Afinal, como atrair alunos para uma faculdade?

Estratégias para atrair, captar e fidelizar alunos para faculdade


Table of Contents


Ilustração: uma mulher sentada. Ao seu lado, há alguns livros e um notebook. Na tela, vemos um capelo, representando a atração de alunos para uma faculdade.O Brasil possui, segundo o mais recente Censo da Educação Superior, do MEC, um total de 2.457 instituições de ensino superior (IES). Dessas, 87,6% são privadas. 

Em 2020, ano da pesquisa, foram oferecidas mais de 19,6 milhões de vagas em cursos de graduação, sendo 73% de vagas novas e 26,7%, remanescentes. Mas, na rede privada, apenas 20,6% das novas vagas oferecidas foram efetivamente preenchidas.

Segundo um estudo da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), lançado no final de 2021, somente 21% dos jovens brasileiros, considerada a faixa etária de 25 a 34 anos, concluíram o ensino superior.

O que todos esses dados nos mostram?

  • Uma grande oportunidade de atração de novos alunos para as IES, uma vez que boa parte dos jovens brasileiros ainda não possui ensino superior;
  • Que há uma oferta de vagas muito maior na rede privada – e estas são apenas parcialmente preenchidas ao final dos processos seletivos;
  • E que a concorrência entre as IES é muito grande, representando a maior fatia do mercado da educação no país.

Com essas três informações em mente, queremos mostrar, neste artigo, como as IES podem se destacar e conseguir efetivamente captar alunos.

A seguir você vai encontrar informações estratégicas para não só conquistar alunos novos, mas também fidelizar aquele estudante que já ingressou na faculdade.

Como captar alunos para uma faculdade?

Imagem: uma mulher atravessa uma porta e sai do outro lado graduada.

Há várias estratégias que podem ser adotadas pela IES para atrair novos alunos, e elas passam pelo marketing, pelo financeiro, pela gestão da escola e pela educação propriamente dita, é claro.

Veja algumas ideias:

1. Cuide da sua marca

Isso inclui tanto zelar pela sua imagem, construída nesse mercado tão disputado, quanto cuidar para que o atendimento oferecido e a infraestrutura das suas escolas sejam adequados para a expectativa dos alunos.

É importante verificar como estão as avaliações da sua marca na internet, nas redes sociais e fazer constantes feedbacks com a comunidade escolar.

2. Planeje o calendário corretamente

Um estudante não decide ingressar em uma instituição de ensino superior na véspera do vestibular. Ele pesquisa, compara, tenta entender os benefícios e vantagens de uma faculdade em relação a outra. Esse tempo entre a pesquisa e a tomada de decisão pode levar meses. 

Com isso em mente, faça sua estratégia de marketing em sintonia com o calendário do ensino médio, mas sem esquecer também de pensar a médio e longo prazos.

3. Ofereça incentivos financeiros

Com os cortes de investimentos no Financiamento Estudantil (Fies) nos últimos anos, houve uma grande debandada de alunos nas instituições privadas. 

O que muitas fizeram para tentar conter a evasão foi criar seus próprios programas de financiamento e descontos, principalmente voltados para alunos vindos de escolas públicas e de baixa renda.

Pense nisso como uma oportunidade de atrair esses alunos.

4. Automatize seu contato com os clientes

Um sistema de CRM, ou Customer Relationship Management, ajuda a cuidar do relacionamento com os clientes, com ferramentas que automatizam as funções de contato, gestão de marketing, comercial e de serviços.

Deixe seu CRM integrado ao seu sistema de gestão acadêmica e às suas estratégias de marketing de conteúdo.

5. Faça a definição de público

É preciso entender seu público-alvo, por meio de pesquisas ou utilizando os dados coletados pelo CRM. Com essas informações em mãos, você poderá se comunicar com seus alunos, ex-alunos, estudantes interessados em ingressar na sua faculdade, pais de alunos, dentre outros, de maneira mais eficaz e personalizada.

6. Tenha alinhamento de objetivos

É preciso que todos os setores da faculdade estejam alinhados nas mesmas estratégias. O marketing precisa conversar com o setor comercial, por exemplo. É importante, para isso, fazer treinamentos constantes das equipes, para garantir que estejam todas trabalhando com o mesmo foco: o aluno.

7. Estabeleça os melhores canais

Quais as melhores formas de atingir esses novos alunos? As redes sociais são uma boa pedida, ainda mais considerando que seu público-alvo são os antenadíssimos membros da chamada geração Z, nascidos entre 1996 e 2010. Mas quais redes sociais? Linkedin? Instagram? TikTok? 

E será que cabe apostar também no bom e velho email? Ou o ideal é investir no site institucional e num bom blog atrelado a ele, com posts informativos e interessantes? Talvez o ideal seja distribuir seus conteúdos entre todos esses canais. Mas será necessário pensar na estratégia que vai funcionar melhor para a sua faculdade.

8. Invista em criação de conteúdo

Seja qual for o canal, o fato é que você precisa investir em marketing de conteúdo. Mais do que nunca, esta tem se mostrado a melhor forma de atrair atenção para seu produto. É uma forma de agregar valor, ganhar autoridade de marca e atrair novos clientes, no caso, alunos.

Outras maneiras de fazer captação de novos alunos

Muitas são as estratégias que podem ser pensadas pelas faculdades, elas não se encerram aqui. Você pode, ainda:

  • Promover aconselhamentos e testes de aptidão gratuitos para os estudantes interessados em cursar o  ensino superior e que ainda estejam indecisos sobre qual rumo seguir;
  • Oferecer palestras gratuitas para interessados, inclusive com participação de alunos e professores;
  • Divulgar cases de sucesso de ex e atuais alunos e pedir que façam reviews, deem palestras, compartilhem sua experiência com os futuros interessados;
  • Abrir novos cursos, que estejam em sintonia com as novas demandas dos jovens neste momento;
  • Investir na qualidade dos seus cursos, com mais recursos para dentro e fora da aula e professores de renome no mercado;
  • Ampliar as ofertas de atividades extracurriculares que podem enriquecer a rotina dos alunos;
  • Investir em sites mais ágeis e intuitivos, para que os futuros alunos se sintam tranquilos em efetuar uma matrícula on-line, por exemplo;
  • Oferecer parcerias no mercado de trabalho ou ferramentas que apontem ao aluno os melhores caminhos profissionais para depois da graduação, de forma que aquele que já ingressou na faculdade tenha vontade de continuar por lá até o fim.

Fidelização de alunos: como fazer?

Imagem abstrata: uma pessoa com um notebook em mãos. No lugar da cabeça há um olho. Ao fundo, uma página da web.Tudo isso de que falamos até agora vai ajudar a faculdade a atrair um novo aluno. Mas pouco vai adiantar se este evadir depois de curto período de tempo.

Como podemos fidelizar um aluno? Fazer com que ele queira continuar na IES até o fim de sua jornada acadêmica?

O marketing de conteúdo também é importante nesse momento. Você pode reservar parte de seus esforços de criação de conteúdo de interesse do aluno já para aquele que está matriculado na sua instituição. 

Tanto nos blogs quanto nas redes sociais, você pode publicar conteúdos que agreguem ao que o aluno já está experimentando em sala de aula.

Pode ofertar, por exemplo, um eBook que traga conhecimento prático para ser usado em uma entrevista de emprego ou na procura por um estágio. 

Também é possível investir em parcerias para que os alunos da sua instituição consigam boas portas de entrada em programas de estágio ou trainee.

Com o uso do CRM, é possível segmentar seu público e enviar, pela newsletter, apenas conteúdos que sejam do interesse do aluno que está em pleno curso de ensino superior, evitando que o email dele fique atolado com informações de etapas que já foram superadas.

Lembre-se: todas estas estratégias têm como objetivo efetivamente enriquecer seu público-alvo, o estudante, com informações que serão úteis e valiosas em seu processo de formação. Você não quer vender gato por lebre: quer mostrar a ele que a sua faculdade é mesmo diferenciada e que ele viverá experiências inesquecíveis lá dentro!

Se tiver interesse em trocar ideias sobre marketing para a educação, entre em contato conosco! Temos a experiência que pode te ajudar a atrair alunos que estão ansiosos para viverem a melhor jornada acadêmica que você tem a oferecer.

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts