5 cases de marketing de instituições financeiras para se inspirar

Confira exemplos de ações de sucesso de bancos, seguradoras e outras empresas do setor


Table of Contents


Ilustração: Duas pessoas jogando ícones dentro de um funil. Ao fim dele, há um ícone de dinheiro.Não faltam exemplos de ações de marketing na área financeira para quem quer se inspirar em cases de sucesso, que utilizam os recursos mais criativos para atrair, fidelizar e engajar clientes.

Em um setor econômico tão concorrido, é essencial aproveitar os recursos de marketing para chamar a atenção do público e apresentar soluções financeiras de maneira efetiva e criativa.

Os cases são bons exemplos de como é fundamental usar os canais de comunicação de forma estratégica para entregar conteúdo de qualidade, interagir com o público, obter reconhecimento e posicionamento de marca, atrair clientes e engajar seus usuários. 

Confira 5 cases de marketing para instituições financeiras para se inspirar.

Case 1: Mastercard 

A Mastercard é um exemplo de marketing financeiro que usa a criatividade para criar ações publicitárias de impacto, com destaque para suas produções em vídeo, especialmente comerciais.

No canal do YouTube da marca, é possível conferir não apenas os vídeos publicitários que a Mastercard veicula na televisão, como também conteúdos específicos para o ambiente digital em diferentes formatos.

De vídeos longos a curtos, com uso do recurso shorts, a marca traz conteúdos como dicas financeiras, músicas criadas por artistas contratados pela empresa, videocasts, entrevistas com clientes da marca e muito mais.

A empresa também se utiliza de campanhas para ajudar seus clientes a usar os benefícios concedidos por parceiros da marca, como na ação Mastercard Surpreenda, um programa de pontos, acumulados ao fazer transações com o cartão de crédito da marca.

Isso ajuda na atração de pessoas, bem como na retenção e no engajamento de clientes.

Case 2:  AXA Insurance

Mulher feliz, aparentemente dançando.A empresa de seguros AXA Insurance comercializa, entre seus produtos, seguros de vida.

Para estimular uma vida mais saudável para clientes, com destaque para mulheres, a marca usou da criatividade para impactar positivamente seu público por meio de um presente enviado via correio que ajuda na manutenção de atividade física.

A marca enviou uma corda de exercícios para clientes, em uma caixa que explica os benefícios da prática e que estimula um estilo de vida mais ativo e saudável.

Com isso, a empresa atinge seu cliente por meio de algo útil e que reforça seu posicionamento como uma marca preocupada com a saúde de seu público.

Case 3: Itaú

O Itaú tem propagandas memoráveis que impactam por meio da emoção, com criatividade, como na ação publicitária do banco com a atriz Fernanda Montenegro. 

Outro exemplo é a ação “Isso muda o mundo”, que a instituição promove para arrecadar livros e, principalmente, estimular a leitura e o consumo de conteúdo cultural.

Tudo isso traz geração de valor e posicionamento de marca para o banco, pois o posiciona como uma empresa que se preocupa com as questões sociais e que atua em prol da educação no país.

O banco, recentemente, também tem criado peças publicitárias que auxiliam seus clientes a se prevenir de golpes e fraudes financeiras. 

Porém, não são apenas os usuários de produtos e serviços do Itaú que aprendem com as dicas, mas também qualquer pessoa que faça uso do sistema financeiro.

Logo, com essas ações o banco consegue atingir ainda mais pessoas e ser reconhecido como uma marca que gera conteúdo útil, o que aumenta as possibilidades de atração de novos clientes.

Case 4: JPMorgan Chase

O banco JPMorgan Chase é um dos maiores do mundo, mas além de construir autoridade por meio de seus serviços, a instituição também atua na elaboração de conteúdos de qualidade que ajudam a reforçar a credibilidade da marca.

A instituição elabora diversos relatórios, insights e outros tipos de estudos que servem para apresentar tendências e análises sobre o universo financeiro mundial. 

Isso quer dizer que o JPMorgan Chase faz conteúdos totalmente originais e que ajudam os tomadores de decisão a se manterem informados a respeito da realidade econômica, o que por sua vez reflete em mais reconhecimento de marca para o banco.

Case 5: Banco PAN 

Blog Amigo do Dinheiro, do Banco PAN.O Banco PAN também foi outra instituição que apostou na criação de conteúdos de qualidade para atrair clientes e ter um posicionamento de marca que o apresentasse como autoridade em educação financeira, economia e finanças.

Por meio do blog Amigo do Dinheiro, o PAN produziu conteúdos informativos sobre diversos assuntos relevantes para seu público. 

Não à toa, as visitas orgânicas ao blog cresceram impressionantes 1.141% no espaço de 1 ano.

Além da produção constante de artigos, notícias, materiais ricos e outros conteúdos de qualidade, o blog também adotou uma série de boas práticas de SEO para apresentar suas páginas nas melhores posições de motores de busca, como o Google. Isso fez com que as palavras-chave ranqueadas saltassem 833% em 12 meses.

Dessa maneira, o PAN pode se posicionar como uma marca que, através de um hub de conteúdo, é vista como autoridade no universo de economia e finanças e que, principalmente, responde às dúvidas e demandas de seu público.

Se você também quer transformar a sua marca em um case de marketing de sucesso, entre em contato conosco!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts