featured-image
Blog / Mídias Sociais /

Conteúdo para LinkedIn: como se destacar nessa rede social

Conteúdo para LinkedIn: como se destacar nessa rede social

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

15 de Junho de 2023 | 10:00

author icon

Escrito por: Tati Barros

 

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, com  850 milhões de usuários. Apenas no Brasil, em 2021, foram 51 milhões de perfis ativados, o que fez com que o país alcançasse o quarto lugar mundial. 

Com esses números mais do que expressivos, é indispensável se manter presente na rede. Mas mais do que isso: é preciso entregar valor para se destacar, algo que não vale apenas para marcas, mas também para executivos e CEOs.

Para quem ainda não está convicto sobre o porquê de se estar no LinkedIn, mais uma vez os dados justificam a necessidade de gerir a própria imagem. 

Um levantamento realizado pela consultoria internacional de comunicação corporativa Brunswick, em 2019, mostrou que um em cada dois colaboradores prefere trabalhar para CEOs que usam as redes sociais, e três em cada quatro pessoas confiam em um CEO que é ativo online. 

Ao longo deste artigo, vamos abordar de que forma isso deve ser feito para você se tornar um Top Voice na rede social, que é um programa criado pelo próprio LinkedIn para reconhecer e dar visibilidade para perfis que não só compartilham conteúdos que agregam, mas que também engajam a comunidade e acabam se tornando referência.

O que é o LinkedIn Pulse?

O LinkedIn Pulse é uma plataforma de publicação criada pelo LinkedIn. A sua proposta é que seja uma ferramenta para formadores de opinião e especialistas de um determinado setor produzirem conteúdos e, a partir disso, construírem suas reputações e ganharem credibilidade.

Por meio do Pulse é possível gerar publicações em blogs e notícias, além de compartilhar trechos dele como conteúdo no LinkedIn e em outras redes sociais.

Por que estar no LinkedIn?Imagem mostra foto de mão atirando aviõezinhos de papel, remetendo a alcançar pessoas mais longe

Já apontamos alguns motivos para investir na plataforma. Vamos explorar mais um pouco cada um deles e alguns outros:

Trabalho de imagem

O LinkedIn é uma ferramenta que serve também para contar sua história e trabalhar a sua imagem. A construção de uma marca pessoal aumenta a reputação digital e, consequentemente, gera um maior interesse pelo seu trabalho desenvolvido ou até mesmo em relação a sua empresa.

Visibilidade

Com o número expressivo de usuários em todo o mundo, não dá para ignorar a visibilidade que a plataforma proporciona. Essa é uma forma de ser reconhecido por outros nomes célebres de sua área e do mundo corporativo em geral. 

Networking

Como uma boa rede social, o LinkedIn é um ambiente para ampliar conexões. Ele permite entrar em contato com profissionais de todo o mundo, o que pode ocasionar em boas parcerias, convites para eventos, propostas de trabalho, indicações qualificadas, entre outras tantas possibilidades.

Como criar um perfil relevante no LinkedIn?Arte mostra foto de mão usando celular e imagem de conteúdo e curtida atrás

Antes de qualquer coisa, assim como em tudo o que se refere à produção de conteúdo, é preciso estratégia e planejamento editorial. Outros pontos importantes são:

Criar um perfil completo

Não deixe de preencher todos os campos do perfil do LinkedIn. Destaque suas experiências mais relevantes e descreva brevemente as atividades desempenhadas em cada uma delas. Insira links de artigos e outros conteúdos já publicados, entrevistas, portfólio e tudo o mais que possa mostrar autoridade na área em que atua.

Mais qualidade e menos quantidade

A ideia não é postar tudo e qualquer coisa, só para se fazer presente na rede. Ao contrário. É mostrar que você tem o que acrescentar aos seus contatos. Seja assertivo naquilo que publicar, sempre focado na credibilidade e no que você tem para entregar de valor. 

Como se tornar um “Top Voice” no LinkedIn

Como já dissemos, Top Voices são usuários reconhecidos pela rede social como perfis relevantes. Para se destacar é importante entender o seu público e entregar o que interessa a ele. 

É essencial produzir conteúdos no LinkedIn que gerem conhecimento, despertem reflexões e colaborem para novos insights. Para isso, é preciso estar atento às novidades do mercado e às pautas que estão em evidência e entender de que forma você pode trazer sua visão sobre esses temas, claro, desde que tenha algo novo para entregar.

Compartilhe experiências e aprendizados acumulados ao longo da sua carreira para criar identificação e inspiração. Foque sempre o objetivo de ajudar a sua comunidade a evoluir, como um bom líder faz. 

Para além disso, é preciso usar uma linguagem clara e objetiva, a mais amigável possível (sem deixar a autenticidade de lado). 

O conteúdo é a palavra-chave para se destacar atualmente. E se você gostou desse artigo, confira o material completo que preparamos sobre estratégia de conteúdo para enriquecer a sua marca. 

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts