Como usar apresentações de slides para gerar leads

Qualidade do conteúdo e do visual somados à objetividade podem ajudar na hora de atrair seu público-alvo


Table of Contents


Ilustração: uma mão que segura um ímã sai de um notebook, representando as apresentações de slides para gerar leads.Ao preparar uma apresentação de slides é necessário ter consciência de que o conteúdo precisa ter qualidade, ser objetivo e explicativo, com capacidade de manter a atenção do público para o qual é direcionado.

Saber fazer isso é algo realmente importante, uma vez que esse tipo de apresentação pode ser usada para as mais diversas finalidades, seja para divulgar o projeto de um novo produto, mostrar os últimos resultados alcançados (para clientes ou equipe interna), ilustrar um recente plano estratégico, entre outras possibilidades.

Neste artigo, vamos mostrar que também é possível preparar uma apresentação de slides criativa para gerar leads.

O que são apresentações de slides?

Uma mão fazendo o gesto de "joia" próxima a um monitor.Uma apresentação de slides é um conjunto de conteúdo multimídia projetado em sequência e que pode conter fotos, gráficos, textos, áudios e vídeos.

Por reunir diferentes formatos, esse recurso é uma boa alternativa para atrair o espectador e explicar de forma mais clara e visual o tema em questão.

Para um palestrante, por exemplo, os slides ajudam como um direcionamento, para lembrar dos pontos a serem abordados e dar mais segurança. E, como em geral, sintetizam pontos importantes da apresentação, podem até mesmo ser compartilhados com o público ao final.

Mas, afinal, como as apresentações de slides podem gerar leads?

Imagem abstrata: uma mão segura um ímã, que atrai um homem sentado sobre um aviãozinho de papel.Engana-se quem pensa que basta resumir em cada slide o que será abordado na apresentação. Para gerar encantamento e transformar o espectador em lead, é preciso lançar mão de algumas técnicas que vamos explicar agora:

Personalização

Pode parecer uma saída prática deixar uma apresentação prévia preparada e só adaptá-la para cada assunto abordado. No entanto, esse é um grande erro.

É fundamental considerar que cada público possui um perfil específico, com seus problemas e necessidades. Por isso, o discurso quando é adaptado a cada grupo tem muito mais chances de prender a atenção, além de mostrar um cuidado e atenção.

Mas, para fazer uma apresentação personalizada, você tem que conhecer essa persona, que é a representação do seu público ideal, aquelas pessoas que você deseja atingir. Isso é feito por meio de pesquisas e entrevistas, que vão mostrar informações relevantes, assim como seus comportamentos, desejos, dores, motivações, entre outros pontos.

Isso é ainda mais essencial quando o objetivo é finalizar uma venda. A equipe precisa saber com quem está falando para entender o que o outro busca e como melhor atendê-lo. 

Por exemplo: você precisa preparar uma apresentação de um condomínio. Para que esses slides possam atrair o lead, é necessário saber se o empreendimento é voltado para casais, pessoas solteiras ou famílias, faixa de renda para a qual é destinado, quais comodidades, em geral, esse público procura buscar, o que eles consomem, quais são seus lazeres, entre outros pontos. 

Criar um personagem fictício a partir dessas informações (com direito a nome, profissão, idade…) ajuda a personalizar o atendimento. 

Objetividade

Nada mais afasta a atenção do público do que uma apresentação longa e prolixa. Prepare algo que seja dinâmico e objetivo, contendo as informações mais relevantes. Isso permite que os ouvintes absorvam melhor o que está sendo falado por você e o que é mostrado na tela.

Se alguém pedir informações sobre algum ponto ou tiver objeções, aí sim você se dedica a se aprofundar naquele tópico. 

Design

Nós também somos atraídos por um design bem feito, com uma boa estética. Portanto, crie uma projeção que tenha: imagens em boa qualidade, pouco texto, fontes maiores, bullet points (listas), gráficos. E preze pelo minimalismo. Slides com muita informação cansam o espectador, além de distraí-lo. 

Ferramentas como o Canva possuem modelos bem variados que podem servir de base e facilitar o trabalho de quem não é especialista em design.

Na apresentação de resultados para um cliente, é bem importante customizar essa apresentação para que ela, por exemplo, tenha a identidade visual da empresa dele.

Storytelling

Um dos recursos mais importantes para atrair qualquer lead é o chamado storytelling, que nada mais é que a capacidade de contar histórias que tenham uma narrativa que prenda a atenção do interlocutor. Isso desperta sentimentos e gera identificação com a marca.

É claro que para isso é preciso ter uma boa oratória, mas vai além. Você tem que conhecer bem a sua persona, como já mencionado anteriormente, e criar uma conexão com ela.

A partir disso, você pode criar uma narrativa que exemplifica, por exemplo, o diferencial do seu produto ou serviço. Mas, mais do que isso: que entretenha e desperte desejos. 

Usando ainda o exemplo do condomínio citado acima. Vale imaginar uma família fictícia que representa a sua persona e criar uma narrativa da vida dessas pessoas vivendo ali, como seria o seu dia a dia delas, destacando os atrativos do local. Ou, até mesmo, usar uma história real de algum cliente que gere comoção.

O foco deve ser criar algo que encante e faça com que o público também queira fazer parte daquilo. 

Quer ampliar ou implantar uma estratégia de marketing digital em sua empresa? Entre em contato conosco! Nossos especialistas podem ajudar a atrair um maior público para a sua marca.

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts