Não faltam exemplos de ações de marketing na área financeira para quem quer se inspirar em cases de sucesso, que utilizam os recursos mais criativos para atrair, fidelizar e engajar clientes.
Em um setor econômico tão concorrido, é essencial aproveitar os recursos de marketing para chamar a atenção do público e apresentar soluções financeiras de maneira efetiva e criativa.
Os cases são bons exemplos de como é fundamental usar os canais de comunicação de forma estratégica para entregar conteúdo de qualidade, interagir com o público, obter reconhecimento e posicionamento de marca, atrair clientes e engajar seus usuários.
Confira 5 cases de marketing para instituições financeiras para se inspirar.
Case 1: Mastercard
A Mastercard é um exemplo de marketing financeiro que usa a criatividade para criar ações publicitárias de impacto, com destaque para suas produções em vídeo, especialmente comerciais.
No canal do YouTube da marca, é possível conferir não apenas os vídeos publicitários que a Mastercard veicula na televisão, como também conteúdos específicos para o ambiente digital em diferentes formatos.
De vídeos longos a curtos, com uso do recurso shorts, a marca traz conteúdos como dicas financeiras, músicas criadas por artistas contratados pela empresa, videocasts, entrevistas com clientes da marca e muito mais.
A empresa também se utiliza de campanhas para ajudar seus clientes a usar os benefícios concedidos por parceiros da marca, como na ação Mastercard Surpreenda, um programa de pontos, acumulados ao fazer transações com o cartão de crédito da marca.
Isso ajuda na atração de pessoas, bem como na retenção e no engajamento de clientes.
Case 2: AXA Insurance
A empresa de seguros AXA Insurance comercializa, entre seus produtos, seguros de vida.
Para estimular uma vida mais saudável para clientes, com destaque para mulheres, a marca usou da criatividade para impactar positivamente seu público por meio de um presente enviado via correio que ajuda na manutenção de atividade física.
A marca enviou uma corda de exercícios para clientes, em uma caixa que explica os benefícios da prática e que estimula um estilo de vida mais ativo e saudável.
Com isso, a empresa atinge seu cliente por meio de algo útil e que reforça seu posicionamento como uma marca preocupada com a saúde de seu público.
Case 3: Itaú
O Itaú tem propagandas memoráveis que impactam por meio da emoção, com criatividade, como na ação publicitária do banco com a atriz Fernanda Montenegro.
Outro exemplo é a ação “Isso muda o mundo”, que a instituição promove para arrecadar livros e, principalmente, estimular a leitura e o consumo de conteúdo cultural.
Tudo isso traz geração de valor e posicionamento de marca para o banco, pois o posiciona como uma empresa que se preocupa com as questões sociais e que atua em prol da educação no país.
O banco, recentemente, também tem criado peças publicitárias que auxiliam seus clientes a se prevenir de golpes e fraudes financeiras.
Porém, não são apenas os usuários de produtos e serviços do Itaú que aprendem com as dicas, mas também qualquer pessoa que faça uso do sistema financeiro.
Logo, com essas ações o banco consegue atingir ainda mais pessoas e ser reconhecido como uma marca que gera conteúdo útil, o que aumenta as possibilidades de atração de novos clientes.
Case 4: JPMorgan Chase
O banco JPMorgan Chase é um dos maiores do mundo, mas além de construir autoridade por meio de seus serviços, a instituição também atua na elaboração de conteúdos de qualidade que ajudam a reforçar a credibilidade da marca.
A instituição elabora diversos relatórios, insights e outros tipos de estudos que servem para apresentar tendências e análises sobre o universo financeiro mundial.
Isso quer dizer que o JPMorgan Chase faz conteúdos totalmente originais e que ajudam os tomadores de decisão a se manterem informados a respeito da realidade econômica, o que por sua vez reflete em mais reconhecimento de marca para o banco.
Case 5: Banco PAN
O Banco PAN também foi outra instituição que apostou na criação de conteúdos de qualidade para atrair clientes e ter um posicionamento de marca que o apresentasse como autoridade em educação financeira, economia e finanças.
Por meio do blog Amigo do Dinheiro, o PAN produziu conteúdos informativos sobre diversos assuntos relevantes para seu público.
Não à toa, as visitas orgânicas ao blog cresceram impressionantes 1.141% no espaço de 1 ano.
Além da produção constante de artigos, notícias, materiais ricos e outros conteúdos de qualidade, o blog também adotou uma série de boas práticas de SEO para apresentar suas páginas nas melhores posições de motores de busca, como o Google. Isso fez com que as palavras-chave ranqueadas saltassem 833% em 12 meses.
Dessa maneira, o PAN pode se posicionar como uma marca que, através de um hub de conteúdo, é vista como autoridade no universo de economia e finanças e que, principalmente, responde às dúvidas e demandas de seu público.
Se você também quer transformar a sua marca em um case de marketing de sucesso, entre em contato conosco!