featured-image
Blog / marketing /

Saiba por que é tendência grandes empresas virarem brand publishers

Saiba por que é tendência grandes empresas virarem brand publishers

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

07 de Março de 2024 | 10:00

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

Nos últimos anos, algumas das maiores empresas do mundo tomaram um rumo diferente do marketing tradicional para se adequar a um público cada vez mais exigente. Elas se tornaram brand publishers. Ou seja, posicionaram-se como veículos de mídia. 

Essa tendência ganha força devido às características de uma audiência que precisa estabelecer fortes conexões e confiar em uma marca antes de realizar uma compra. 

O consumidor tornou-se um agente ativo na comunicação e não apenas alguém que recebe a mensagem. Hoje, ele participa do processo, influencia outros clientes e traça novos patamares de relacionamento para tomar a decisão de compra. 

Se você se interessa pelo assunto, continue a leitura. Neste artigo, descubra o que é uma brand publisher, qual é a importância da criação de conteúdo para empresas e alguns exemplos. 

O que é uma brand publisher?

Brand publisher é uma marca que se posiciona como uma publicadora de conteúdo. Em outras palavras, transforma-se não apenas em uma fornecedora de produtos ou serviços, mas também em um veículo de comunicação. 

Naturalmente, o objetivo final de uma brand publisher é gerar vendas. Contudo, parte da premissa de que há um longo caminho a ser percorrido antes de fechar um negócio: a jornada do cliente

Durante o percurso, os vínculos são estreitados por meio de peças como blog posts, ebooks, vídeos, infográficos, materiais ricos, planilhas, newsletters, estudos de caso e qualquer outro tipo de ferramenta utilitária para o seu público-alvo. 

Em síntese, uma brand publisher é uma marca que publica por meio de canais de mídia própria para atrair o público, estabelecer conexões, gerar leads, convertê-los em clientes e fidelizá-los. 

Do marketing tradicional ao jornalismo de marca

Antigamente, a mensagem percorria um sentido unidirecional no processo comunicacional. Pense em um canal de televisão, um jornal impresso ou um anúncio de rádio, veículos nos quais o consumidor apenas consome a informação.

Na sociedade digital, no entanto, as coisas mudaram. Com o advento da internet e sua posterior penetração nos quatro cantos do mundo, o usuário foi empoderado. Ele não apenas escolhe o que consumir, mas também tem voz ativa no processo. 

Afinal, pode fechar a página, comentar, compartilhar sua opinião com outras pessoas, criar o seu próprio canal de comunicação para refutar o que foi dito. 

Para o marketing, isso representou uma nova era. Como as pessoas têm muito mais opções e estão no controle da situação, como mantê-las próximas à marca? O brand publishing emerge como uma necessidade de aproximar as marcas dos consumidores. Ou, como também ficou conhecido, o jornalismo de marca. 

Por que uma empresa deveria investir em brand publishing?

Ilustração traz homem tampando os olhos ao ver alguma coisa na tela do celular. Ao lado você vê uma tela onde se lê ADS e um sinal de "proibido". Imagem ilustra este texto sobre brand publishers

O cenário digital se apresenta como um verdadeiro oásis para as marcas. Afinal, é uma maneira simples e significativamente mais barata de se alcançar o público do que o marketing tradicional. 

Contudo, a recíproca não é verdadeira. Ao navegar pela web, o usuário não deseja ser bombardeado por anúncios e promoções. Na realidade, tem dois principais objetivos: entretenimento e informação. 

Chega de anúncios! Chegou a era do Content as a Service

Foi assim que a publicidade explícita perdeu espaço no marketing digital. Ergueu-se, então, o inbound marketing (marketing de atração ou marketing de entrada), um conjunto de técnicas que visa fazer com que o consumidor chegue à empresa, e não o contrário. 

É fácil perceber a razão pela qual o conteúdo é o principal pilar dessa estratégia. Ao buscar entretenimento e informação, o consumidor não quer ser interrompido. 

E se a marca produzisse algo que fizesse parte do ciclo natural de navegação do internauta? É sobre isso que se trata o brand publishing: a prestação de um serviço antes mesmo da compra. Ou, em outras palavras, Content as a Service (conteúdo como um serviço).

Jornalismo no lugar do marketing. Informação no lugar da propaganda. Conselhos no lugar dos anúncios. Remediar soluções em vez de vender. 

Quais são alguns exemplos de brand publishers?

Nem todas as empresas que produzem conteúdo são brand publishers. Para alcançar esse patamar, é necessário ter uma operação completa voltada à criação de peças para os canais de comunicação. 

Não basta publicar em redes sociais, ter um blog ou criar conteúdo de marca de maneira regular. Brand publishing é, de forma direta, um veículo de mídia próprio. 

Alguns bons exemplos de brand publishers são: 

  • Adobe - Por meio do blog CMO.com, a empresa foca em soluções para um público específico (executivos de marketing) por meio do conteúdo de altíssima qualidade
  • General Electric - Novidades tecnológicas e relacionadas à sustentabilidade ajudam a empresa, por meio do GE News, a se firmar como uma marca forte e com consciência ambiental.
  • Procter & Gamble - Como corporação multinacional de bens de consumo, a empresa possui diversos blogs que celebram a família, a qualidade de vida e a inovação.
  • Patagonia - Grande varejista de roupas americana, a empresa reflete seus valores voltados a pessoas, esportes e ativismo ambiental no Patagonia Stories.
  • Cisco - Voltada à segurança e inovação, a companhia sustenta diversos blogs que falam sobre como a tecnologia transforma o mundo em um lugar melhor.

Como é de se imaginar, os canais aqui referenciados não trabalham sozinhos. São alicerces ou alicerçados por muitas outras áreas, como assessoria de imprensa, eventos, produtos e todos os demais canais digitais. 

Prosperidade Conteúdos: o parceiro que você precisa para criar seu próprio veículo midiático

Ilustração mostra homem segurando, em uma das mãos, uma tela de tablet onde se vê o blog da Prosperidade Conteúdos, e na outra mão um grande ímã atraindo perfis de pessoas. Imagem ilustra este texto sobre brand publishers

A Prosperidade Conteúdos é uma agência voltada à criação de canais proprietários e hubs de conteúdo para se relacionar, solucionar problemas e manter os usuários por perto. Isso gera não apenas uma melhor reputação, como também é um item fundamental para a aquisição e fidelização de clientes. 

Você pode observar um dos nossos cases de sucesso no setor financeiro neste link, caso tenha interesse. 

E aí, gostou deste conteúdo? Se você quiser saber como essa estratégia pode aumentar a visibilidade de sua marca e trazer novos negócios de forma orgânica, sem gastar uma fortuna com anúncios, entre em contato com os nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts