featured-image
Blog / Inbound Marketing /

Como a Prosperidade impacta resultados de instituições financeiras

Como a Prosperidade impacta resultados de instituições financeiras

clock icon

Tempo de leitura: 8 min

20 de Janeiro de 2023 | 11:00

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

Fidelização de clientes, desconfiança do público, recolhimento e segurança de dados, concorrência, analfabetismo digital e tecnológico, obrigações regulatórias, reconhecimento da marca. Esses são alguns dos problemas enfrentados pelas instituições financeiras na atualidade. 

A boa notícia é que existem técnicas e boas práticas de mercado que auxiliam na remediação dessas dores. Muitas delas relacionadas à comunicação. 

No mundo digital, a forma encontrada para tal é a criação de conteúdo. Com o uso da estratégia é possível: 

  • Estabelecer vínculos duradouros com os clientes;
  • Comunicar estratégias de segurança e proteção contra fraudes;
  • Educar o público em relação a novas tecnologias, processos, produtos e serviços;
  • Obter informações de forma legal e autorizada pelo consumidor para personalizar as ofertas;
  • Destacar-se como referência no oferecimento de serviços financeiros;
  • Dialogar com o público seguindo as normas da LGPD, CONAR, Código do Consumidor e Código Civil;
  • Auxiliar o usuário em práticas financeiras cotidianas;
  • Simplificar a burocracia para facilitar a vida do cliente;
  • Oferecer informações para solucionar dúvidas ;
  • Desafogar equipes de suporte, atendimento e comercial;
  • Oferecer um serviço de utilidade antes e depois de fechar o negócio. 

Diante desse cenário, a Prosperidade Conteúdos surge como uma opção para auxiliar companhias do segmento na captação, conversão e fidelização de clientes. A seguir, conheça as características dessa parceria. 

Nova call to action

Como a Prosperidade Conteúdos auxilia instituições financeiras?

A Prosperidade Conteúdos preza pela produção de conteúdo de qualidade. Com uma metodologia própria, investe na capacitação de profissionais já experimentados no mercado, utilização de ferramentas de análise e no respeito à jornada de compra de cada público. 

Diagnóstico, planejamento e análise de dados

Para que uma estratégia de conteúdo gere os resultados esperados, é necessário observar as nuances de cada negócio. 

Assim, antes de colocá-la em prática, é realizado um diagnóstico, documento no qual são detalhadas as características do empreendimento, os concorrentes, os objetivos, as personas e a capacidade operacional. 

A seguir, inicia-se o planejamento. Dependendo do grau de maturidade digital do negócio, são elaboradas ações condizentes. Nesse estágio, são definidas temas de interesse do público, desafios e obstáculos, alinhamento editorial, tom de voz e canais de atuação. 

Tudo isso é realizado por meio de análise de dados, que auxilia na tomada de decisões e permite um melhor uso dos recursos investidos. Esse processo é revisado pontualmente para realização de ajustes nas campanhas. 

Criação de hubs de conteúdo robustos

O hub de conteúdo é o principal meio de comunicação entre o público e a instituição financeira. Ele deve refletir os valores da empresa e trazer informação, utilidade e comodidade para o dia a dia do cliente e do público-alvo. 

A Prosperidade Conteúdos faz com que a companhia tenha seu próprio veículo midiático, mesclando formatos com diferentes objetivos: as notícias e os conteúdos evergreen (ou, como gostamos de chamar, pautas quentes e frias). 

No primeiro caso, a ideia é informar o consumidor acerca de novidades, que vão de fatos a atualizações de produtos, serviços e processos relacionados à marca. 

Já o segundo tipo é baseado em termos de busca frequentemente pesquisados pelos usuários – e que revelam quais são seus problemas e desafios. Aqui são utilizadas ferramentas de análise que indicam a intenção do público, fazendo com que as páginas do blog se posicionem no topo dos mecanismos de pesquisa, como o Google. 

Cada peça tem seu próprio objetivo, estrategicamente criada para cumprir sua função dentro de um sistema conhecido como funil de vendas. O foco da criação é a qualidade e a performance dos conteúdos.

A equipe é composta por profissionais com ampla experiência, com estrategistas, especialistas em automação, SEO e edição de textos. Os jornalistas e designers responsáveis pela confecção dos materiais possuem anos de atividade no mercado, garantindo a excelência nos processos de apuração, pesquisa e redação.   

Desenvolvimento de estratégia multicanal sincronizada

A depender das configurações do contrato, a Prosperidade Conteúdos pode ter atuação múltipla. Nesse caso, o hub de conteúdo trabalha em conjunto com outros canais digitais. 

Redes sociais, email marketing e anúncios entram em cena para explorar todas as possibilidades que o universo digital oferece. Apesar de diferentes processos, todos eles funcionam de maneira integrada, mantendo características do branding corporativo, como identidade visual, tom de voz e abordagem. 

Todos eles alimentam uma máquina programada para melhorar os indicadores de resultado da empresa por meio da automação. Ao processo integrado, no qual cada um dos canais exerce uma função, dá-se o nome de inbound marketing. 

Implementação de metodologia sistemática

É possível alcançar bons resultados ao criar conteúdo para múltiplos canais de marketing. Contudo, seus efeitos são potencializados quando aplicados de forma coletiva e sistêmica. 

O inbound marketing é um mecanismo complexo, que utiliza diversificados tipos e formatos de conteúdo, canais, estágios do funil, objetivos da etapa e estágios da jornada de compra.Tablea de canais de marketing, formatos e tipos de conteúdo, etapa do funil, objetivo da etapa e etapa da jornada de compra.

Por essa razão, cada decisão importa. Na Prosperidade Conteúdos, o inbound marketing atua de maneira organizada, considerando os pontos fortes de cada um dos itens para utilizá-los ordenadamente. Dessa maneira, extrai-se o máximo potencial dos recursos e impulsiona o usuário de acordo com seu posicionamento na jornada de compra.

Funil de vendas (Prosperidade Conteúdos).

Geração de leads e oportunidades de negócio

As campanhas de conteúdo têm como objetivos a geração de leads (que possibilitam o relacionamento contínuo com os prospects) e a oportunidades de negócio. 

O método funciona como um ciclo, no qual o usuário inicia um diálogo com a marca por conta própria, passa a interagir e confiar na marca, torna-se um cliente e mantém sua satisfação. 

Em todos esses passos, o conteúdo é o alicerce das atividades, atuando de acordo com a necessidade do consumidor em cada um dos níveis. 

A Prosperidade Conteúdos é especializada no entendimento desses procedimentos, como você verá a seguir. 

Case de sucesso da Prosperidade Conteúdos no setor financeiro

Em uma parceria entre o Banco PAN e a Prosperidade Conteúdos, foi criado o hub de conteúdo nomeado “Amigo do Dinheiro”. 

Por meio da produção estratégica de conteúdo aliada a técnicas de otimização e excelência editorial, em 12 meses os resultados foram os seguintes: 

  • Aumento de 1141% no tráfego orgânico no blog;
  • Aumento 833% no total de palavras-chave ranqueadas no Google;
  • Economia estimada em mais de 5 milhões de reais em mídia paga.

"A construção de conteúdos educativos ofertada por meio do blog Amigo do Dinheiro é descomplicada, o que conversa de forma direta com nossos clientes e prospects. Acreditamos que através dessa parceria com a Prosperidade Conteúdos podemos alcançar algo que socialmente tanto almejamos: a conscientização do consumo de crédito no Brasil. Esse é um projeto que contém muito potencial e que está 100% alinhado com os valores do PAN", afirmou Tatiane Ribeiro, Gerente Executiva de Marketing e Marca do Banco PAN, ao longo do projeto.

Para acessar o case completo, acesse o formulário neste link.  

Quais são os diferenciais da Prosperidade Conteúdos?Uma pilha de livros com um deles aberto no topo. Sobre eles, está o logotipo da Prosperidade Conteúdos.

É raro encontrar alguém que duvide do potencial do marketing de conteúdo atualmente. Contudo, por se tratar de um mercado aquecido, há um excesso de ofertas. 

Isso faz com que os interessados tenham muitas dúvidas na hora de decidir a respeito de qual parceiro contratar. 

A seguir, veja alguns dos critérios priorizados pela Prosperidade Conteúdos que podem ajudá-lo a entender se os nossos serviços são os ideais para o seu negócio. 

Rigor editorial jornalístico

Na era digital, qualquer um pode se tornar um veículo midiático. Afinal, é muito fácil criar um perfil social ou um blog e divulgar uma mensagem para o mundo. 

O que diferencia boa parte desses conteúdos é a qualidade e a credibilidade da informação.

Na Prosperidade Conteúdos, isso é levado a sério. Nosso corpo de profissionais avalia cada texto com rigor editorial jornalístico e garante que o melhor material será entregue à audiência. São jornalistas com experiência de trabalho nos principais veículos de comunicação do Brasil.

Profissionais capacitados

Cada um dos profissionais da Prosperidade Conteúdos é especialista em sua área de atuação. Optamos pela contratação de seniores por acreditar que esse modelo garante a entrega de conteúdos compatíveis com as melhores empresas do mercado. 

Em todos os processos temos pessoas capacitadas a enxergar o marketing de conteúdo com uma visão 360°, o que facilita a coordenação entre os colaboradores e melhora a qualidade dos entregáveis. 

Essa lógica é aplicada em todos os setores: atendimento, planejamento, design, redação, edição, revisão, otimização, automação, monitoramento e análise de resultados. 

Otimização para mecanismos de busca

Os mecanismos de busca são o principal meio utilizado para realizar pesquisas na web. Por isso, a Prosperidade Conteúdos investe não apenas no conteúdo em si, mas também em elementos que o torne rastreável e proporcione a melhor experiência para o visitante. 

Por isso, contamos com um time que foca as principais vertentes que garantem uma forte presença digital: SEO técnico, SEO on page, SEO off page e SEO para conteúdo. 

Isso quer dizer que cada peça tem o potencial de solucionar as dúvidas do usuário e facilitar sua navegação em um ambiente digital amigável.

Singularidade de abordagem e tom de voz

O leque de opções para se fazer marketing na internet é extenso. Assim, múltiplos canais são utilizados para alcançar o consumidor. 

Muitas empresas optam pela contratação de serviços diversificados. Isso pode ser um problema, pois é preciso haver harmonia entre eles para o bom funcionamento da estratégia. 

Na Prosperidade Conteúdos, as plataformas e veículos são interdependentes. Assim, mantém um mesmo tom de voz e abordagem, garantindo uma comunicação singular com o público. 

Gestão estratégica e potencialização do investimento

O principal trunfo das estratégias digitais é a possibilidade de observação de dados para tomar decisões. A Prosperidade Conteúdos tem consciência disso. 

Por essa razão, observamos de perto os números e métricas para tomar decisões e garantir que os conteúdos terão uma boa performance e extrair o máximo potencial das peças com o menor investimento. 

Se você ficou interessado, entre em contato conosco. Estamos preparados para observar de perto as suas necessidades e elaborar um plano de ações condizente.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts