featured-image
Blog / SEO /

Saiba o que é e a importância de produzir conteúdo autoral na internet

Saiba o que é e a importância de produzir conteúdo autoral na internet

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

20 de Junho de 2023 | 10:00

author icon

Escrito por: Tati Barros

A poetisa e ativista feminista americana Maya Angelou dizia que “você não pode esgotar a sua criatividade. Quanto mais você usa, mais você tem”. 

Essa frase mostra que, por mais que exista uma incontável quantidade de conteúdos já publicados em todos os formatos, sempre é possível fazer algo novo e diferente. 

Mas não se engane. Criar um conteúdo autoral raramente é algo puramente intuitivo. Exige-se pesquisa (muita!), leitura e olhar crítico. A criatividade e a inspiração entram como um elemento extra, que traz a sua personalidade e visão particular. 

Ao longo deste artigo, vamos discutir sobre a importância do conteúdo autoral e de que forma é possível manter a originalidade no seu texto produzido.

O que é conteúdo autoral?

Podemos dizer que conteúdo autoral é tudo aquilo que é produzido de forma original, seja um texto, uma obra artística ou um estudo científico, por exemplo. Esse é um tema tão importante que é, inclusive, resguardado por lei.

Segundo a Constituição Federal, todo criador de uma obra intelectual tem direitos sobre a sua criação. 

Quando uma obra original é criada, a pessoa possui automaticamente o direito autoral sobre ela. 

Alguns conteúdos que se enquadram na proteção de direitos autorais são:

  • obras audiovisuais;
  • gravações de áudio e músicas;
  • obras escritas;
  • palestras;
  • pinturas, cartazes e anúncios;
  • videogames e softwares de computador;
  • obras dramáticas.

Por que o conteúdo autoral é importante para o SEO?Imagem mostra mão escrevendo conteúdo em um papel, remetendo a conteúdo autoral

Quando o assunto é marketing digital, especificamente o marketing de conteúdo, a produção autoral também é extremamente importante. 

Cada vez mais o Google tem valorizado conteúdos originais, relevantes e que entregam valor para o público. O algoritmo sabe (e muito bem) reconhecer e valorizar quando isso é entregue para o usuário. E mais ainda: sabe penalizar quando ocorre o contrário. Plágio é crime, e o principal motor de busca do mundo não fará vista grossa para isso. 

Para se ter uma ideia, o Google, até o momento (janeiro de 2023), já removeu 6.179.497.264 conteúdos por direito autoral. E essa não é a única consequência que uma cópia ilegal pode gerar.

Quando o Google recebe um aviso de remoção, é feita uma análise cuidadosa para verificar se o material está completo e conferir se há outros problemas. Entre as punições possíveis, está a URL ser removida dos resultados do motor de busca. Reincidência pode resultar na restrição da conta do infrator.

E falando do conteúdo autoral como estratégia de marketing, não é nem mesmo inteligente replicar algo já publicado, uma vez que o objetivo desse tipo de investimento é justamente mostrar o seu diferencial para o cliente em potencial: o que a marca tem que ele não encontrará em nenhuma outra. 

Como manter a originalidade de um texto?Imagem mostra lâmpada saindo de um cérebro, remetendo a ideias novas, criatividade e originalidade

O marketing de conteúdo precisa se basear no que a marca tem de único, a sua identidade, os seus valores e propósitos, além de considerar o perfil do seu público-alvo, direcionando a mensagem para ele. E tudo isso pede originalidade.

É claro que é natural manter no consciente informações que foram lidas anteriormente e isso, pode acreditar, também faz parte da criação. O escritor e filósofo espanhol Miguel de Unamuno diz que “ler muito é um dos caminhos para a originalidade; uma pessoa é tão mais original e peculiar quanto mais conhecer o que disseram os outros”.

O grande ponto é usar esse conhecimento adquirido para enriquecer o seu conteúdo e, inclusive, usá-lo para trazer mais autoridade para ele. No entanto, é essencial citar fontes e ir além da referência: refletir, problematizar e aprofundar. 

Para além disso, outras dicas para criar um conteúdo original são:

  • fugir do senso comum, isso é, de ideias prontas que já foram usadas à exaustão;
  • pesquisar quais são as principais perguntas que o usuário tem procurado sobre o tema e procurar respondê-las (para isso, a pesquisa de palavras-chave é essencial);
  • se colocar no lugar do leitor e pensar o que ele gostaria de consumir;
  • entrevistar autoridades no tema do conteúdo;
  • colocar o tom de voz da empresa no texto e considerar sua brand persona (que é o personagem que representa a marca).

 

Ao considerar esses pontos, você cria não apenas um conteúdo autoral, mas que também entrega relevância para o seu público. O resultado é uma relação de confiança entre ele e a sua marca, o que tem grandes chances de se converter em venda.

Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos como esse, que vão ajudar a agregar mais valor à sua marca!

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts