featured-image
Blog / Estrategia de marketing /

5 cases de marketing de instituições financeiras para se inspirar

5 cases de marketing de instituições financeiras para se inspirar

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

11 de Outubro de 2022 | 10:00

author icon

Escrito por: Jonas Carvalho

Não faltam exemplos de ações de marketing na área financeira para quem quer se inspirar em cases de sucesso, que utilizam os recursos mais criativos para atrair, fidelizar e engajar clientes.

Em um setor econômico tão concorrido, é essencial aproveitar os recursos de marketing para chamar a atenção do público e apresentar soluções financeiras de maneira efetiva e criativa.

Os cases são bons exemplos de como é fundamental usar os canais de comunicação de forma estratégica para entregar conteúdo de qualidade, interagir com o público, obter reconhecimento e posicionamento de marca, atrair clientes e engajar seus usuários. 

Confira 5 cases de marketing para instituições financeiras para se inspirar.

Case 1: Mastercard 

A Mastercard é um exemplo de marketing financeiro que usa a criatividade para criar ações publicitárias de impacto, com destaque para suas produções em vídeo, especialmente comerciais.

No canal do YouTube da marca, é possível conferir não apenas os vídeos publicitários que a Mastercard veicula na televisão, como também conteúdos específicos para o ambiente digital em diferentes formatos.

De vídeos longos a curtos, com uso do recurso shorts, a marca traz conteúdos como dicas financeiras, músicas criadas por artistas contratados pela empresa, videocasts, entrevistas com clientes da marca e muito mais.

A empresa também se utiliza de campanhas para ajudar seus clientes a usar os benefícios concedidos por parceiros da marca, como na ação Mastercard Surpreenda, um programa de pontos, acumulados ao fazer transações com o cartão de crédito da marca.

Isso ajuda na atração de pessoas, bem como na retenção e no engajamento de clientes.

Case 2:  AXA Insurance

Mulher feliz, aparentemente dançando.A empresa de seguros AXA Insurance comercializa, entre seus produtos, seguros de vida.

Para estimular uma vida mais saudável para clientes, com destaque para mulheres, a marca usou da criatividade para impactar positivamente seu público por meio de um presente enviado via correio que ajuda na manutenção de atividade física.

A marca enviou uma corda de exercícios para clientes, em uma caixa que explica os benefícios da prática e que estimula um estilo de vida mais ativo e saudável.

Com isso, a empresa atinge seu cliente por meio de algo útil e que reforça seu posicionamento como uma marca preocupada com a saúde de seu público.

Case 3: Itaú

O Itaú tem propagandas memoráveis que impactam por meio da emoção, com criatividade, como na ação publicitária do banco com a atriz Fernanda Montenegro. 

Outro exemplo é a ação “Isso muda o mundo”, que a instituição promove para arrecadar livros e, principalmente, estimular a leitura e o consumo de conteúdo cultural.

Tudo isso traz geração de valor e posicionamento de marca para o banco, pois o posiciona como uma empresa que se preocupa com as questões sociais e que atua em prol da educação no país.

O banco, recentemente, também tem criado peças publicitárias que auxiliam seus clientes a se prevenir de golpes e fraudes financeiras. 

Porém, não são apenas os usuários de produtos e serviços do Itaú que aprendem com as dicas, mas também qualquer pessoa que faça uso do sistema financeiro.

Logo, com essas ações o banco consegue atingir ainda mais pessoas e ser reconhecido como uma marca que gera conteúdo útil, o que aumenta as possibilidades de atração de novos clientes.

Case 4: JPMorgan Chase

O banco JPMorgan Chase é um dos maiores do mundo, mas além de construir autoridade por meio de seus serviços, a instituição também atua na elaboração de conteúdos de qualidade que ajudam a reforçar a credibilidade da marca.

A instituição elabora diversos relatórios, insights e outros tipos de estudos que servem para apresentar tendências e análises sobre o universo financeiro mundial. 

Isso quer dizer que o JPMorgan Chase faz conteúdos totalmente originais e que ajudam os tomadores de decisão a se manterem informados a respeito da realidade econômica, o que por sua vez reflete em mais reconhecimento de marca para o banco.

Case 5: Banco PAN 

Blog Amigo do Dinheiro, do Banco PAN.O Banco PAN também foi outra instituição que apostou na criação de conteúdos de qualidade para atrair clientes e ter um posicionamento de marca que o apresentasse como autoridade em educação financeira, economia e finanças.

Por meio do blog Amigo do Dinheiro, o PAN produziu conteúdos informativos sobre diversos assuntos relevantes para seu público. 

Não à toa, as visitas orgânicas ao blog cresceram impressionantes 1.141% no espaço de 1 ano.

Além da produção constante de artigos, notícias, materiais ricos e outros conteúdos de qualidade, o blog também adotou uma série de boas práticas de SEO para apresentar suas páginas nas melhores posições de motores de busca, como o Google. Isso fez com que as palavras-chave ranqueadas saltassem 833% em 12 meses.

Dessa maneira, o PAN pode se posicionar como uma marca que, através de um hub de conteúdo, é vista como autoridade no universo de economia e finanças e que, principalmente, responde às dúvidas e demandas de seu público.

Se você também quer transformar a sua marca em um case de marketing de sucesso, entre em contato conosco!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts