O marketing de conteúdo é um excelente recurso para qualquer marca que busca aumentar sua presença digital e a conversão de clientes.
Empresas de diversos ramos utilizam essa estratégia para gerar repercussão e autoridade de marca. E não é diferente no setor financeiro.
Afinal, a área está repleta de concorrentes e exige um trabalho constante, baseado no relacionamento com o consumidor.
Quando bem feito, o marketing de conteúdo é um grande aliado na atração de clientes, retenção do público, fidelização e engajamento com produtos e serviços financeiros.
É comum, inclusive, que instituições do setor contem com parte de sua clientela atuando como defensora da sua marca, o que é muito positivo para o marketing.
Logo, saber como produzir conteúdo atrativo e relevante faz a diferença nos resultados.
Além de abastecer os canais de comunicação de uma marca, essa modalidade de conteúdo pode chamar a atenção de clientes em potencial, responder dúvidas de consumidores ou ser repercutido entre a audiência.
Conheça 5 marcas que são exemplos do bom uso do marketing de conteúdo no mercado financeiro e se inspire.
A marca produz uma série de conteúdos sobre educação financeira, investimentos e economia em seu blog.
Esses artigos também abastecem as comunicações que o banco realiza para clientes em seus aplicativos, além de fazerem parte de estratégias de redes sociais e newsletter.
Com esses conteúdos, a marca se torna uma fonte de informação relevante para clientes e público em geral que tem interesse nos temas tratados pela instituição..
Ao mesmo tempo, os conteúdos do blog, da newsletter e das redes sociais mantêm o mesmo tom e voz utilizado pela Nubank em suas comunicações institucionais ou no atendimento a clientes, o que também contribui para o bom relacionamento da marca com o público em diferentes canais.
O PayPal é outro bom exemplo do uso do marketing de conteúdo para gerar materiais de valor ao público, que são atraentes, relevantes e contribuem para o posicionamento de marca da empresa de pagamentos digitais.
A companhia mantém um portal que traz informações importantes para empreendedores, além de trazer novidades sobre funcionalidades do serviço.
Ao mesmo tempo, a marca apresenta cases de suas soluções para clientes, nos quais esses falam sobre como foram afetados de forma positiva pela empresa financeira.
Com essas histórias, o PayPal consegue dar exemplos de como seus serviços trazem impacto financeiro, o que aumenta as chances de conversão a partir da geração de empatia com quem consome o conteúdo.
A B3, bolsa de valores brasileira, também produz e publica conteúdos em seu hub proprietário chamado Bora Investir com notícias relevantes sobre economia, finanças, dicas de como investir melhor, seja para quem ainda não realiza investimentos, seja para quem é experiente nesse setor.
Trazer temas relevantes faz com que a marca passe a ser vista como autoridade no assunto, tanto pelos mecanismos de busca, como o Google, como por seu público-alvo.
Além de conteúdos para o hub de conteúdo, a marca produz materiais ricos, que podem ser baixados gratuitamente após o envio de dados como o email.
Isso permite que a empresa possa realizar ações de email marketing com capacidade de gerar conversão.
A XP Investimentos atua na produção de conteúdos diversos, que abrangem desde notícias, por meio do site Infomoney, a materiais ricos ou mesmo cursos online.
Toda essa produção ajuda no posicionamento de marca, já que responde às demandas do público que busca informações sobre investimentos, negócios e finanças.
Tanto os conteúdos quanto os treinamentos online são divididos em níveis, o que faz com que a marca possa atingir diferentes perfis de investidores, desde os iniciantes até os mais experientes.
A estratégia de conteúdo da XP faz também com que o público acesse, com recorrência, notícias e análises publicadas em seus canais, o que por sua vez pode ajudar na conversão de clientes.
O blog Amigo do Dinheiro conta com artigos sobre diversos assuntos relevantes para seu público, como notícias, dicas e análises de temas que vão desde orçamento doméstico até investimentos, seguros e acesso ao crédito.
Além da produção constante de conteúdo, o blog do PAN usou boas práticas de SEO para apresentar suas páginas nas melhores posições de motores de busca como o Google.
Por meio do marketing de conteúdo, o PAN passou a se posicionar como uma marca que atende às necessidades de um público que busca se informar sobre finanças.
Para saber tudo o que o marketing de conteúdo pode fazer pela sua marca, entre em contato conosco!