A escolha do CMS é um fator crucial para alcançar bons resultados por meio de um blog.
Afinal de contas, trata-se do alicerce das estratégias de conteúdo, a plataforma na qual as bases da comunicação com o consumidor são estabelecidas.
Não importa quão valioso seja o seu conteúdo, é preciso gerenciá-lo, realizar alterações, programar funcionalidades e fazer com que chegue ao leitor da melhor forma possível.
Além disso, precisa ser adequado à sua equipe e facilitar o trabalho dos colaboradores, acelerando e simplificando os processos de publicação.
Se você quer saber o que é um CMS e como escolher a melhor opção para o seu blog, chegou ao lugar certo. No texto a seguir, saiba as respostas para essas questões.
CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) é uma ferramenta que permite criar websites e gerenciar seu conteúdo. Sem uma plataforma de CMS, uma pessoa precisaria aprender programação para ter um site.
Ou seja, um CMS facilita na criação e gestão do conteúdo, features e design de um site.
Para blogs, que representam a força motriz de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), tais softwares são essenciais, pois dão suporte à publicação, edição e administração de blog posts.
Alguns critérios utilizados na escolha de um bom CMS são:
Os CMSs são utilizados para diferentes objetivos. Podem suportar sites, lojas virtuais, clubes de assinatura, hotsites, entre outros formatos de páginas na web.
Existem plataformas flexíveis, que se adequam a diferentes necessidades. Outras são específicas para um formato, como os CMSs com foco em ecommerce.
Para gestão de blogs corporativos, algumas opções são:
Então, se você pretende iniciar uma estratégia de blog, podemos destacar CMSs voltados ao comércio eletrônico e focar somente naqueles que fazem a gestão completa, incluindo o marketing de conteúdo.
Dito isso, vamos observar algumas importantes considerações a serem feitas na hora de tomar a decisão de qual CMS escolher.
Um CMS pode vir acompanhado de uma série de funcionalidades. Porém, recursos em excesso podem representar desperdício de recursos.
Por isso, o primeiro passo consiste em listar aquilo que será necessário para o seu site.
Você prefere que ele seja simples e intuitivo ou que ofereça múltiplas opções de personalização? Ele precisa estar integrado com outros canais digitais? Quanto você está disposto a pagar pela plataforma?
Essas perguntas podem ajudá-lo a dar o primeiro passo na escolha.
Uma boa ideia para tomar a decisão final é verificar qual é o CMS escolhido pelos concorrentes.
Isso porque, possivelmente, eles têm as mesmas necessidades de entrega de conteúdo que o seu negócio.
Apesar de a observação dos concorrentes apresentarem necessidades semelhantes, nem sempre as equipes e recursos operacionais são os mesmos.
Um time pode contar, por exemplo, com desenvolvedores, profissionais de SEO e designers, o que facilita na gestão de CMSs mais complexos.
Para equipes menores, o oferecimento de templates e personalização simplificada pode ser uma mão na roda.
Existem CMSs gratuitos e pagos. Contudo, existem diferentes níveis de segurança, customização, armazenamento, backup e outras configurações.
Algumas ferramentas aceitam o pagamento mensal, outras exigem o pagamento anual. Há também planos diversos, que podem ser aprimorados posteriormente.
Avaliar as questões financeiras é muito importante para fazer um bom uso do orçamento.
Certamente você precisará contar com o auxílio do suporte em algumas ocasiões. Isso é de suma importância, já que até mesmo um dia com o blog fora do ar pode ocasionar uma perda significativa de receita para a empresa.
Assim, pesquisar sobre o suporte, horários de atendimento e, principalmente, a qualidade do serviço prestado, é uma ação necessária para realizar a escolha.
Cada ferramenta de CMS é única. Por isso, avaliar quais são as principais funcionalidades (e se elas se encaixam nas suas necessidades) é o passo mais valioso.
Lembre-se, também, de verificar as integrações com outros softwares utilizados (como ferramentas de CRM, email marketing e redes sociais), pois isso certamente pode ajudar na performance da sua equipe de marketing.
Como vimos, escolher um bom CMS para blog é uma tarefa que exige detalhamento e uso da inteligência de negócios.
A partir desse ponto, é preciso começar a produzir conteúdo relevante para atrair e converter visitantes.
Se você deseja contar com uma agência especializada em conteúdo, entre em contato conosco. Será um prazer avaliar uma potencial parceria com a sua empresa.