Conheça estratégias para captar alunos de pós-graduação

Investir no inbound marketing pode ser caminho em meio a mercado concorrido das instituições de ensino superior


Table of Contents


Ilustração: três alunos estudando com livros e notebooks, representando estratégias para captar alunos de pós-graduação.

Um estudo realizado pelo Instituto Semesp mostrou que houve um aumento na procura por cursos de pós-graduação durante a pandemia da Covid-19. Em 2021, o número de estudantes chegou a 1,3 milhão, o que representa um crescimento de 4,8% em comparação a 2019.

Agora, o grande desafio das instituições que oferecem esses cursos de especialização é continuar investindo em ações que atraiam mais alunos e, assim, manter esses números em crescimento.  Mas, como fazer isso?

Neste artigo, vamos mostrar como um bom planejamento e estratégias eficientes podem ajudar a atrair mais matrículas para a sua instituição.

Como captar alunos de pós-graduação

Sem dúvida alguma um ensino de qualidade e professores capacitados, com reconhecimento no meio acadêmico, são essenciais para qualquer tipo de curso. Mas a atração de novos alunos passa, também, por outros fatores. E são esses diferenciais que vamos apresentar.

1. Análise de perfil

Uma mão segurando uma lupa.

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o seu público-alvo. Para isso, é necessário que se faça uma análise de mercado, captando informações como comportamentos, interesses, faixa etária, faixa salarial, gênero, áreas de atuação, entre outros pontos. Com esses dados, a universidade pode investir, por exemplo, na personalização das ações de marketing, atingindo diretamente o grupo que deseja.

2. Investimento no inbound marketing educacional

É praticamente impossível qualquer empresa se destacar no mercado atualmente se não tiver uma boa presença digital. Isso também vale para as instituições de ensino superior. 

Um bom caminho para isso é o inbound marketing, que é um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair, converter e encantar clientes.

Ao clicar neste link, você poderá ler um artigo que fala um pouco mais sobre o inbound marketing em instituições de ensino.

3. Foco na empregabilidade

Qualquer estudante que ingresse em um curso de pós-graduação tem um objetivo em comum: empregabilidade. E isso vale tanto para quem busca se inserir no mercado de trabalho, quanto para quem almeja conseguir uma melhor colocação profissional, que ofereça remuneração mais alta. 

Por isso, é importante que a instituição divulgue sua taxa de empregabilidade com ex-alunos, mostrando, inclusive, cases de sucesso. 

Um estudo apresentado pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), em 2021, mostrou que os profissionais com algum tipo de pós-graduação, seja ela lato sensu (especialização, MBA) ou stricto sensu (mestrado ou doutorado), têm remuneração de 150% a 255% superior em relação a quem não possui essa formação. 

Trabalhe com dados desse tipo para convencer sobre o diferencial que esse investimento pode trazer para a carreira.

4. Invista no marketing de conteúdo 

Essa é uma importante ferramenta para estabelecer um relacionamento com o público-alvo. Invista na produção de conteúdos que não apenas apresentem os diferenciais da instituição, como também abordem temas de interesse de seus potenciais alunos.

Tipos de conteúdos: artigos para o blog da instituição, ebooks, vídeos, postagens nas redes sociais, envio de email marketing entre outros. Aqui, neste link, explicamos melhor como o marketing de conteúdo educacional deve ser utilizado e suas vantagens.

5. Defina sua marca

Ao criar e estabelecer uma marca, a instituição de ensino superior pode ser mais facilmente identificada e lembrada por potenciais alunos. Essa ideia de valorização e autoridade não consiste apenas no visual, como também na linguagem usada em seus canais de comunicação. Para isso, é necessário que todos os departamentos estejam alinhados.

6. Invista em um sistema de CRM

O Customer Relationship Management trata-se de um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias voltadas para o relacionamento com o cliente. Isso acontece por meio de um software que integra os setores de marketing e de vendas, possibilitando a obtenção de dados sobre o público-alvo.

Com o sistema CRM é possível:

  • Rastrear ativamente e gerenciar as informações dos alunos e ex-alunos.
  • Conectar toda a sua equipe em qualquer dispositivo.
  • Capturar de forma inteligente os emails dos alunos.
  • Simplificar tarefas repetitivas para que sua equipe possa fazer um acompanhamento de leads mais efetivo.
  • Fornecer recomendações e insights instantâneos.
  • Enviar informações de acordo com o nível de envolvimento com a instituição. 

7. Trabalhe cada etapa do funil de vendas

O funil de vendas é um mecanismo que divide a jornada de compra em três etapas: topo, meio e fundo.

Topo de Funil: é a fase em que o potencial aluno reconhece que tem uma necessidade, como decidir se é importante fazer uma pós-graduação ou não. Por isso, é importante educar esse público, oferecendo, por exemplo, conteúdo de qualidade que ajude-o a resolver essa questão.

Meio de Funil: nessa fase, o possível novo aluno já entendeu a importância de fazer uma pós-graduação, mas ainda não sabe qual o curso ideal para suas pretensões de futuro. E é aí que a instituição mostra seu leque de opções em detalhes. 

Fundo de Funil: é a fase em que o relacionamento foi estabelecido e o lead está pronto para fechar o negócio. Ele já sabe o que pretende estudar e que sua instituição oferece essa oportunidade. A partir desse ponto, a equipe de vendas precisa estar pronta para mostrar o valor da universidade e oferecer uma proposta atrativa, para que então ele seja convencido a se matricular.

8. Ofereça opções de financiamento

Uma mão segura um ícone de cifrão ao lado de um smartphone com ícones financeiros.

Considerando que muitos que investem em uma pós-graduação tem como objetivo um upgrade na carreira, é preciso oferecer incentivos para que seja viável financeiramente a sua matrícula e continuidade no curso. Por isso, é importante que a instituição de ensino promova campanhas de financiamento, bolsas de estudo ou algum tipo de desconto – e, claro, faça uma divulgação atrativa por meio do inbound marketing. 

São muitas as estratégias que podem ajudar a sua instituição de ensino a atrair mais alunos. Para isso, no entanto, é importante contar com uma equipe de especialistas no assunto. Se é isso que você busca, entre em contato conosco. Será um prazer avaliar as suas necessidades e elaborar um plano personalizado.

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts