featured-image
Blog / Estrategia de marketing /

Segmentação Demográfica permite direcionar ações de marketing

Segmentação Demográfica permite direcionar ações de marketing

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

11 de Maio de 2023 | 10:00

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

A segmentação de mercado direciona campanhas de marketing digital para públicos específicos. Uma das metodologias mais populares é a segmentação demográfica

Por meio dela, é possível dividir a audiência em grupos baseados em dados demográficos, como idade, classe social ou gênero. 

Como consequência, as ações de marketing tornam-se mais certeiras, econômicas e personalizadas. 

Se você tem alguma dúvida com relação a esse assunto, chegou ao lugar certo. No texto a seguir, saiba o que é, como funciona e para o que serve a segmentação demográfica no ambiente digital. 

O que é segmentação demográfica no marketing?

Segmentação demográfica é o ato de encaminhar ações de marketing para públicos subdivididos por dados demográficos. A demografia é a ciência social que estuda as populações humanas. 

Ao segmentar tais informações, podemos criar novos grupos específicos com base em diferentes critérios. Por exemplo: 

  • Idade
  • Gênero
  • Classe social
  • Etnia
  • Sexo
  • Geração
  • Orientação sexual
  • Escolaridade
  • Renda
  • Nacionalidade
  • Religião
  • Profissão
  • Estado civil
  • Estrutura familiar

Quando aplicada ao marketing, essa técnica permite compreender o usuário e orientar o uso de peças somente para pessoas que têm interesse nelas. 

Vale frisar, também, que resultados melhores podem ser obtidos ao aliá-la a outros tipos de segmentação, como a comportamental, a geográfica e a psicográfica. 

Por que a segmentação demográfica é importante?

Imagem mostra mão segurando uma lupa com um desenho de olho dentro

No ambiente de marketing, a segmentação demográfica é importante pois permite direcionar as campanhas para pessoas com potencial de se tornarem clientes. Ou seja, que se encaixam na persona do negócio. 

Com isso, há benefícios como: 

  • Redução do ciclo de vendas
  • Personalização de conteúdo
  • Aumento do engajamento
  • Retenção de clientes
  • Economia de gastos e aumento do ROI
  • Aumento na taxa de conversão.

É fato que pessoas diferentes têm problemas, necessidades e desejos distintos. Por isso, mensagens customizadas para cada grupo têm maiores chances de alcançar seus objetivos. 

Em quais casos a segmentação demográfica é indicada?

A segmentação demográfica é utilizada para os mais diversos objetivos e canais de marketing digital

Um dos exemplos mais claros é no direcionamento de campanhas de mídia paga, onde é possível selecionar grupos para recebimento dos anúncios. 

No email marketing, é aplicada para criar listas para as quais são enviadas mensagens personalizadas, aumentando as chances de conversão. 

Já as redes sociais são um verdadeiro oásis para a prática, pois recolhem uma grande quantidade de dados no momento do cadastro do usuário, admitindo seu uso em prol dos relacionamentos com os seguidores. 

Em estratégias de blog, a segmentação demográfica permite compreender melhor o público e elaborar personas. Além, claro, de tornar possível a definição do tom de voz e personalização do conteúdo.

Como você pode perceber, esse modelo de segmentação auxilia empresas em ações nas mais variadas modalidades do marketing online, incluindo o funil de vendas, que alia todas as atividades citadas em um só mecanismo. 

Podemos dizer, assim, que a segmentação demográfica permite não apenas compreender a jornada de compra do consumidor, mas também cria atalhos para alcançá-lo. 

Como funciona a segmentação demográfica na prática? Veja exemplos

Imagem mostra laptop e balão de conversa com um coração dentro

Vivemos na era da informação. A todo momento, o conjunto de bancos de dados (chamado de Big Data) recolhe e armazena conhecimento acerca dos usuários, o que é uma mão na roda para atividades de marketing. 

Na segmentação demográfica, isso é utilizado para a criação de campanhas customizadas, se aproximando dos usuários e direcionando o orçamento para ações de maior impacto. 

A seguir, veja alguns exemplos da segmentação demográfica na prática. 

Loja virtual

Lúcia, dona de um ecommerce de roupas femininas, deseja aumentar a receita na Black Friday. 

Para tal, ela cria campanhas de email anúncios segmentadas demograficamente em mecanismos de buscas e redes sociais.

Um dos grupos é voltado a mulheres com filhos entre 35 e 50 anos. Nas mensagens, envia ofertas de produtos focados nessa persona. 

Curso de pré-vestibular

Por meio de um ebook denominado “O Guia de Carreira para a Área de Humanas”, uma empresa do setor educativo recolheu dados via formulário que indica as graduações de preferência dos alunos. 

Assim, alia a segmentação demográfica, geográfica e psicográfica para criar listas de emails focadas em usuários entre 18 e 21 anos, que moram em São Paulo. 

Os potenciais clientes que desejam cursar direito recebem no inbox sugestões de conteúdo para nutrição. Os que querem se graduar em administração, outras. E aqueles que desejam estudar jornalismo recebem uma terceira mensagem. 

Restaurante

Um restaurante que vende sanduíches realiza uma pesquisa de mercado e detecta que a maior parte de seus clientes tem entre 30 e 40 anos e têm como rede social favorita o Facebook. 

Assim, ao elaborar sua persona, é definido um tom de voz adequado à audiência, atraindo cada vez mais pessoas com aquele perfil de interesse por meio de postagens customizadas na rede social. 

Nesse caso, há uma fusão de dados demográficos e comportamentais. 

Este artigo foi útil para você? Então que tal se inscrever na nossa newsletter para receber outras informações diretamente na sua caixa de entrada?

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts