Marketing Social: o que é e quais as principais vantagens?

Conceito não é novo, mas é cada vez mais buscado por empresas e clientes preocupados com questões sociais


Table of Contents


Ilustração: homem olha para um celular enquanto rega uma planta, representando o marketing social.O marketing social, que pode ser considerado uma evolução do marketing tradicional, tem sido cada vez mais esperado e exigido das empresas e pode gerar transformações reais no mundo.

Ficou interessado em como um simples conceito pode mexer com coisas assim tão grandes? Então leia neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o marketing social.

O que é marketing social?

É um tipo de marketing, ou seja, de estratégia voltada para promover a marca e a venda de produtos e serviços. Mas, no caso do marketing social, existe um propósito claro e sincero de contribuir com o bem-estar da sociedade.

É importante dizer que o marketing comercial não anula o marketing social: os dois podem coexistir numa boa, embora passem por caminhos diferentes.

Enquanto o primeiro quer destacar as qualidades de seus produtos ou serviços para convencer um cliente a adquiri-los, o segundo busca mudanças na atitude da empresa e de seus clientes que possam gerar um impacto positivo na sociedade como um todo.

Para o guru do marketing Philip Kotler, que foi quem cunhou o termo “marketing social” pela primeira vez, ainda nos anos 70, ele é, na verdade, um estágio de evolução, uma “versão 3.0” do marketing:

  • Marketing 1.0: o foco era o produto; o objetivo era sua venda e o lucro decorrente dela.
  • Marketing 2.0: o consumidor vira o foco; o objetivo não é apenas a venda dos produtos, mas também atender às necessidades e buscar a satisfação do cliente.
  • Marketing 3.0: os valores sociais ganham importância; não basta fazer uma venda que satisfaça um consumidor, é importante pensar que seu negócio pode impactar o mundo positivamente.

Isso tem algo a ver com ESG?

Esse discurso tem tudo a ver com outro assunto que está bombando no mundo corporativo: o conceito ESG. Essa sigla, que em inglês significa “Environmental, Social and Governance” (“Ambiental, Social e Governança”), é um conjunto de princípios para tornar as empresas mais sustentáveis.

O termo ESG foi criado pela ONU há quase 20 anos, mas ficou realmente forte de 2020 para cá, durante a grande crise mundial de saúde pública que o mundo inteiro viveu, com a pandemia da Covid-19.

Consumidores, investidores, funcionários e parceiros estão demandando cada vez mais que as empresas cumpram com cada uma dessas letrinhas, em prol de um mundo mais sustentável.

E o marketing social é a estratégia para abraçar a letra “S” do ESG, ou seja, a responsabilidade social para com o planeta.

Qual é a importância do marketing social?

Montagem: planeta terra representado em escala com diversas chaminés industriais.Como já dissemos, consumidores, investidores, parceiros e funcionários buscam, cada vez mais, marcas que estejam engajadas com a sociedade.

Mas há números para comprovar isso. Segundo uma pesquisa apresentada no 3º Fórum de Marketing Relacionado à Causa, em 2019:

  • 77% dos consumidores esperam que as empresas de hoje contribuam muito mais para a sociedade do que contribuíram no passado;
  • 78% esperam que as empresas de hoje invistam mais em causas do que investiam no passado;
  • 81% dos consumidores acreditam que é importante que as empresas cuidem da sociedade – e apenas 36% acham que as empresas estão efetivamente fazendo isso 

Esse estudo foi feito pelo Instituto Ipsos em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a ESPM e a Cause, com consumidores de todo o Brasil, das classes A, B e C.

Apesar de tantas pessoas considerarem as causas sociais uma responsabilidade das empresas, uma nova pesquisa desse fórum, feita no ano seguinte, trouxe dados preocupantes para as organizações:

  • 77% dos entrevistados acreditam que é papel das empresas, não só dos governos, solucionar problemas da sociedade…
  • 83% disseram que muitas empresas utilizam linguagem de causa social sem se comprometerem com mudanças reais.

Ou seja, os consumidores têm a clara percepção da responsabilidade social das empresas, estão prontos para cobrá-las por isso e não estão dispostos a aceitar ações que sejam só “da boca para fora”.

Quem quiser implementar o marketing social na empresa precisa lidar com a responsabilidade de fazer isso para valer.

Exemplos de uso do marketing social

A seguir, listamos alguns projetos que usam o marketing social para mobilizar a sociedade em prol de causas importantes para todos:

Como implementar o marketing social nas empresas?

Duas mãos conectam peças de quebra-cabeças com ícones de pessoas e marketing.É preciso fazer um investimento, assim como acontece em todas as áreas de uma empresa. 

Entre as várias etapas do processo, é preciso fazer pesquisa de mercado, estabelecer metas e criar um plano de trabalho.

Veja os principais passos para implementar o marketing social na sua empresa:

  1. O primeiro passo é estudar em que contexto sua empresa está inserida, quais as necessidades da comunidade com que ela se relaciona e as iniciativas que já existem.
  2. Em seguida, é preciso avaliar como a concorrência atua em relação a esse contexto.
  3. Depois, é importante identificar as bandeiras defendidas pelo público-consumidor e as causas de interesse para a empresa.
  4. Agora chega o passo mais importante: escolher qual a causa em que você vai atuar. Tem que ser relevante para sua empresa, para sua comunidade e estar conectada aos valores do seu negócio. 
  5. Próximo passo: criar um cronograma de ação e fazer um planejamento de marketing que leve ao engajamento naquela causa social.
  6. Por fim, como em todo projeto de marketing, inclusive o social, é importante mensurar e avaliar os resultados.

O importante é que, por trás do seu marketing social, exista um envolvimento real com uma causa que pode gerar impacto positivo para a sociedade. Seus clientes e os demais interessados saberão, com o tempo, reconhecer a importância da sua atuação para concretizar aquela mudança.

É fácil? Não, não é. São muitas etapas envolvidas. Se você quiser conversar com um especialista em marketing de conteúdo para entender como ele pode ajudar sua empresa a dar o primeiro passo em direção ao marketing social, entre em contato conosco e teremos prazer em apoiar com ideias e soluções!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts