Blog - Prosperidade Conteúdos

5 exemplos de conteúdo de sucesso do setor financeiro

Escrito por Jonas Carvalho | 21/09/2022 11:31:29

O marketing de conteúdo é um excelente recurso para qualquer marca que busca aumentar sua presença digital e a conversão de clientes. 

Empresas de diversos ramos utilizam essa estratégia para gerar repercussão e autoridade de marca. E não é diferente no setor financeiro.

Afinal, a área está repleta de concorrentes e exige um trabalho constante, baseado no relacionamento com o consumidor.

Quando bem feito, o marketing de conteúdo é um grande aliado na atração de clientes, retenção do público, fidelização e engajamento com produtos e serviços financeiros.

É comum, inclusive, que instituições do setor contem com parte de sua clientela atuando como defensora da sua marca, o que é muito positivo para o marketing.

Logo, saber como produzir conteúdo atrativo e relevante faz a diferença nos resultados. 

Além de abastecer os canais de comunicação de uma marca, essa modalidade de conteúdo pode chamar a atenção de clientes em potencial, responder dúvidas de consumidores ou ser repercutido entre a audiência.

Conheça 5 marcas que são exemplos do bom uso do marketing de conteúdo no mercado financeiro e se inspire.

5  referências de marketing de conteúdo no setor financeiro

Nubank

Um dos exemplos do uso do marketing de conteúdo na área financeira vem da startup Nubank, que oferece serviços como conta digital, cartão de crédito e empréstimos.

A marca produz uma série de conteúdos sobre educação financeira, investimentos e economia em seu blog.

Esses artigos também abastecem as comunicações que o banco realiza para clientes em seus aplicativos, além de fazerem parte de estratégias de redes sociais e newsletter.

Com esses conteúdos, a marca se torna uma fonte de informação relevante para clientes e público em geral que tem interesse nos temas tratados pela instituição..

Ao mesmo tempo, os conteúdos do blog, da newsletter e das redes sociais mantêm o mesmo tom e voz utilizado pela Nubank em suas comunicações institucionais ou no atendimento a clientes, o que também contribui para o bom relacionamento da marca com o público em diferentes canais.

PayPal

O PayPal é outro bom exemplo do uso do marketing de conteúdo para gerar materiais de valor ao público, que são atraentes, relevantes e contribuem para o posicionamento de marca da empresa de pagamentos digitais.

A companhia mantém um portal que traz informações importantes para empreendedores, além de trazer novidades sobre funcionalidades do serviço.

Ao mesmo tempo, a marca apresenta cases de suas soluções para clientes, nos quais esses falam sobre como foram afetados de forma positiva pela empresa financeira.

Com essas histórias, o PayPal consegue dar exemplos de como seus serviços trazem impacto financeiro, o que aumenta as chances de conversão a partir da geração de empatia com quem consome o conteúdo.

Magnetis

A Magnetis, startup de gestão de investimentos, também produz conteúdos em seu blog sobre assuntos variados, seja para quem ainda não realiza investimentos, seja para quem é experiente nesse setor.

Trazer temas relevantes faz com que a marca passe a ser vista como autoridade no assunto, tanto pelos mecanismos de busca, como o Goggle, como por seu público-alvo.

Além de conteúdos para o blog, a marca produz materiais ricos, que podem ser baixados gratuitamente após o envio de dados como o email.

Isso permite que a empresa possa realizar ações de email marketing com capacidade de gerar conversão.

XP

A XP Investimentos atua na produção de conteúdos diversos, que abrangem desde notícias, por meio do site Infomoney, a materiais ricos ou mesmo cursos online.

Toda essa produção ajuda no posicionamento de marca, já que responde às demandas do público que busca informações sobre investimentos, negócios e finanças.

Tanto os conteúdos quanto os treinamentos online são divididos em níveis, o que faz com que a marca possa atingir diferentes perfis de investidores, desde os iniciantes até os mais experientes.

A estratégia de conteúdo da XP faz também com que o público acesse, com recorrência, notícias e análises publicadas em seus canais, o que por sua vez pode ajudar na conversão de clientes.

Banco PAN 

O Banco PAN também apostou no marketing de conteúdo para atração de clientes e posicionamento de marca, colocando-se como referência em temas relacionados ao empreendedorismo e às finanças pessoais.

O blog Amigo do Dinheiro conta com artigos sobre diversos assuntos relevantes para seu público, como notícias, dicas e análises de temas que vão desde orçamento doméstico até investimentos, seguros e acesso ao crédito. 

Além da produção constante de conteúdo, o blog do PAN usou boas práticas de SEO para apresentar suas páginas nas melhores posições de motores de busca como o Google.

Por meio do marketing de conteúdo, o PAN passou a se posicionar como uma marca que atende às necessidades de um público que busca se informar sobre finanças.

Para saber tudo o que o marketing de conteúdo pode fazer pela sua marca, entre em contato conosco!