featured-image
Blog / Marketing digital /

Marketing de Influência: o que é e como usar na divulgação de conteúdo

Marketing de Influência: o que é e como usar na divulgação de conteúdo

clock icon

Tempo de leitura: 8 min

26 de Setembro de 2023 | 10:00

author icon

Escrito por: Redação


Muita gente dizia por aí que a propaganda boca a boca era a alma de um negócio, isso muito antes de existir internet, aplicativos e redes sociais. Com a evolução tecnológica e a chegada desses novos recursos para se comunicar, esse tipo de publicidade ganhou as redes, mas de uma forma um tanto diferente, com os influenciadores digitais.

Eles são responsáveis por arrebanhar centenas, milhares e até milhões de seguidores em várias plataformas e que, de uns anos para cá, atentaram-se à possibilidade de atrair empresas interessadas em divulgar marcas.

Não é à toa que uma pesquisa da Nielsen Media Research mostrou que 88% dos entrevistados na América Latina dizem acreditar mais nas recomendações de pessoas que conhecem do que nos anúncios de TV.

Para os seguidores, os digital influencers (como também são conhecidos) se tornam amigos, quase “parte da família”, e o que eles publicam servem de parâmetros para quem consome esses conteúdos.

O que é o marketing de influência?

O marketing de influência surge dessa oportunidade aberta pela visibilidade nas redes sociais e que foi percebida pelas empresas como uma forma indireta e chancelada de vender seus produtos.

Atualmente, a relação de uso de produtos, ligada às situações cotidianas e autênticas, ganha força quando protagonizada por “pessoas comuns” e exibidas ao grande público por meio das redes sociais.

O Brasil fechou o ano de 2022 com 10,5 milhões de influenciadores digitais, o que coloca o país atrás apenas dos Estados Unidos. A pesquisa levou em conta perfis que possuem mais de 1 mil seguidores no Instagram, Tik Tok e Youtube.

O investimento das marcas no marketing de influência cresceu 53% entre 2021 e 2022. Mas, embora seja uma estratégia de marketing que ajude a consolidar seus produtos e serviços junto aos usuários, também pode ter o efeito contrário.

Pensar numa estratégia de marketing é fundamental para que as campanhas gerem impacto positivo e não saiam do controle.

Dentre os benefícios do marketing de influência, podemos destacar:

  • aumento da confiança na marca;
  • atração do público certo;
  • campanhas com ROI maior;
  • elevação de rentabilidade;
  • retenção de clientes;
  • uso de diferentes formatos e canais de comunicação;
  • construção de boas parcerias;
  • melhora na percepção da marca.
  • obtenção de leads qualificados;
  • maior alcance da marca.

Como desenvolver uma estratégia de marketing de influência?

A imagem mostra uma mão desenhando uma lâmpada, remetendo a uma ideia.

Diferente do boca-a-boca do passado, o marketing de influência passa por um planejamento de ações e tudo que chega ao cliente é pensado para que os seguidores de um determinado influenciador digital recebam a mensagem de forma adequada.

É preciso ficar atento a dois passos, que descrevemos abaixo:

1- Definir em quais redes sociais irá investir

A sua marca já tem perfil nas redes sociais? Qual plataforma tem mais seguidores e engajamento? Tem alguma que você deseja impulsionar?

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo é ter em mente como o seu público interage nas redes e em quais plataformas ele é mais ativo. 

Se o seu público prefere o Instagram, vale mais a pena investir nessa plataforma.

Caso o seu perfil nessa rede social não esteja ainda fortalecido, a busca por influenciadores pode ser um caminho para que os perfis deles levem tráfego para o da sua marca.

Pesquisa da Cupom Válido mostra que os influenciadores digitais brasileiros conseguem atingir cerca de 150 milhões de pessoas, ou seja, mais de 70% da população do país.

Contudo, é importante conhecer as ações dos concorrentes. Eles também utilizam influenciadores digitais? Quem são? Fazer um levantamento de personalidades digitais que possuem uma relação com seu produto ou serviço é importante para definir em qual ou quais deles sua empresa irá investir.

2- Traçar a estratégia e definir o orçamento

Para definir a estratégia e o orçamento é preciso ter em mente que há vários tipos de influenciadores digitais, e que os valores cobrados e o impacto das publicações dependem muito do alcance, da relevância e da ressonância dessas celebridades.

Os influenciadores podem ser classificados de duas formas. A primeira está relacionada ao perfil:

  • Top celebridades - são influenciadores famosos que não possuem fit com o tema e assuntos da marca. Como têm milhões de seguidores nas redes, podem levar a sua marca a um grande número de pessoas;
  • Fit celebridades - são influenciadores que possuem fit, relevância e proximidade com o ramo de atuação da sua marca. Acabam sendo bem procurados pelas empresas, mas costumam cobrar altas quantias para atrelar seu nome à alguma marca;
  • Celebridade Autoridade - são especialistas em algum segmento e viram referência dentro desse setor. Por isso, possuem um público mais direcionado e, consequentemente, bem engajado;
  • Trendsetter - também são especialistas, mas normalmente relacionados a questões sociais. Possuem muita respeitabilidade de seu público e são vistos pelas empresas como um canal para ajudar no posicionamento de marca;
  • Jornalista - profissionais de imprensa que trazem consigo credibilidade e conhecimento em diversos campos de atuação. Costumam ter uma grande extensão de seguidores, que interagem e desenvolvem uma relação de confiança com esses influenciadores.

Eles também são classificados de acordo com o tamanho do seu público:

  • Mega influenciadores - aqueles que possuem mais de 1 milhão de seguidores;
  • Macro influenciadores - quem possui entre 500 mil e 1 milhão;
  • Influenciadores de nível médio - aqueles que têm entre 50 mil e 500 mil seguidores;
  • Micro influenciadores - entre 10 mil e 50 mil seguidores;
  • Nano influenciadores - aqueles que possuem entre 1 mil e 5 mil seguidores.

A escolha do tipo de influencer depende dos seus objetivos de venda. Se, por exemplo, você quiser alcançar um público maior, talvez seja interessante investir em um influenciador com número alto de seguidores e que tenha renome nacional. 

Mas, se o seu produto é voltado para um público mais específico, a opção de escolher influenciadores que tenham uma identificação com seu ramo de atuação pode ser bem rentável, uma vez que seu público costuma interagir mais.

De qualquer forma é preciso ter em mente que os influenciadores selecionados precisam estar antenados com o seu ramo de atuação. De nada adianta você contratar uma modelo, que está atrelada ao mundo da moda, para divulgar um game de combate. Seus seguidores provavelmente não irão se interessar pelo assunto, mesmo que seja algo inusitado.

Se a ideia é apenas dar visibilidade ao game de combate, talvez seja mais interessante investir em um canal de um lutador de artes marciais com milhões de seguidores. Dessa forma, conseguiria ter acesso a um público vasto e que se interessa pelo assunto. Mas, mesmo assim, não se pode garantir que essa audiência se interessará por games.

Pensar na melhor estratégia é fundamental para garantir engajamento, fortalecimento das suas redes sociais, além de conversão de leads e fechamento de novos negócios.

Como usar o marketing de influência na divulgação de conteúdo?

A imagem traz um smartphone. Dentro dele há uma mulher com um megafone, representando o marketing de influência.

Como dissemos anteriormente, o marketing de influência é hoje uma das estratégias de marketing mais utilizadas pelas empresas para ajudar a criar autoridade no assunto de uma forma indireta, fora dos seus canais oficiais.

Para a estratégia ser bem-sucedida é preciso encontrar influenciadores que se relacionem com o seu nicho, justamente por possuírem uma audiência que é a persona que você procura.

Os canais também precisam ser estudados e podem gerar engajamento e resultados bem diferentes. Uma pesquisa da Hubspot em 2022 mostrou que 56% dos profissionais de marketing acreditam que os vídeos do Youtube são o tipo de conteúdo mais importante para o marketing de influência.

No entanto, o mesmo levantamento revela que 68% desses mesmos profissionais escolheram o Instagram para realizar suas campanhas de marketing, pelo fato da plataforma possuir vários recursos para conteúdo.

Com relação ao conteúdo a ser produzido, você deve primeiramente fazer um levantamento do tipo de material que é produzido pelo influenciador que será contratado. Isso porque a inserção do seu produto ou serviço deve ser realizada da forma mais natural possível.

Atualmente há quatro tipos de conteúdo mais utilizados por empresas e influenciadores.

  1. Vlogs: os vídeos são grandes formas de divulgar seu produto. Quando tem uma linguagem voltada para o dia a dia do seu influenciador, isso faz com que seu produto seja visto como parte integrante da vida dele. O público gosta desses vídeos e cria uma identificação com a sua marca.
  2. Tutoriais: todo mundo busca na internet coisas do tipo: “como fazer”. Dependendo do tipo do influenciador é possível produzir algum conteúdo que utilize seus produtos. Exemplo: você quer divulgar o seu leite condensado, que é um produto novo na sua linha de produção. Um vídeo ensinando a fazer um bolo ou doce pode ser uma boa oportunidade de inserir esse item de forma mais natural e orgânica.
  3. Unboxing: é um dos formatos mais utilizados pelas empresas de eletrônicos. Os influenciadores produzem vídeos abrindo caixas e testando modelos de notebooks ou outros produtos. Nos conteúdos, os influenciadores contam a seus seguidores as suas impressões, fazem uma ficha técnica etc.
  4. Publipost: Utilizar fotos também funciona muito, mas normalmente é preciso contar uma história, para parecer o mais natural possível. Normalmente se capricha muito na legenda, contando algo que mostre a relação do influenciador com o produto.

Os formatos devem ser pensados e planejados para diferentes plataformas (nas que seu público estiver, claro). No Instagram, por exemplo, é possível fazer postagens no feed, reels, stories, lives e vídeos do IGTV.

Você deve ter em mente esses vários formatos e utilizar de todos os meios para engajar o público desse influenciador a descobrir as redes da sua empresa. Assim, ele passará a consumir os seus conteúdos diretamente.

Para isso é fundamental incluir hashtags e links nas postagens, direcionando a audiência para as suas plataformas.

E aí, gostou deste conteúdo? Assine a newsletter da Prosperidade e tenha acesso a mais assuntos sobre marketing digital.

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts