;
  • Meios de pagamento, presenciais ou digitais;
  • Sites de comércio eletrônico;
  • Empréstimos;
  • Financiamentos;
  • Carteiras de investimento;
  • Aplicativos de controle financeiro empresarial ou pessoa;
  • Seguros;
  • Cartão de crédito;
  • Contabilidade.

Quais são as instituições financeiras no Brasil?

Imagem abstrata: homem com uma boca no lugar do rosto rodeado por ícones relacionados às finanças (dinheiro vivo, cofre e cartão de crédito).Existem milhares de instituições financeiras no Brasil que fornecem produtos e serviços em seu setor de atuação. 

Confira abaixo a lista com os principais bancos que atuam no país. Além disso, conheça outros prestadores de serviços financeiros.

Bancos

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), estão associados à entidade 115 bancos, tanto tradicionais quanto digitais. Esse tipo de instituição financeira oferece serviços como conta bancária, cartão de crédito, empréstimo pessoal, financiamentos, consórcios e muitos outros.

Alguns dos nomes mais conhecidos entre os bancos associados à Febraban, estão:

  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú Unibanco;
  • Inter;
  • Banco PAN;
  • Santander.

Escritórios de contabilidade

Os escritórios de contabilidade são empresas que fornecem serviços relacionados às demandas financeiras de empresas ou mesmo de profissionais autônomos ou pessoas físicas, que precisam de ajuda especializada para atividades como:

  • Abertura de empresa;
  • Pagamento de impostos;
  • Controle de contas, despesas e gastos;
  • Envio e regularização de documentos perante órgãos públicos;
  • Análise de resultados financeiros e empresariais;
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Fechamento de empresas.

Há empresas de contabilidade 100% online, nas quais é possível ter atendimento totalmente digital ao longo do dia, de acordo com o plano mensal adquirido. Esse escritório virtual faz todos os serviços que você pode encontrar em um local físico, desde abertura de empresas até a declaração de IR.

Apps de finanças

Os aplicativos de finanças são recursos digitais lançados por empresas que visam a organização do orçamento, seja ele empresarial ou familiar.

Esses apps são ferramentas que facilitam o controle financeiro e ajudam a manter as contas em dia.

No caso de empresas, os apps podem funcionar para o acompanhamento de resultados, gestão financeira do negócio, visualização de caixa, entre outras atividades. É comum que essa ferramenta possa ser integrada ao sistema de gestão financeira contratado pela empresa.

Para pessoas físicas, os aplicativos de finanças ajudam na administração do orçamento doméstico e gerenciamento de dinheiro. Essas ferramentas auxiliam no controle financeiro e mostram, por exemplo, ganhos e gastos mensais, transações realizadas e valores disponíveis para investimentos.

Plataformas de investimentos

As plataformas de investimentos são ferramentas que permitem que pessoas físicas e jurídicas realizem a compra de títulos diversos que fazem parte do mercado e que visam trazer retorno financeiro a partir da aplicação realizada.

Por meio dessas plataformas é possível adquirir ações e títulos que têm como objetivo gerar lucro para os investidores. As estruturas dessas ferramentas ajudam na localização de investimentos, gestão de ativos, compra e venda de ações, depósito e resgate de valores, entre outros serviços.

É comum que bancos, instituições financeiras e, principalmente, corretoras de valores forneçam plataformas de investimentos para seus clientes realizarem transações de forma independente, sem a necessidade de buscar auxílio de atendentes ou terceiros.

Corretoras de valores

Por fim, as corretoras de valores são empresas que atuam como intermediadoras entre o mercado financeiro e investidores, como pessoas físicas ou jurídicas.

Essas corretoras prestam o serviço de apresentar produtos financeiros que podem ser adquiridos por quem deseja aplicar recursos em um determinado tipo de investimento.  

Ao contratar o serviço de uma corretora não é preciso lidar diretamente com quem oferece as aplicações financeiras, como a Bolsa de Valores ou fundos de investimentos.

Por exemplo: quem deseja comprar títulos do Tesouro Direto, que é um tipo de aplicação ofertado pelo governo, pode realizar essa transação por meio de uma corretora de investimentos, em vez de comprar os papéis diretamente do poder público.

Existem bancos que também oferecem serviços de corretoras de valores, mas o mercado também conta com empresas que atuam com a comercialização de investimentos de maneira exclusiva, sem oferecer serviços bancários.

Como divulgar serviços financeiros?

Uma mão segura um smartphone, de onde saem diversos ícones sociais.

1. Integre as ações digitais

As ações digitais são essenciais para a divulgação de serviços financeiros. Isso porque os canais eletrônicos permitem atingir milhares de pessoas por meio de sites, blogs, emails, redes sociais, aplicativos e anúncios.

É importante integrar essas ações, para que os esforços de marketing da empresa estejam alinhados em todos os canais utilizados pela marca.

A integração ajuda a empresa a manter seu tom e voz em todos os pontos de contato com o público e, também, traz a possibilidade de reforçar a mensagem que a marca quer transmitir. 

2. Crie conteúdo de valor antes mesmo da contratação dos serviços

A criação de conteúdo de valor para o público é outra maneira de divulgar serviços financeiros com eficiência e construir autoridade de marca perante o seu público-alvo.

Isso porque eventuais interessados em adquirir um serviço podem conhecê-lo a partir de um conteúdo de qualidade, que responde dúvidas e traz aprendizado a quem consome.

Dessa maneira, criar uma boa estratégia de conteúdo ajuda a conquistar novos clientes por meio da entrega de materiais de alto valor, que aproximem o público da marca.

Após aproximar-se de um potencial cliente com o uso de conteúdos de qualidade, aumentam as chances de transformá-lo em cliente.

Os blog posts são um bom caminho para atrair e despertar o interesse de pessoas e outras empresas em seus serviços financeiros.

3. Utilize as métricas a seu favor

As métricas de marketing são informações importantes para mensurar o impacto de ações de divulgação dos serviços financeiros. 

Com elas, a marca consegue avaliar a efetividade de campanhas e, principalmente, realizar ajustes em práticas e estratégias de marketing.

Entre as métricas que podem ser analisadas, estão:

  • ROI (Return On Investment), que é o retorno sobre investimento que mede o lucro ou prejuízo de uma ação de marketing com base nos valores aplicados nessa iniciativa de divulgação;
  • CAC (Cost to Acquire Customers), que significa o custo de aquisição de clientes e indica o quanto é gasto na conversão de leads;
  • NPS (Net Promoter Score), métrica que mostra o nível de satisfação de clientes da sua marca.

Sempre analise as métricas relacionadas aos canais de comunicação da sua marca para avaliar a efetividade da divulgação dos serviços financeiros. 

A depender dos resultados, é preciso intensificar esforços, fazer ajustes ou mesmo interromper o que tem sido feito para repensar as ações de marketing.

4. Invista em experiências agradáveis

A experiência do usuário deve ser sempre levada em consideração na divulgação de serviços financeiros. 

Essa preocupação deve existir desde o primeiro contato da marca com o público e quanto mais positiva, maiores as chances de conversão. Uma boa experiência envolve aspectos como:

  • Layout agradável em sites, aplicativos e páginas;
  • Carregamento rápido de páginas a apps;
  • Conteúdo de valor (qualidade), que faça a diferença na vida de quem o consome;
  • Facilidade na obtenção de informações e, principalmente, contratação de serviços;
  • Agilidade no atendimento e ao responder questionamentos do público.

Uma experiência ruim pode ser fatal para a estratégia de divulgação.

Afinal, uma pessoa que não consegue obter aquilo que espera de uma empresa dificilmente irá contratar seus serviços.

Portanto, trabalhe para que a marca ofereça, desde o primeiro ponto de contato com o público, uma experiência positiva e agradável aos usuários.

Descubra todas as possibilidades de divulgação da sua empresa com quem tem expertise em marketing digital. Entre em contato conosco para impulsionar as estratégias da sua empresa.

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts