Blog - Prosperidade Conteúdos

Conteúdo visual: o que é, importância e exemplos

Escrito por Redação | 23/01/2024 10:00:00

Nem sempre tudo precisa ser texto. Então, como chamar a atenção do usuário em tempos de muita informação? Conteúdos visuais podem ser bons aliados na hora de atrair uma nova audiência ou reter o usuário mais tempo na página.

Neste blog post, explicamos como o conteúdo visual é importante para aumentar o alcance de publicações. Além disso, conheça também ferramentas que irão auxiliá-lo na busca por esse objetivo.

O que é conteúdo visual?

Conteúdo visual é aquele formado por elementos visuais, seja por meio de imagens, infográficos ou vídeos, por exemplo.

Segundo Sergio Siriguti, Head de Design da Prosperidade Conteúdos: 

“Os benefícios do uso desse tipo de conteúdo, além da parte de ser mais atrativo, carrega mais significado em menos espaço e tempo. É uma forma inclusiva e democrática, já que você não precisa ler nem escrever o idioma para entender.”

Qual é a importância do conteúdo visual?

Antes de tudo, é oferecer uma melhor visualização da sua ideia. Segundo o site Backlinko, 37% dos profissionais da área de marketing afirmam que conteúdo visual é o tipo mais importante para as empresas nas quais trabalham. 

Imagens, vídeos e infográficos também auxiliam no aumento de tempo de retenção do usuário no seu site ou blog. Isso afeta diretamente no rankeamento nos mecanismos de busca.

Mas lembre-se de uma coisa: otimize o SEO do seu conteúdo visual com a inserção de palavras-chave nos nomes dos arquivos de imagens, tags alt, títulos e descrições. 

Nas redes sociais, use imagens e vídeos responsivos de acordo com a plataforma escolhida. Trace uma estratégia clara e tenha o planejamento como seu aliado. 

Para saber mais sobre estratégia de conteúdo para redes sociais, visite o artigo no link. 

Quais são os principais tipos de conteúdo visual e como utilizá-los?

Os principais tipos de conteúdo visual que vamos abordar são infográficos, fotos, vídeos, ilustrações e iconografia. Confira um pouco sobre cada um e veja como usá-los.

1. Infográficos

Uma infografia pode valer mais que um texto gigante. O formato serve para aglutinar e explicar assuntos de forma visualmente pensada para o olho humano. O recurso pode ser usado em redes sociais, blog posts, apresentações para clientes, email marketing, ebooks, webinars e lives.

Infográficos Interativos

Como diz o nome, infográficos interativos são aqueles nos quais o usuário pode interagir com o conteúdo. Eles combinam gráficos, texto e recursos interativos, como animações, vídeos e botões clicáveis, para fornecer uma experiência de usuário mais rica e envolvente do que uma versão estática poderia oferecer.

As ferramentas que permitem gerar infográficos interativos são Canva, Piktochart ou Tableau.

Infográficos Animados

Infográficos animados, conhecidos também como "animações de dados", são gráficos que apresentam informações e dados em movimento, como em um GIF, por exemplo. Eles são uma forma de transmitir informações complexas de maneira clara e visualmente atraente. Podem ser usados tanto para blogposts quanto para postagens em redes sociais.

Para criar um infográfico animado, você precisará usar ferramentas de animação, como Adobe After Effects, PowToon ou Animaker.

2. Fotos

As fotos devem ser usadas com parcimônia e devem ter um propósito, que ajude na coesão e coerência do texto. Colocar uma foto em um blogpost que não faça sentido pode cair seu tempo de leitura e de permanência na postagem. 

Nas redes sociais, as dicas continuam as mesmas. Em redes como o Instagram e LinkedIn, use letterings para compor a imagem e passar mais informação ao usuário. As ferramentas mais utilizadas são Photoshop e Canva.

3. Vídeos

Este é um formato que vem se renovando a cada ano dada as mudanças nas plataformas de vídeo e nas redes sociais. Ser criativo ao fazer e apresentar um conteúdo visual, seja este longo ou curto, adaptando a linguagem de acordo com a plataforma, é uma forma poderosa de engajar e gerar audiência. Esteja em plataformas como TikTok, Instagram, Youtube e Facebook.

4. Motion

O motion em vídeos é uma técnica que envolve a utilização de animações e movimentos para criar um vídeo atraente. Ele pode ser até transformado em GIF. 

Não esqueça de otimizar para diferentes plataformas. Certifique-se de entender as especificidades de cada plataforma e adaptar seu vídeo para cada uma delas.

Os motions podem ser usados como Reels de Instagram, Shorts do Youtube e em outras plataformas.

5. Ilustrações

As ilustrações podem ser utilizadas em blogposts e redes sociais. Entenda seu público-alvo e use essa informação para orientar o estilo, o tom e o tema dos desenhos.  Estes podem ser usados para contar histórias e criar uma narrativa envolvente em seus materiais de marketing. 

6. Iconografia

A iconografia compreende em estudar ícones, que são símbolos visuais que representam um objeto, conceito ou ideia de forma simples e eficaz. Ele pode ser usado em sites, posts em redes sociais e em blogposts.

Use ícones para destacar recursos ou produtos de forma visualmente atraente. Isso ajuda a chamar a atenção do público-alvo para os recursos mais importantes do seu produto ou serviço. Também é um ótimo recurso para simplificar informações e para orientar seu usuário no seu site.

 

Quer ler mais conteúdos interessantes sobre o universo do SEO e do marketing de conteúdo? Assine nossa newsletter gratuitamente e receba textos e imagens de qualidade, direto no seu email, a cada 15 dias.